O trabalho feita pela Oxford Economics revelou benefícios da motocicleta para a economia, o meio ambiente e os pilotos
Estima-se que 389.000 empregos são mantidos pela indústria de motocicletas no Reino Unido e na Europa, com a produção e fabricação de motos, peças, roupas e equipamentos levando a maior parte desses empregos. Esses empregos e os consumidores que eles fornecem ajudaram a injetar cerca de £ 18 bilhões no PIB em toda a Europa em 2019. A pesquisa também descobriu que o setor de motocicletas e suas atividades relacionadas ajudaram a gerar cerca de £ 13 bilhões, tornando toda a indústria um contribuinte vital em grande mercados como o Reino Unido.
Benefícios financeiros à parte, o impacto ambiental de andar de moto é fácil de ver, com o estudo descobrindo que, em média, o custo do deslocamento de moto foi quase um terço do que custaria para usar um carro. Parte dessa redução de custo para o consumidor ocorre porque as motocicletas usam menos combustível que os veículos de quatro rodas. Menos combustível no motor significa menos fumaça saindo, e a OE (Oxford Economics) descobriu que um veículo de duas rodas com motor médio emitirá cerca de 99g CO2/km, muito menos do que os 210g CO2/km emitidos por um carro médio (gasolina ou diesel). Curiosamente, motocicletas de até 250cc emitem em média 62g CO2/km – cerca de 62% dos veículos de duas rodas da Europa se enquadram nesta categoria.
Os motociclistas tendem a ser fãs de eventos de motociclismo, sejam corridas internacionais ou nacionais, shows de motociclismo ou exposições e assim por diante. Tendo esta atividade em consideração, a OE constatou que estas atividades contribuíram com cerca de 2,1 mil milhões de euros para o PIB da Europa e apoiaram cerca de 38.400 empregos e 1,2 mil milhões de euros em pagamentos de impostos.
O estudo constatou que cerca de 5 milhões de espectadores participaram dos principais eventos esportivos de motocicletas em 2019, com o MotoGP atraindo cerca de 1,8 milhão de espectadores para as 12 corridas europeias daquela temporada. Além disso, cerca de 2,5 milhões de pessoas participaram de feiras de motocicletas e eventos promocionais de fabricantes no mesmo ano.
Uma área que o estudo não aborda é a da saúde mental e bem-estar. Há muito tempo dizemos que as motocicletas são boas para a mente, o corpo e a alma. Um estudo recente encontrou alguns resultados surpreendentes ao testar pilotos de motocicleta em comparação com seus colegas motoristas. Foi descoberto nos níveis de estresse medidos que os motociclistas estavam mais relaxados, contentes e concentrados do que os motoristas de automóveis.
Fonte: Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas - (Postagem realizada na cidade de São José do Rio Preto - SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário