Que tal voltarmos ao tempo em que as motos movidas a 2 tempos imperavam nas estradas? Nada melhor que falar então da Yamaha RX 180, um modelo de pequeno porte que marcou a década de 1980 no Brasil.
Yamaha RX 180
Para contar a história da RX 180 precisamos retroceder aos primórdios da Yamaha no país. A fabricante chegou aqui em 1970, ainda como uma importadora, e inaugurou sua primeira fábrica em Guarulhos (SP) quatro anos mais tarde.
De lá, saiu a primeira moto genuinamente brasileira, a RD 50. Logo veio a atualização com a RD 75 e mais tarde foi nacionalizada a RS 125 – que montada aqui e com mudanças apuradas passou a se chamar RX 125. Foi desta última que descendeu a RX 180, lançada em 1980.
Versão Custom chegou trazendo frio a disco na dianteira
O modelo chegava motorizado por conjunto de um cilindro, arrefecido a ar, de 176 cm³ com potência máxima de 17 cv a 7.500 e torque máximo de 1.6 kgf.m a 6500 rpm. Tudo isso acoplado ao câmbio de 5 marchas. O tanque tinha capacidade para 12 litros e o conjunto tinha peso seco de 120 kg.
Com essa configuração a moto podia chegar até os 140 km/h. Entre os destaques, claro, ficava o seu motor, com a vibração típica dos motores de um cilindro e 2T, de quem herdava o som estridente clássico. Tinha volume alto mesmo para a época, ponto negativo para alguns e positivo para outros…
Yamaha RX 180 virou ‘moto da polícia’
A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas, mais conhecida pelo acrônimo ROCAM, é famosa pelo seu trabalho prestado sobre duas rodas. Ao longo da história a corporação constantemente é lembrada pelos modelos que equiparam os agentes.
A RX 180 foi a primeira moto da ROCAM, no início dos anos 1980
O que nem todos sabem é que a ROCAM iniciou suas operações em 12 de novembro de 1982. E nessa época, o 1º Batalhão de Polícia de Choque contava com o seu primeiro modelo de moto. Mas precisamente, eram 100 motocicletas Yamaha RX 180, dispostas para os 134 policiais militares.
Avant era a versão básica da Yamaha RX 180
Deu lugar para a Yamaha RD 135
O modelo fez relativo sucesso na época, rivalizando principalmente com a Honda CG 125, menos potente e também mais silenciosa. E a RX teve várias variações, como a RX 180 Custom, com a adição do freio a disco na dianteira, e a Yamaha RX 180 Avant, versão básica lançada em 1982 que fazia algumas economias em nome da redução de preço – como usar freio a tambor nas duas rodas.
Porém, a RX 180 acabou tendo vida curta por aqui. Em 1985 o modelo deixou de ser produzido, substituída pela RD 135, um outro modelo igualmente movido por motor 2 tempos, configuração que ainda imperava nas ruas do Brasil. Esta sim permaneceria nas lojas por muito tempo, para alegria de muitos e fumaça nas ruas. Veja sua história aqui.
Fonte: Fernando Santos - Motonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário