sábado, 19 de março de 2022

ELETRIFICAÇÃO DA YAMAHA COMEÇA COM SCOOTER EQUIVALENTE A 125

 

Yamaha E01 é lançado no Japão como alternativa ao modelo global NMax 125


A Yamaha lançou no Japão uma alternativa de modelo elétrico ao best-seller global NMax 125. Batizado de E01, gera o equivalente a 11 cv e tem autonomia para pouco mais de 100 km. 

É possível escolher entre três modos de recarga: rápida (90% em uma hora), normal e portátil, em que a bateria é removida para receber carga fora do scooter. O plugue para “abastecimento” fica atrás da tampa localizada na dianteira, onde costuma ficar o farol (no E01 são dois embutidos abaixo da carenagem, ao estilo R1).    

Já para a Europa a Yamaha reservou um modelo de baixo custo que chamou de Neo, cuja performance equivale à dos 50cc tão populares no continente. Um dos motivos é que pode ser conduzido por adolescentes de 16 anos, devido à limitação de potência: cerca de 3 cv produzidos pelo motor localizado dentro da roda traseira. 

A bateria tem formato de mala e pode ser removida de baixo do assento para recarga em tomadas residenciais de 220V, o que leva oito horas e permite rodar quase 40 km. Há espaço para encaixar uma segunda bateria, caso o proprietário queira mais autonomia – sem ela sobram 27 litros para acomodar um capacete. Também é possível usar o modo de condução Eco, que limita a potência a 2 cv e reduz a velocidade máxima de 100 km/h para 80 km/h, permitindo alcançar quase 70 km com uma carga.

  Fonte: Revista Duas Rodas.


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