O app BMW Motorrad Conected é mais ferramenta que a tecnologia colocou à disposição dos motociclistas. Através desta plataforma – e de outras similares ou concorrentes – o piloto analisa dados em tempo real sobre a sua pilotagem, a motocicleta e a experiência em duas rodas. Felizmente, a tecnologia veio para ficar.
Vídeo: como funciona o app BMW Motorrad Conected
Para operar, o aplicativo estabelece uma conexão com o smartphone via bluetooth. Assim, sincroniza dados da moto com o celular, exibindo uma série de funções que podem ser gerenciadas durante a pilotagem através da tela TFT ou, após, no próprio smartphone. Assita no vídeo um breve review sobre o aplicativo.
As principais funções, sendo algumas diferenciais do app BMW Motorrad Conected, estão relacionadas à navegação. É possível importar e exportar rotas através de arquivos .GPX, além de baixar mapas para utilizar quando off line.
Algumas funções do app BMW Motorrad Conected
Outra função é a gravação de viagens realizadas, que vai muito além de dados superficiais como o tempo do percurso. Assim, informa sobre a velocidade média, o ganho de elevação, a velocidade máxima e os recursos eletrônicos (como modos de pilotagem ou freios ABS) acionados durante a viagem – no exato momento em que foram acionados.
Ao melhor estilo telemetria, o app BMW também informa sobre inclinação da motocicleta e força G. Tudo no exato momento em que aconteceu e que pode ser ilustrado através de dados adicionais fornecidos pelo motociclista, como fotos da viagem ou trackday.
Além disso, claro, o sistema ainda pode ser gerenciado pela tela TFT da motocicleta. Assim, é possível selecionar arquivos de mídia ou gerenciar chamadas. Outra função importante é a de navegação, com indicações das próximas curvas, sugestões de faixas de rodagem e alguns dados adicionais do trânsito, como velocidade limite da via.
Motocicletas compatíveis
Ao menos por enquanto, não são todos os modelos da alemã que são compatíveis com o app BMW Motorrad Conected. Segundo a marca, neste momento o sistema está disponível apenas para as esportiva S 1000 RR e as big trail R 1250 GS Adventure, F 750 GS Adventure e F 850 GS Adventure. Inclusive, a última foi a moto que usamos em nosso teste.
Fonte: Guilherme Augusto / Motonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário