quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

PAINEL DE IDEIAS - Deixar Deus ser Deus

 Talvez eu tenha escrito todas essas admoestações, recados, só para mim mesma. Talvez apenas eu tenha que entender tudo isso. Aliás, eu tento entender o tanto que Deus é todo santo e abençoado dia.

Você já parou para pensar o quanto você sabe de Deus? Eu sei muito pouco. Por culpa minha, não dele. Quanto mais se sabe de Deus, mais a essência dele nos arrebata. Basta ir. Querer mais e conhecer realmeente quem ele é. Para quem teve ou tem um bom pai, sentir ou conhecer a Deus fica mais fácil. Uma das belezas perfeitas de Deus é ser pai. Que edcuca gentimente, prove as necessidades, prepara o caminho, ampara nas quedas. Tudo com amor, gentileza, sabedoria, elegância e humor. Pai correto, suave, justo doador. Assim foi o meu pai e assim é o Deus que eu busco conhecer e amar. Mas, o assunto hoje, é mais , muito muito mais de Deus. Iniciamos um tempo, um ano em que o máximo da essência, grandeza e potência de Deus deverá ser buscada por todos, individual e coletivamente.

Um desafio para ir além, Sair do raso da experiência com Deus, Parar de conduzir a Deus como marionete, numa vivência de fé sem frutos e vazia. E invocar, reverentemente, a um Deus gigante e onipotente, onipresente e onisciente, forte e soberano, que reina e é tremendo sobre toda a terra. É essa experiência que precisamos dar ordens ao Deus que até aqui manipulamos. Um Deus de quintal, de comadres, um Deus que a gente controla, vigia, resmunda, baz birra, fica de bem, fica de mal. Deixar Deus ser Deus na nossa vida. Entender sua soberania e amor. Quando ele fala e, principalmente quando ele se cala, ele é Deus! Paulo escrever aos romanos: "Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos?" E mais: "Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento? Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele."

Deixar Deus ser Deus, no silêncio que aflige ou nas repostas claras. Deixar Deus ser Deus ao nascer estupendo de cada novo dia. Deixar Deus ser Deus num período difícil, incertocomo este 2023 que se inicia. Deixar Deus ser Deus na busca contrita da sua vontade, com olhos de filhos totalmente dependentes de sua direção. Deixar Deus ser Deus na renovação honesta e franca das nossas mentes, sem nos deixar absorver por ideias, ilusões que afastam as criaturas de seu Criador amoroso. O homem sem Deus e sem família não tem futuro, espernça, é escrvo. Precisamos de Deus. Mas, principalmente, precisamos deixar Deus ser Deus, Entender quem Deus é.

Talvez eu tenha escrito todas essas admoestações, recdos, só para mim mesma. Talvez apenas eu tenha que entender tudo isso. Aliás, eu tento entender tanto que Deus é todo santo e abençoado dia. Se você - que leu até aqui - conhece a Deus em sua inteireza e magnitude, e já vive uma relação plena de dependência, fé e amor sobre todas as coisas com ele, aproveite, se fortaleça ainda mais e siga assim. Feliz por você! Eu tenho mais um ano inteiro para aprender. Ore por mim!


Fonte: Elma Eneida Bassan Mendes / Jornalista, escritora e membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec) - Jornal Diário da Região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário