Nos
últimos anos, o público brasileiro descobriu o mundo da aventura, de viagens a
lugares incríveis e marcantes em cima de uma motocicleta, e a categoria trail
conquistou corações.
Modelos
dessa classe são sucesso de vendas, o que sinaliza que nós amamos viagens
inesquecíveis, para lugares incomuns e visualizar as mais belas paisagens do
planeta. O sucesso da categoria tem levado as fábricas a oferecerem modelos
mais acessíveis, buscando clientes que estão iniciando nesse mundo incrível.
E
a Honda oferece um modelo acessível com mais atributos e força, a CB 500X. Da
mesma família é a CB 500F, modelo naked, lembrando que o modelo carenado CBR
500R teve sua produção cancelada. De qualquer forma, a “X” é oferecida para
aqueles que buscam esse mundo de aventuras. Ao custo de 28.900 reais, você sai
de uma concessionária Honda com um modelo que pode enfrentar qualquer aventura.
Para 2020, a Honda preparou algumas mudanças para torná-la ainda mais
aventureira.
Mas
o que esta motocicleta pode oferecer? O visual é mesmo de um modelo
aventureiro, com carenagem lateral volumosa e suspensões de longo curso,
robusta e desenho agressivo, mas também compacto para um modelo trail. O banco
é novo, mais anatômico e estreito, para deixar as pernas mais confortáveis e
oferecer melhor pilotagem. Está 834 mm distante do solo. O novo guidão é
cônico, com o centro mais largo que as extremidades, buscando oferecer maior
conforto e resistência. E oferecendo mais sofisticação e proteção, o novo
para-brisa está mais alto e pode ser ajustado. Há também suporte para GPS, próprio
para viagens mais longas. Já o tanque de combustível tem capacidade para 17,7
litros. A CB 500X está equipada com o sistema de segurança de ignição HISS,
para dissuadir furtos.
O
painel de instrumentos é o mesmo da CB 500F: blackout em LCD, totalmente
digital, que fornece inúmeras informações – como velocidade, giros,
quilometragem parcial, nível de combustível, consumo etc. – e também marcha
engatada. A iluminação é Full LED, oferecendo mais visibilidade em qualquer
situação. Outra novidade é o sistema ESS (Emergency Signal Stop), alerta de
parada de emergência que aciona o pisca-alerta automaticamente no caso de
frenagem brusca.
Falando
em frenagens, a CB 500X possui freios ABS. O disco dianteiro é flutuante e tem
formato "wave" e 310 mm de diâmetro; o disco traseiro tem 240 mm. O
conjunto de suspensões é comporto por garfo telescópico na posição convencional
(poderia ser invertido) com 150 mm de curso, enquanto que um amortecedor
traseiro com ajuste de pré-carga da mola trabalha com o sistema Pro-Link e gera
135 mm de curso. A roda dianteira é a grande novidade, agora maior, com 19
polegadas, para favorecer o uso em terrenos irregulares e a transposição de
obstáculos. A roda traseira permanece com 17 polegadas.
O
chassi, do tipo "diamond" é construído em aço cromo-molibdênio. O
motor é o mesmo da CB 500F, bicilíndrico, DOHC, com refrigeração líquida e
injeção eletrônica PGM-FI. A potência máxima é 50,4 cv a 8.500 rpm e torque
máximo, 4,55 kgfm a 6.500 rpm. O câmbio de seis velocidades trabalha com um
novo sistema de embreagem, deslizante, que oferece trocas de marcha mais leves
e suaves, além de minimizar o travamento da roda traseira no caso de redução de
marcha severa. O sistema de escapamento é do tipo 2 x 1, com a ponteira
paralela ao braço oscilante e nova câmara interna, para maior eficiência.
Vale
pontuar que a Honda oferece três anos de garantia e o Honda Assistance, que
atende também na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia.
COMPORTAMENTO - Você se sente confortável ao sentar na nova CB
500X. O posicionamento do guidão, o assento e pedaleiras, além do design do
tanque de combustível, fazem você se encaixar na motocicleta, oferecendo melhor
controle e experiência na pilotagem, tanto no asfalto como na terra, ela
oferece visibilidade e controle.
As
suspensões de longo curso também oferecem uma pilotagem mais controlável e
estável. Para aqueles mais experientes, elas funcionarão bem na terra, copiando
bem as imperfeições. O importante é que você vai se acostumando com o seu
comportamento, lembrando que o conjunto foi desenvolvido para aventuras.
Resumindo,
a CB 500X 2020 ficou melhor. Aumentou o nível de conforto introduzido pela
antecessora, com um comportamento suave no uso urbano e permitindo maior
velocidade na condução em terra batida. Sua próxima viagem tem tudo para ser
altamente agradável. O motor é competente e o conjunto tem grande agilidade e
controle do piloto, qualidades necessárias para qualquer boa aventura.
Fim
desta aventura com a certeza que a nova CB 500X é ideal para os iniciantes no
mundo da aventura, para os de espírito livre e que pretendem conquistar novos
lugares. Andei também na CB 500F e posso dizer que me identifiquei mais com a
“X”, mas deve-se levar em consideração que sou um amante do fora de estrada,
apesar de ter na minha garagem um modelo naked. De qualquer forma, de posse de
uma 500X, você vai poder enfrentar qualquer percurso. E sem alto custo. É o
começo realmente de uma grande aventura!
ESPECIFICAÇÕES
Motor: bicilíndrico, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada: 471 cc
Alimentação: injeção eletrônica PGM-FI
Transmissão: 6 velocidades
Chassi: tipo Diamond
Distância
do assento: 834 mm
Suspensão
dianteira: garfo telescópico convencional, 150
mm de curso
Suspensão
traseira: Pro-Link, monoamortecedor, 135 mm de
curso
Freio
dianteiro: disco flutuante, 310 mm de diâmetro,
ABS
Freio
traseiro: disco, 240 mm de diâmetro, ABS
Potência: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque:
4,55 kgfm a 6.500 rpm
Tanque: 17,7 L
Peso
(seco): 183 kg
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