Honda ADV 350, nova geração da Triumph Tiger 12000 e Ducati DesertX estão entre as possíveis novidades. Ano deve ser recheado de novidades no setor de duas rodas.
O ano de 2022 promete grandes lançamentos ao setor de motos no Brasil. Mesmo com a retomada em 2021, muitas novidades que poderiam ter chegado há algum tempo ainda ficaram “represadas”.
É de se esperar novos produtos de Honda, Yamaha, BMW, Harley-Davidson,Ducati, Kawasaki, Suzuki e companhia. Aqui no Motoo, preparamos uma lista com os lançamentos esperados para 2022.
Honda ADV 350
Uma das estrelas do Salão de Milão 2022, o scooter aventureiro Honda ADV 350 era aguardado para o Brasil mesmo quando era apenas um boato.
Ainda não há uma confirmação oficial da marca, mas o modelo intermediário entre o ADV 150 e o X-ADV, de 745 cc, cairia muito bem no país.
O ADV 350 conta com motor monocilíndrico de 330 cc, mesmo que equipa do Forza 350, capaz de render 29,3 cavalos de potência a 7.500 rpm e 31,5 Nm de torque a 5.250 rpm.
Além de robusto para encarar pisos irregulares, o modelo é econômico, de acordo com os dados divulgados pela Honda. Seu consumo fica em 30 km/l, em média, e com seu tanque de 11,5 litros, a autonomia pode chegar a 340 quilômetros. Nada mal!
Triumph Tiger 1200
Grande rival da BMW R 1250 GS, a Triumph Tiger 1200 já revelou como devem ser as suas armas para 2022. Como é natural de se esperar, a sua nova geração deve desembarcar no Brasil no próximo ano, mas o preço ainda não está definido.
A aventureira britânica ficou notadamente mais esbelta e moderna; até parece um modelo de menor cilindrada. Mas isso é apenas um engano, pois seu novo motor é um novo tricilíndrico de 150 cavalos de potência a 9.000 rpm, superando em 9 cavalos a sua antecessora.
O torque também foi elevado, passando a 130 Nm, um aumento de 8 Nm. Outro fato que chama bastante atenção é a redução de peso, ficando 25 kg mais leve nesta geração.
Harley-Davidson Pan America
Muitos fãs da marca, e também os não fãs, devem estar se perguntando como é andar na Pan America. Afinal, é a primeira aventureira de fato da marca norte-americana, nos moldes do que vemos em modelos BMW e Triumph.
Depois de haver uma certa desconfiança sobre a sua viabilidade, a Pan America foi bem recebida no exterior e recebeu boas críticas da mídia estrangeira. Feito especialmente para a moto, o propulsor bicilíndrico Revolution Max de 1.252 cc é capaz de chegar a 145 cavalos de potência e 127,44 Nm de torque.
Será mais uma para encarar a R 1250 GS e Triumph Tiger 1200. Ainda não há nada oficial sobre a chegada ao Brasil em 2022, mas, antes da pandemia, a empresa já havia dito que o modelo seria também vendido por aqui.
Ducati DesertX
Para quem achava que a Multistrada e Scrambler Desert Sled seria o máximo que a Ducati avançaria no off-road, a resposta foi a novíssima DesertX. A moto é a primeira máquina moderna da marca italiana a ter roda de 21 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira.
O que isso significa? Muito. Com essa configuração, a DesertX se mostra preparada para superar terrenos difíceis e até andar na areia. Seu vão livre entre o chassi e o solo é de 250 mm e o pneu escolhido é o Pirelli Scorpion Rally STR (sem câmara), mais atributos ideais para o off-road.
Já o motor é a última geração do Testastretta, de dois cilindros e 937 cc, que ficou 1,7 kg mais leve; ele atinge 110 cavalos de potência e 92 Nm de torque. Ainda há espaço para os conhecidos sistemas eletrônicos da Ducati, como controle de tração, controle de wheelie, ABS com atuação em curvas e mais.
Kawasaki Z650 RS
Os modelos clássicos continuam na moda, e a Kawasaki confirmou que a Z650 RS virá ao Brasil em 2022. Será mais uma opção para competir com Royal Enfield e Triumph, em um segmento que reúne uma roupagem retrô, mas com mecânica moderna.
A base da RS é a naked Z650, assim a motoca conta com motor de 2 cilindros, de 649 cc, que atinge 68 cavalos de potência. Para a estética, a inspiração vem da B1, de 1977.
Por isso,vemos um simpático farol redondo na dianteira, mas não desaponta, trazendo luz de LED. A marca japonesa ainda não cravou a data de lançamento, mas é esperado que o modelo chegue às lojas não antes do 2º semestre.
(Harley-Davidson) LiveWire One
Quando foi lançada mundialmente, em 2019, a primeira moto elétrica da Harley-Davidson estava prevista para ser lançada no Brasil. De lá para cá, muita coisa mudou, e a moto acabou não desembarcando no país.
Em uma nova estratégia, a H-D desmembrou sua linha de elétricas para uma nova marca, que levou o nome de LiveWire. Por enquanto, existe apenas um modelo: a One, que segue com a base vista na primeira elétrica da Harley.
O motor elétrico da LiveWire Onde rende 100 cavalos de potência e 114 Nm de torque. Não há uma confirmação da empresa sobre o lançamento no país, mas seria muito interessante ver este modelo no mercado brasileiro, sem nenhum concorrente direto.
Honda NT 1100
As touring são conhecidas pelo extremo conforto. Quase um “sofá sobre rodas”, elas também são bem pesadas. A solução estão nas tourer, mais leves e ainda com grande foco no bem-estar do motociclista. Em 2021, a Honda chamou atenção com a inédita NT 1100.
O modelo conta com ampla proteção aerodinâmica, com carenagens e bolha dianteira, além de amplo assento. Como base, a moto traz o consagrado conjunto motriz da Africa Twin 1100.
Seu bicilíndrico em paralelo de 1.084 cc rende 100 cavalos de potência e 104 Nm de torque. Para o câmbio, há opção manual ou DCT (dupla embreagem). A NT 1100, inclusive, já teve seu desenho registrado no Brasil, apesar de isso não garantir que o modelo desembarcará por aqui.
Yamaha Tenere 700
Passa ano, entra ano, e a Ténéré 700 continua aguardada para o Brasil. A empresa sempre diz que “não fala sobre futuros lançamentos”, então continuamos sem saber se o modelo pode finalmente chegar em 2022.
O modelo tem feito sucesso por onde passa. Seu motor de dois cilindros, de 689 cc, atinge 73 cavalos de potência e 68 Nm de torque. Isso unido a um conjunto de suspensões robusto e um nome lendário fazem da Ténéré um sucesso quase que garantido por aqui.
Mas o problema para a vinda da moto estaria em sua homologação. O projeto teria que passar por alterações para se enquadrar nas normas de emissões de ruídos brasileiras, e muito provavelmente perderia potência. Isso tudo deixa o futuro da Ténéré incerto.
Suzuki GSX-S1000 GT
A representante da Suzuki no Brasil já “quase confirmou” que a novíssima GSX-S 1000 GT será lançada no país, apesar de ainda não dar detalhes de quando isso aconteceria.
Utilizando como base a esportiva GSX-S1000, a marca japonesa criou esta nova tourer, uma verdadeira estradeira para longas viagens, mas mantendo grande esportividade.
O motor de 4 cilindros e 999 cc rende 152 cavalos de potência e 106 Nm de torque.
BMW R18
Lançada mundialmente durante a pandemia, a R18 é uma nova incursão da marca alemã no segmento das custom, ou seja, para competir com a Harley-Davidson.
Talvez a crise mundial tenha atrasado um pouco a vinda do modelo ao Brasil, mas é certo que a montadora analisa lançar o modelo. Com visual bem elegante, a R18 traz um enorme boxer de 1.800 cc com foco em torque: são 16 Nm.
Como manda nos modelos da categoria, a potência é menos chamativa, com 92 cavalos. A família ainda conta com opções Transcontinental e R 18 B.
A Hornet vem?
Em algum momento, a autêntica nova Hornet deve vir ao Brasil. Infelizmente, isso deve demorar um pouco. Como o modelo ainda não foi lançado nem na Europa, algo que deve acontecer em 2022, a previsão mais palpável é ver o seu retorno ao mercado brasileiro somente em 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário