Feliz de quem pôde estar neste dia no estande da Honda no "Tokyo Motor Show" e testemunhar ao vivo e a cores a estreia mundial da Honda CB750 Four, a mãe de todas as superbikes. Daquele momento em diante o mundo da motocicleta jamais seria o mesmo.
Na CB750 Four estava concentrada toda a tecnologia da Honda adquirida através das vitórias na Motovelocidade e na Fórmula 1. Nenhuma outra moto daquele tempo chegava perto das especificações da novidade, capaz de alcançar a então estonteante marca dos 200 km/h reais.
Equipada com um moderno motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e com comando simples no cabeçote, gerava 67 cavalos de potência e exibia requintes técnicos até então inéditos, como o freio a disco dianteiro e um preciso e confiável câmbio de cinco marchas.
Naquela época a Honda era uma empresa que já alcançara pleno reconhecimento mundial, embalada pelas excelentes vendas de suas motocicletas de pequena e média cilindrada.
Porém, naquele domingo a mais de cinquenta anos atrás, os visitantes do Tokyo Motor Show tiveram a chance de ver algo além do que jamais haviam visto em termos de motocicleta de alta performance: Simplesmente "a mais sofisticada motocicleta de produção em série jamais feita", aspas devidas a tal frase ter sido escrita na prestigiada revista norte-americana Cycle World.
Não bastasse o aspecto técnico elaborado, completamente superior ao de qualquer concorrente, a CB750 Four era – e ainda é! – uma moto belíssima, na qual as formas suaves de seu tanque e dos poderosos quatro tubos de escapamento servem inteligentemente de moldura ideal para a verdadeira obra de arte, o genial, potente e confiável motor tetracilíndrico.
Soichiro Honda, um inveterado amante das competições, sabia o quanto era verdadeiro o ditado "Vencer no domingo, vender na segunda" e de como era importante a tecnologia derivada das pistas ser aplicada aos modelos de produção.
A Honda CB750 Four era isso: uma inigualável simbiose entre a tecnologia derivada das pistas e qualidade de realização. Desempenho, confiabilidade e design e... o mundo da motocicleta jamais seria o mesmo depois dela!
Fonte: Mundo do Motociclismo.
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