terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

CONVITE - Encontros e Aniversários de Moto Clube/Grupos












O convite está feito, vamos participar!


 

Rita Cangussu, Socorro e Shirley (Penélope a Original) - Motociclistas / Bate e Volta até a Fazendinha / Com parada em Candeias



Neste último domingo (26), as prezadas Amigas e motociclistas Rita Cangussu e Socorro, realizaram um festivo e já tradicional bate e volta até a Fazendinha (BR 364),  sendo que foram "escoltadas" até o Posto Mirian em Candeias do Jamari, pela Shirley (Penélope). Após a parada no Posto Mirian, a Rita e a Socorro, continuaram o bate e volta até a Fazendinha, sendo que lá encontraram os os Amigos motociclistas da cidade de Ariquemes. Muito bom o passeio deste domingo. Veja as fotos e os vídeos.










Vídeos:





ROBSON OLIVEIRA - Resenha Política

 GASOLINA 

Com a reoneração escalonada dos combustíveis, anunciada pela área econômica do governo federal, os postos de gasolina correram para antecipar o aumento sem que haja ainda a definição do percentual que fixará em real o repasse nas bombas. Em Porto Velho, por exemplo, é possível verificar que o aumento já está sendo repassado aos consumidores, mesmo sem a autorização dos órgãos competentes.  

ENCRENCA 

Durante a campanha eleitoral o governo optou por cortar a cobrança dos impostos que incidiam sobre os combustíveis para que o aumento não influenciasse no resultado das urnas. Com a renúncia fiscal o orçamento nacional abriu um buraco enorme o que provocou aumento de déficit público e agora o governo precisará cobrar os impostos para fechar as contas.  

IMPOPULAR 

O problema da volta da cobrança dos impostos nos combustíveis é que impacta de forma direta no preço da gasolina e por ser algo visível aos olhos da população provoca desgaste enorme ao governo Lula. Um governo eleito por um pouco mais da metade dos brasileiros não possui muito espaço no cacife político para queimar e aumento de impostos, independente da natureza que seja, por ser impopular joga o governo para baixo. A oposição a Lula sabia que esta encrenca cairia no colo de quem vencesse o pleito e, como perdeu, vai fazer o escarcéu para colar toda impopularidade que o anúncio provoca.  

CUTUCADA 

O senador Confúcio Moura (MDB) é um mestre na política que não pode ser subestimado principalmente o que fala e da forma como se expressa, uma vez que conhece como ninguém os meandros da administração estadual. A última cutucada foi dirigida ao governador que, tudo indica, deverá ser seu concorrente a uma das vagas ao Senado em 2026. Independentemente da disputa que hão de travar no futuro, a cutucada do presente, referente ao barco ancorado na região fronteiriça do Guaporé,  pertencente ao governo. Moura tem toda razão. 

MESTRE 

É um barco hospital que poderia ser bem melhor aproveitado para atender ribeirinhos e as comunidades originárias que, naquela região do Vale do Guaporé, são enormes as carências e necessitam da ajuda do estado. Confúcio é mestre na cutucada, mas é mestre também em vencer eleições. O coronel que se cuide porque o segundo mandato é muito mais difícil que o primeiro. Especialmente porque não tem mais a pandemia como desculpa por eventuais inércias administrativas.  

TOUR 

A propósito da crítica feita na coluna passada ao Secretário Municipal de Obras da capital, Diego Lage, ao deixar a principal rua de escoamento do trânsito pesado sem recapeamento (Ananias Ferreira de Andrade), a coluna soube que está em fase licitatória, embora a obra estivesse programada anteriormente para que fossem concluídas com as demais ruas asfaltadas. Quem entrou em contato com a coluna foi um assessor da prefeitura para fazer os esclarecimentos uma vez que Lage se encontra em tour na Europa.  

EXEMPLO 

Quem sabe com a viagem o secretário aprenda com os europeus a realizar as obras por completo ao invés de concluí-las por etapas. Nas cidades europeias, por exemplo,  as BMWs trafegam com tranquilidade sem o risco de avariar o automóvel. Na Ananias Ferreira Andrade, em nossa capital,  até Jipe 4X4 corre o risco de quebrar a suspensão devido à buraqueira. Com a expertise internacional adquirida é possível que nosso secretário resolva o problema.   

GOLPISTAS 

Os extremistas de Rondônia presos em razão dos atos de vandalismo em 8 de janeiro em Brasília, vão continuar presos. O ministro Alexandre de Moraes mandou soltar mais de uma centena de terroristas de vários estados, exceto os vândalos rondonienses. Isso significa deduzir que os golpistas rondonienses, para permanecerem mais tempo presos, as traquinagens de vandalismo que fizeram na capital federal em janeiro passado foram grandes.  

SALGADO 

O IPTU deste ano está muito mais salgado sob a alegação de que o aumento se deu devido à suposta orientação do Tribunal de Contas para que a tabela fosse atualizada pela Tabela Genéricas de Valores, que, segundo informações, estava desatualizada desde 2003. Com isso alguns imóveis sofreram majoração em relação ao ano passado no imposto predial espantoso.  

MALUFADA 

Depois de anos tramitando em razão de recursos, a Justiça de São Paulo homologou ontem um acordo com as empresas ligadas ao ex-prefeito Paulo Maluf devolvendo 226 milhões aos cofres da capital paulista. A grana havia sido desviada das obras do Túnel Ayrton Senna. Por esse crime Maluf chegou a ser condenado a sete anos e nove meses de prisão. Por razões de saúde o ex-prefeito cumpre a sentença em regime domiciliar. 

ATIVOS  

Há outros processos em andamento contra Paulo Maluf em fase adiantada com ramificações em paraísos fiscais e devem recuperar outros milhões de ativos supostamente surrupiados do tesouro estadual. Como o patrimônio da família é grande a devolução dos recursos é questão tempo.  

 AFASTAMENTO

Por dez votos a dois o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou o juiz Marcelo Bretas, responsável pelo Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, por suspostas irregularidades na condução dos processos sob sua responsabilidade. O afastamento ocorreu nesta terça-feira, em Brasília. Não adianta nem os lavajatistas alegarem perseguição política porque o CNJ, órgão que afastou o magistrado, é formado na sua maioria por juízes e ministros das cortes superiores. E o placar elástico que decidiu pelo afastamento de Bretas das funções jurisdicional foi elástico. Bretas era um admirador das práticas do ex-juiz Sérgio Moro. 


Fonte: Jornalista Robson Oliveira / Porto Velho-RO.







VIAJANTES DO NORTE - Encontro dos apaixonados por Motorhome - Campistas/ Sábado



No último sábado (25), aconteceu no estacionamento da Loja Havan da rua da Beira, mais um encontro dos Amigos que são apaixonados por motorhome. Informação e muita descontração. Veja as fotos.













SINPOL - RO / Comunicado da Unimed - Centro Rondônia -Ji-Paraná


 

                    Fonte: SINPOL-RO



Ponta do Lápis em Movimento

 









segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Opinião de Primeira - A POLÍTICA NÃO PARA E A SUCESSÃO ESTADUAL JÁ ESTÁ NA PAUTA, COM NOMES FORTES DE OLHO NA CADEIRA DE MARCOS ROCHA



Exercício de futurologia, apenas. Nada mais. Possibilidades apenas, algumas mais passíveis de serem realizadas do que outras, partindo-se do princípio que o quadro dos dias de hoje se mantivesse, para as próximas eleições. Primeiro: é praticamente certo que Rondônia será governada, entre maio e dezembro de 2026, por Sérgio Gonçalves, um bom técnico, mas estreante na política, que é o vice de Marcos Rocha. O Governador deixará o seu posto, para disputar uma das duas vagas ao Senado. Pelo andar da carruagem, já se pode falar que haverá alguns nomes à sucessão de Rocha, ocupando sua cadeira no Palácio Rio Madeira/CPA. Neste momento, o nome mais forte é o do prefeito da Capital, Hildon Chaves. Candidatíssimo desde agora, só algum evento muito inesperado pode tirar Hildon da corrida pelo Governo. Ivo Cassol também sonha em voltar ao comando do Estado e teria todas as condições eleitorais para isso, mas ainda depende de uma mudança na injusta pena a que foi condenado e, portanto, ainda está sem seus direitos políticos recuperados. Entre os nomes novos, que neste momento andam aparecendo com destaque mas que, ao contrário de Hildon ainda poderá ficar mais três anos no poder, surge a possibilidade da candidatura do jovem prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, que tem feito um mandato bastante positivo. Ele certamente vai buscar a reeleição e, no meio de um possível segundo mandato, pode tentar o Governo. Não há como ignorar ainda a possibilidade do PT e as esquerdas apresentarem um nome bastante forte, caso o governo Lula tenha sucesso. Hoje, o único destes personagens que teria alguma chance nas urnas, seria a ex-senadora Fátima Cleide. Entre nossos representantes no Congresso Nacional, quem ainda poderia sonhar com o governo? Marcos Rogério poderia tentar novamente, mas não há segurança de que ele vá manter os apoios que teve na primeira disputa. Lúcio Mosquini prefere o Parlamento do que o Executivo. Silvia Cristina também. Fernando Máximo e Cristiane Lopes estão de olho na Prefeitura da Capital. Talvez o senador Jaime Bagattoli decida, neste futuro hipotético, concorrer ao Governo. E ainda, nunca se pode esquecer, esta nominata não seria completa sem que a gente lembre de Expedito Júnior, que ainda pode voltar.

Obviamente que é muito cedo para se dizer que há algo definido. Na política, as coisas podem mudar até 24 horas antes de uma eleição. Pesquisas, tendências, possibilidades parecendo reais, milhares de vezes não se confirmam. Pegando apenas um exemplo recente, da eleição para o Senado, quem apostaria todo o seu dinheiro em Jaime Bagattoli, uma semana antes do pleito, já que ele aparecia em quarto ou quinto lugares em várias pesquisas? Portanto, tudo o que está sendo desenhado hoje, só uma parte ou absolutamente nenhuma das previsões podem ser consideradas definitivas, tanto tempo antes. Mas na política, mal se fecham as urnas e já se começa a falar na próxima eleição. A sucessão de Marcos Rocha é daqui a apenas 42 meses. Esse tempo passa voando...

 

A PARTIR DO DIA 1º DE MARÇO, GASOLINA JÁ SOBE 69 CENTAVOS POR LITRO SÓ PELA VOLTA DOS  IMPOSTOS FEDERAIS  - Preparemos nossos bolsos! O preço da gasolina pode dar um salto, a partir de 1º de março, ou seja, daqui a daqui a 96 horas. Restam apenas quatro dias para se comprar gasolina com os descontos dos impostos federais. Só a volta do PIS /Cofins, representa uma alta de 69 centavos no preço final. Por enquanto, na Capital, ainda se encontra o litro da gasolina a menos de cinco reais. A maioria, contudo, está na faixa próxima a 5.50. Com a decisão do Ministério da Fazenda da retomada dos impostos federais, o preço dos combustíveis (gasolina e etanol) voltam a subir a patamares bastante significativos. O ministro Fernando Haddad comentou que, apenas com a decisão de retomar a cobrança dos tributos federais   dos combustíveis, devem entrar nos cofres da União, neste ano, algo em torno de 29 bilhões de reais. Em Rondônia, os impostos estaduais à princípio continuarão com os mesmos descontos, embora esse quadro possa mudar, porque as conversações estão em andamento. A redução dos tributos, criada através de decreto do ex-presidente Bolsonaro, iria acabar em 31 de dezembro. O presidente Lula ampliou o benefício até 28 de fevereiro, Agora, tudo vai mudar. Lá vem a gasolina a preços exorbitantes, de novo!

 

CASO ÚNICO DA VACA LOUCA NO PARÁ AFETA AS EXPORTAÇÕES RONDONIENSES DE CARNE PARA A CHINA - Um só caso. Em Marabá, no Pará. E só este problema, isolado, atingiu todas as exportações brasileiras. A descoberta de um animal com a doença da vaca louca, interrompeu todas as exportações da nossa carne para a China. Mesmo que momentaneamente, os prejuízos serão imensos. Inclusive para Rondônia, cuja carne de qualidade, tem o mercado chinês como um dos seus mais cativos clientes. Só para se ter ideia da situação, a China se tornou o principal parceiro comercial da terra de Rondon, colocando a carne como o produto que maios importa. De janeiro a outubro do ano passado, por exemplo, os chineses compraram mais de 333 milhões de dólares (algo em torno de 1 bilhão e 730 milhões de reais) entre os derivados da carne bovina, minérios, algodão e sementes. As exportações brasileiras, desde esta quinta-feira, já estavam suspensas. Os frigoríficos, desde a segunda-feira, pararam de comprar carne para produção.  O Ministério da Agricultura está correndo contra o tempo, para que a situação seja normalizada. Não há notícias sobre outros casos de vaca louca em lugar algum do país.

 

COMO NÃO CRITICAR E GENERALIZAR NAS CRÍTICAS, QUANDO NOSSO CONGRESSO ABUSA DO USO DO NOSSO DINHEIRO? - Há parlamentares que se queixam, considerando exageradas – e pior, generalizadas – as críticas feitas em relação às benesses que os congressistas brasileiros têm, principalmente se houver comparação com o povo pobre que eles representam. Mas não há como não criticar. E não há como não generalizar, em eventos como os registrados nestes dias. Enquanto boa parte do país vive na incerteza, muitos atingidos por violentos eventos naturais, como os do litoral de São Paulo, nossos deputados – todos, sem exceção – enchem seus bolsos, recebendo benesses absurdas.  O pagamento de um tal auxilio-mudança para parlamentares, custará aos cofres públicos nada menos do que 4 milhões de reais. A metade do que o governo federal liberou para ajudar os atingidos pela tragédia de São Paulo. Cada um que não foi reeleito, terá direito a 39 mil reais, como se não tivesse condições de se mudar de Brasília. Mas todos os reeleitos ganharão o dobro. Ou seja, ganharão os 39 mil saírem de Brasília e outros 39 mi para voltarem. Uma vergonha. Alguém acha coisa pior? Tem. Nenhuma voz se levantou contra este absurdo. Não se tem conhecimento de ninguém que devolveu o dinheiro. Ao menos até agora.

 

INAUGURADA COM FESTA HÁ 47 ANOS, A BR 319 CONTINUA SOB UMA GUERRA IDEOLÓGICA QUE IGNORA A POPULAÇÃO - A obra começou em 1972 (há 47 anos, portanto) no auge do regime militar, que investia pesado em rodovias, para interligar o país. Quatro anos depois, ela foi inaugurada com grande festa, numa solenidade que teve a presença do então presidente da República, Ernesto Geisel. Passados 16 anos,  em 1988, já totalmente deteriorada, houve abandono geral da empresa responsável pela manutenção. Bem antes, a BR 319, que liga Porto Velho a Manaus, já estava praticamente intransitável. Vários projetos para recuperá-la foram ignorados, na medida em que a reforma e reasfaltamento se transformaram numa guerra ideológica entre ONGs internacionais, ONGs nacionais, defensores do meio ambiente, contra os milhões de moradores da região, prejudicados pela falta de uma ligação direta entre as duas cidades. Ignorando todo o progresso, desenvolvimento e avanço econômico que uma estrada de qualidade daria aos dois Estados, os ambientalistas juram que se a rodovia for asfaltada, esta parte da Amazônia será destruída. E não aceitam qualquer argumento contrário. Eles têm apoio do Ministério Público, de boa parte do Judiciário, do Ibama e vários outros órgãos, alguns deles há muitos anos dominados pela ideologia que acha que a floresta deveria ser mantida intocável e que seus milhões de moradores sobrevivam do jeito que puderem, desde que mantenham a região como nos séculos passados. No governo Bolsonaro, surgiu uma luz no fim do túnel. No governo Lula, tudo indica que a 319 jamais será asfaltada novamente. Essa é a triste realidade.

 

RAUPP PODE SER UM DOS CANDIDATOS AO SENADO NA PRÓXIMA DISPUTA? POR ENQUANTO, ELE AINDA DIZ NÃO - Está difícil para o ex-senador Valdir Raupp manter sua promessa, mesmo que momentânea, de se afastar da política. Porque há um pacotaço de amigos, admiradores e, principalmente de eleitores, que o procuram, querendo que ele reveja sua posição e participe do processo eleitoral, principalmente na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal, que estarão em disputa no final de 2006. Com a paciência que lhe é característica, Raupp informa a todos que não está pensando no assunto e, sempre destaca: seus passos futuras e decisões “serão decididos pelo Senhor”. Afora a questão da religiosidade, que deve ser sempre respeitada, ao se voltar às questões terrenas, pode-se afirmar, com segurança, que Raupp, um dos políticos mais respeitados da história de Rondônia, que foi injustamente acusado por um longo processo judicial que o tirou da última eleição que disputou, vai voltar por cima. Absolvido em todas as instâncias, ele agora ostenta também a questão da injustiça sofrida, como mais um argumento de que deve voltar a representar o Estado, em nível federal. Já em relação à sua esposa, a ex-deputada Marinha Raupp, tão atuante na busca de recursos federais aos municípios e ao Estado quanto seu marido, ela não pensa ainda em retornar à política. Mas é bom lembrar que faltam pelo menos 42 meses para a próxima eleição federal.

 

VIOLÊNCIA E BRUTALIDADE AQUI E LÁ FORA. NO BRASIL, O TERROR NA MESA DE SINUCA E POBRES ROUBANDO MISERÁVEIS - Quanto mais a gente sabe, mais se assusta. Neste mundo enlouquecido, namorando a possibilidade de uma guerra nuclear, são também atos, eventos isolados, tragédias e canalhices que nos fazem questionar sobre o que está acontecendo com a raça humana. Exemplos horrorosos não faltam. Na Inglaterra, uma anciã que abrigou um sem teto, com pena dele, foi morta e queimada numa fogueira por aquela que ela protegeu. Nos Estados Unidos, um repórter de TV foi morto; seu cinegrafista foi gravemente ferido por uma assassino em série, que havia matado sua jovem namorada e matou, ainda, uma criança de nove anos. No Brasil, dois assassinos desvairados mataram sete pessoas, no Mato Grosso, por terem perdido um jogo de sinuca. Mataram, covardemente, uma menina de 12 anos. Um dos criminosos atirou contra a PM e foi morto. O outro se entregou, já certamente sob intensa proteção dos que defendem apenas os direitos humanos dos bandidos. Em São Paulo, no meio da tragédia e do desespero que tomou conta de várias cidades e milhares de famílias, bandidos estão atacando, para roubar, caminhões que levam alimentos, roupas e material de limpeza para amenizar a dor dos desabrigados. Tem mais: o vereador de São Sebastião Pedro Renato da Silva (PSDB) denunciou em suas redes sociais a venda de mantimentos doados a famílias em pontos de abrigo por ambulantes. Pobre roubando de miserável. O que está acontecendo com os seres humanos?

 

PERGUNTINHA - Você acha que o Brasil melhorou ou piorou, nestes primeiros 53 dias do governo Lula, em relação à situação que o país vivia até o final do ano passado?



Fonte: Jornalista Sérgio Pires.






CONVITE - Super Encontro / Carros Antigos - Ji-Paraná/RO

O convite está feito, vamos participar!

CONVITE - Aniversários e Encontros de Moto Clubes/Grupos

 






O Convite está feito, vamos participar!