Você sabia que grande parte dos problemas apresentados em uma motocicleta estão relacionados à parte elétrica da moto? Por isso, saber quais são eles e como resolvê-los — ou melhor, evitá-los — certamente lhe ajudará a ter mais economia e menos dores de cabeça com o seu veículo!
Entre as situações mais comuns estão o superaquecimento do motor e problemas com a bateria. Mas ainda há outros, que podem ser facilmente prevenidos se você estiver por dentro do que acontece com o seu veículo.
Então, para lhe ajudar nessa tarefa, separamos neste artigo os problemas mais comuns e o que você deve fazer para manter a sua motocicleta longe deles! Leia e confira:
Superaquecimento do motor
Dos problemas que ocorrem na parte elétrica da moto, esse é um que, muitas vezes, pode ser mais sério do que você imagina. Geralmente, quando o motor do veículo esquenta, isso está relacionado a alguma falha no sistema de arrefecimento, responsável pelo resfriamento das peças. Se isso acontecer, o melhor é parar a moto e esperar que o motor esfrie.
Nesse momento, há uma tendência de as pessoas pensarem em colocar água fria no motor, mas isso não é recomendado, pois pode ser perigoso. O ideal é que você retire a tampa do radiador e aguarde um pouco, até poder levar o veículo ao mecânico.
Problemas na bateria
Fonte de energia da sua motocicleta, a bateria alimenta o seu sistema elétrico — e, por essa importância, merece a sua atenção. Nunca utilize uma peça que não tenha sido fabricada especificamente para o seu veículo, pois cada uma recebe um dimensionamento ideal para o sistema elétrico da moto.
Se você instalar componentes extras em seu veículo, também deve ficar atento ao funcionamento da bateria. Isso porque equipamentos como alarmes, por exemplo, usam corrente extra da peça — e é preciso garantir que ela tenha potência reserva para aguentar a alimentação de todo o sistema. Além disso, a má instalação pode causar fuga de corrente e descarregar a bateria.
Falhas na ignição
A umidade excessiva pode ser responsável por problemas na ignição da sua moto. O principal deles é que ela queime, provocando falhas constantes no motor. Para evitar que isso ocorra, você deve substituir o platinado ou lixar a ignição e reajustar o componente.
Já no caso das motos mais novas, com ignição eletrônica, o ideal é que haja uma vedação do local onde fica o circuito (em especial, do distribuidor) antes de viagens com trilha ou locais onde há muita chuva. Afinal, se ele molhar, não há solução — somente a troca!
Sujeira e falta de lubrificação
Pode parecer que não, mas o acúmulo de poeira e outros resíduos ajuda a danificar a parte elétrica da sua moto. Por isso, sempre que for lavar o seu veículo, tenha a certeza de que conseguiu tirar toda lama, terra ou areia do sistema, para que ele não sofra com os efeitos da sujeira.
Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Além disso, você deve manter a lubrificação de todas as peças da motocicleta, prestando sempre atenção ao nível do óleo.
Bom, diante de tudo o que vimos até aqui, é importante ressaltar que só uma manutenção preventiva pode reduzir suas chances de ter na parte elétrica da moto. Assim, tenha sempre um mecânico de confiança para fazer esse trabalho e fique atento aos sinais que o seu veículo pode dar quando há falhas, como um barulho diferente, por exemplo.
Fonte: Falando em Moto.
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