sábado, 1 de janeiro de 2022

Governo perdoará dívidas de estudantes com o Fies



Presidente Jair Bolsonaro (PL) autoriza desconto de até 92% do valor e parcelamento de obrigações

O presidente jair Bolsonarto (PL) editou uma medida provisória para permitir a renegociação de dívidas com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O governo dará descontos de até 92% do valor devido por estudantes e parcelamento em 150 meses.

O abatimento mais alto é para inscritos no Cadastro ùnico para Programas Sociais ou beneficiados pelo auxílio emergencial. Nos casos restantes, o desconto chega a 86,5%. A medida atinge quem aderiu aos Fies até o segundo semestre de 2017.

A MP publicada em edição extra do Diário Oficial da União de quinta (30). Pressionado pela provável candidatura em 2022 de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu perdoar as dívidas, Bolsonaro (PL) decidiu dar fôlego à proposta.

Não é a primeira vez que o programa passa por flexibilizações. Renegociações foram feitas ao longo dos anos, inclusive em 2019, já durante o governo Bolsonaro. Em 2020, houve suspensão dos pagamentos em razão da pandemia de Covid-19.

O Fies atendeu mais de 3.4 milhões de estudantes. Do total, 2,7 milhões têm saldo a pagar. Criado em 2001, no governo FHC (PSDB), o programa teve expansão na gestão Dilma Rousseff (PT) - 79% dos contratos são de 2011 em diante.

Fonte: Jornal Folha de S.Paulo - (Postado na cidade de São José do Rio Preto - SP).

COMENTÁRIO DO BLOG: Gozado, quer dizer que o governo, qualquer um que está no poder, vai perdoar dívida de quem fez dívida. Eu e muita gente não fizemos dívida para este fim. Então vamos ter que pagar. Tenha paciência, quem fez o contrato com o Fies é que tem que pagar, de o teu jeito.......que bosta....!


Nenhum comentário:

Postar um comentário