YAMAHA YZF-R15
Sabe aquela motinho que todo moleque dos anos 1990 queria ter? Pequena, carenada e com design arrojado, além de ter uma pegada esportiva e motor de fácil manutenção. Então, ela chegou agora ao Brasil. A Yamaha apresentou no Festival Interlagos a YZF-R15. A mais nova “esportivinha” da marca dos três diapasões está equipada com motor de 155 cm³, com comando de válvulas variável (VVA) e arrefecimento a líquido. O modelo usa quadro tipo Deltabox, balança traseira em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas e um desenho bastante radical, com a assinatura da R-Series. O peso em ordem de marcha é de apenas 141 kg.
Para completar as luzes de posição e o farol são de última geração em LED. Traz ainda lampejador de farol e lanterna traseira de LED, contando com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto na condução noturna. Já o painel multifuncional é 100% digital, com iluminação de também em LED e fundo claro, garantindo ótima leitura, para completar o shift light confere o tom de esportividade.
Em termos de desempenho, a nova YZF-R15 conta com um moderno motor de um cilindro com injeção eletrônica capaz de alcançar a potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. O câmbio é de seis velocidades. Segundo a Yamaha, o propulsor oferece fôlego em todas as faixas de rotação, permite a utilização no dia a dia com suavidade e economia. A agilidade fica por conta da adoção das rodas de liga leve com 17 polegadas e calçadas com pneus de uso esportivo.
Esta pequena notável conta ainda com embreagem deslizante e assistida, recurso muito usado nas motos de média e altas cilindradas e que evita a derrapagem da roda em reduções bruscas de marcha. Na parte ciclística, a suspensão dianteira é equipada com largos tubos de 41mm, os mesmos da Fazer FZ25, e seu curso é de 130 mm. Na traseira, a suspensão é monoamortecida – com curso de 97 mm (roda). Para finalizar, a YZF-R15 conta com freios à disco - 282mm na dianteira e, na traseira, de 220 mm - com sistema ABS em ambas as rodas.
A YZF-R15 tem garantia de três anos, Revisão Preço Fixo Yamaha e três opções de cores: Prata Fosco (Matt Silver), Azul Metálico (Racing Blue) e Preto Metálico (Midnight Black). Estará disponível em novembro de 2023, com o preço público sugerido de R$ 18.999,00 + frete.
BMW C 400 X
Para quem é mais experiente no mercado de duas rodas lembra que a BMW já vendeu no Brasil os modelos C 600 Sport e C 650 GT. Agora a marca alemã está de volta ao segmento com o scooter C 400 X, que será produzido na planta da marca em Manaus (AM). O modelo aposta em um visual ousado e esportivo, cujo conjunto óptico lembra muito o utilizado na sua campeã de vendas ao redor do mundo, a bigtrail R 1250 GS. Com foco na mobilidade urbana e praticidade, o modelo traz sistema keyless para partida sem chave, tomadas USB e 12V, além de um compartimento expansível sob o banco que permite transportar um capacete fechado ou objetos com até 5kg de carga.
O modelo chega equipado com motor monocilíndrico de 350cc, potência máxima de 34cv a 7.500rpm, torque máximo de quase quatro quilos a 5.750rpm, sempre abastecido com gasolina e a transmissão é a tradicional CVT (continuamente variável). Já as rodas são de 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira, o tanque de combustível tem capacidade de 12,8 litros e o modelo tem peso seco de 195 quilos.
Em termos ciclísticos, na dianteira o modelo está equipado com garfo telescópico tradicional com 35 mm de diâmetro e 110 mm de curso e além de disco duplo de 265 mm. Na parte traseira o sistema é de duplo amortecedor, com 112 mm de curso e disco de 265 mm. Ambas as rodas utilizam sistema de freios ABS.
Como uma grande e grata surpresa, a Kawasaki apresentou durante o Festival Interlagos a novíssima Ninja ZX-4R SE, a primeira superesportiva da categoria até 400 cm³ com motor de quatro cilindros em linha. Excelente iniciativa da subsidiária brasileira expor um modelo que remete as superesportivas de pequeno porte da era de ouro da motovelocidade. Importante ressaltar que a Ninja ZX-4R SE 2024 tem previsão de chegar à rede de concessionárias autorizadas em outubro de 2023 com preço público sugerido de R$ 55.990, já com frete incluso. Com esta configuração não há concorrentes no mercado
A esportiva traz um novo motor DOHC de 16 válvulas e arrefecimento a líquido com 399 cm³. O modelo ganhou destaque mundial por se tornar o único modelo atual da categoria equipado com um motor quatro cilindros em linha. Com estilo agressivo, inspirado nas cores e grafismos da Kawasaki Racing Team (KRT), o lançamento recebeu um propulsor totalmente novo capaz de entregar até 80 cv de potência máxima usando o sistema RAM AIR em altas velocidades. Sua transmissão conta com seis velocidades.
Entre as principais características desta esportiva média, toda iluminação, incluindo faróis duplos, lanterna traseira, piscas e luz de placa são em LED. Além disso, possui tomada USB e conectividade via Bluetooth, que permite acesso ao aplicativo (Rideology), que fornece inúmeras informações da moto, tornando mais avançada a interação entre piloto e máquina. Detalhe: o modelo conta com moderno sistema de freios e com uma nova unidade de controle ABS e freios da Nissin – com discos duplos com pinças em monobloco e montagem radial, de 290 mm na dianteira, na traseira, disco simples de 220 mm. As rodas são de liga leve com 17 polegadas calçadas com os pneus de perfil esportivo Pirelli Diablo Rosso III.
Em termos de eletrônica embarcada, a Ninja ZX-4R SE 2024 oferece ao piloto várias tecnologias, que incluem quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain ou Rider), modo de potência, controle de tração, quick shifter bidirecional e embreagem assistida e deslizante. O pacote traz ainda um painel digital multifuncional, em TFT colorido de 4,3 polegadas. Com dois modos de exibição (Normal e Circuit).
TRIUMPH STREET TRIPLE 765 RS
Para esta edição do Festival Interlagos, a Triumph apresentou para imprensa e fãs brasileiros a tão esperada a nova Street Triple 765 RS, que traz motor de 130 cv de potência, uma versão “amansada” do propulsor de três cilindros usado no mundial de motovelocidade, categoria Moto2. A naked chega ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2023. Com preço sugerido a partir de R$ 68.990, a 765 está disponível em três opções de cores; prata, vermelha e amarela, e os intervalos de revisões são a cada 16.000 km ou 12 meses.
Com uma proposta multiuso, a trail da marca italiana usa o Testastretta 11°, motor bicilíndrico em “L”, com comando de válvulas desmodrômico, de 937 cm³, arrefecido a líquido. Gera 110 cv de potência máxima a 9.250 rpm e oferece um torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm, já enquadrado na Euro5 (legislação ambiental). Traduzindo: muita força em baixos e médios regimes de rotação.
O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas de Enduro dos anos 80 - campeãs do Rally Paris-Dakar -, e criado pela Ducati Centro Stile de acordo com critérios de essencialidade e robustez. Disponível apenas na cor “Star White Silk”, a moto é visualmente composta três macroelementos: um volume único que inclui o tanque e as proteções laterais, o banco e o para-brisa que incorpora o distinto farol e reforça ainda mais a singularidade desta moto. A DesertX traz duas assinaturas estéticas marcantes: o conjunto óptico com dois faróis e o quadro com estrutura tubular em treliça que foi abandonado na nova Monster 937.
Para aguentar o tranco de pisos irregulares, a DesertX traz garfo dianteiro totalmente ajustável, com tubos de 46 mm de diâmetro, com curso de 230 mm. Na traseira, monoamortecedor totalmente ajustável, com curso de 220 mm. As suspensões são da grife KYB. A parte ciclística é completada por freios Brembro. Na dianteira apresenta pinças radiais monobloco M50 com quatro pistões e discos duplos de 320 mm com flanges de alumínio. Na traseira, único disco de 265 mm de diâmetro. A DesertX conta ainda ABS otimizado para curvas e rodas raiadas calçadas com pneus Tubeless Pirelli Scorpion Rally STR, nos tamanhos 90/90-21 e 150/70-18. A moto conta com uma generosa distância ao solo de 250 mm, o que ajuda muito no fora de estrada e o banco tem 875 mm de altura.
Em termos de tecnologia, a Desertx oferece ao motociclista seis modos de pilotagem personalizáveis (Sport, Touring, Urban e Wet, além de Enduro e Raly), quatro modos de potência, controle de tração com atuação de oito níveis, controles de empinada e freio motor e Quick Shift bidirecional. O painel de instrumentos é em TFT de 5” colorido e o sistema de iluminação é Full LED. A capacidade de carga da DesertX é de 240 kg podendo ser equipada com malas de alumínio, laterais e top case. Há dois pacotes de acessórios para deixar a moto mais robusta e protegida: Rally e Off-road. O preço público sugerido: R$ 97.990,00 sem frete e o os intervalos de manutenção estão programados a cada 15.000 km ou 24 meses, com a verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km.
SUZUKI GSX-S1000GT
O Suzuki Intelligent Ride System (SIRS) introduz uma coleção de sistemas eletrônicos que vão otimizar as características da GT e se encaixar ao estilo de condução de cada piloto, trazendo mais confiança e prazer durante cada percurso. A sport touring da Suzuki conta ainda com acelerador eletrônico ride-by-wire, quick-shift bidirecional, controle de tração, além de um novo painel TFT multifuncional. A moto traz iluminação full LED, com destaque para o conjunto óptico, com duplo canhão e DRL.
E, para finalizar, na GT é possível conectar seu smartphone (iOS ou Android) via Bluetooth e ainda carregá-lo utilizando a tomada USB, que fica no lado esquerdo do painel. Os interruptores do guidão esquerdo permitem um controle fácil sobre aplicativos e funções.
Nosso time também mostra tudo para você no vídeo abaixo:
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