quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

O que faz da Honda NXR 160 Bros a líder entre as trails no Brasil?



Modelo detém mais de metade do segmento há vários anos e ganhou melhorias na linha 2022

Talvez poucas categorias sejam tão versáteis quanto as trails. Em especial para um país como o Brasil, quase sempre com a pavimentação longe da ideal e repleto de vias de chão batido nas localidades mais distantes, uma motocicleta capaz de migrar entre diferentes terrenos parece ser uma escolha bastante sensata. 

Há um bom tempo um modelo em especial se destaca na categoria aqui no Brasil. Estamos falando da Honda NXR Bros, modelo que estreou em 2003 nas configurações NXR 125 Bros e NXR 150 Bros. 

Atualmente a NXR 160 Bros responde por mais de 50% das vendas da categoria e alguns números da Honda deixam clara a predileção dos brasileiros pelo modelo. 

Segundo a marca japonesa, desde sua estreia até julho deste ano a Bros soma 2,5 milhões de unidades vendidas, sendo que apenas a configuração com motor de 160 cm³, lançada em 2014, responde por mais de 840 mil emplacamentos. 

Uma opção mais racional e sensata em relação a modelos de maior porte, como a própria gama XRE dentro do portfólio da Honda, a Bros com seu motor atual já demonstra desempenho suficiente mesmo para uso rodoviário com a vantagem de não exagerar no consumo de combustível, algo que a torna até uma opção para quem deseja trabalhar com a trail compacta. 

Não é por acaso que boa parte das vendas da Bros aqui no Brasil ficam por conta da motorização atual, que é capaz de entregar até 14,7 cv com etanol e 1,6 kgfm de torque utilizando o mesmo combustível, já que é possível rodar pela cidade tranquilamente no uso diário e utilizar a trail até mesmo em trilhas leves no fim de semana. 

Outro ponto relevante é o conforto proporcionado por uma moto trail. Com um conjunto de suspensão com cursos generosos (180 mm na dianteira e 150 mm na traseira), além do guidão mais alto e os bancos confortáveis, pilotar a Bros é algo fácil, prático e suave. O conforto do modelo também o destaca de modelos de outras categorias com motores de deslocamento equivalente. 

Uma melhora significativa na gama NXR 160 Bros a partir da linha 2022 foi a inclusão do sistema de freios combinados (CBS). 

A tecnologia ajuda muito em termos de segurança ao distribuir a força de frenagem quando o pedal é acionado, direcionando 30% da atuação para a roda dianteira e 70% para a roda traseira. Como a Bros pode ser a primeira moto de muitos consumidores, um recurso assim é sempre bem-vindo. 

Por fim, o preço de R$ 14.600 praticado atualmente pela Honda para a NXR 160 Bros não posiciona a trail de forma tão distante em relação a modelos com a CG 160 Fan (R$ 12.280) e a CG 160 Titan (R$ 13.310), modelos que não entregam a mesma disposição da Bros para andar fora do asfalto. 

Considerando que hoje uma XRE 190 parte de R$ 16.650, para quem não faz questão do desempenho extra e o estilo mais robusto, a Bros segue com um compromisso notavelmente equilibrado dentro da gama. 

Em resumo, a NXR 160 Bros consegue se projetar hoje em dia como uma das melhores escolhas do mercado ao combinar a facilidade e conforto de uso das trails, o conjunto mecânico robusto e eficiente e o custo-benefício competitivo. Para quem não deseja propriamente um scooter ou um modelo de entrada, certamente a NXR 160 Bros é uma opção a ser considerada.

                                                               Honda NXR 160 2022

Fonte: Motoo.com.br - (Postado na cidade de São José do Rio Preto - SP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário