Nos 10 mandamentos da boa gestão de empresa, em algum lugar tem que estar a ordem “irás valorizar a presença digital”. Isso é o básico em tempos de internet e consumidor online. Isso leva também a outro detalhe: contar com um bom serviço de web host.
Um qualificado serviço de host traz uma série de vantagens, proporcionando mais autoridade para o seu negócio e um bom desempenho para o seu site.
No entanto, para consolidar a sua presença online não adianta apenas criar o seu site, atualizá-lo constantemente e orar para que “os deuses da web” o abençoem com a dádiva da visibilidade.
É preciso construir essa presença por meio de estratégias. Uma delas é utilizar o Google Meu Negócio. Essa ferramenta da Google é uma importante aliada para destacar um negócio na web.
Por isso, para você ficar por dentro do assunto, conhecer as vantagens, saber como e por qual motivos vale a pena usar essa ferramenta, confira os seguintes tópicos que iremos abordar.
- Saiba o que é o Google Meu Negócio
- Os benefícios do Google Meu Negócio
- Como melhorar a sua presença online por meio do Google Meu Negócio
- A importância de usar corretamente o Meu Negócio para a sua empresa
Saiba o que é o Google Meu Negócio
Ele também é conhecido como Google My Business (como muitos elementos do universo do empreendedorismo estão em inglês), mas aqui em terras tupiniquins vamos chamá-lo mesmo de Google Meu Negócio.
Ele é um ambiente gratuito para você promover a divulgação do seu empreendimento. Em suma, se você quer obter e garantir por muito tempo a presença digital, o Google Meu Negócio é o seu grande aliado.
Basicamente ele permite que você insira um perfil do seu negócio, de modo que elas sejam apresentadas quando o usuário realiza alguma busca com a palavra-chave relacionada.
Pense que no atual contexto, em que um cliente pode acessar a web de qualquer lugar com apenas um smartphone em mãos, então o Google Meu Negócio ganha uma posição de destaque nas suas estratégias de Marketing.
Como usar o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta grátis e é bem fácil de ser utilizada. Ela permite que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade pelos consumidores. Para isso, é necessário cadastrá-la na ferramenta.
Ao inserir a sua empresa no Google Meu Negócio ele vai permitir que os usuários vejam a localização geográfica da sua empresa, disponibilizar um tour virtual pela loja, exibir fotos da empresa, dos produtos e também disponibilizar avaliações dos clientes.
Além do mais, o Google Meu Negócio possibilitará acrescentar links externos do seu blog, do seu site e também das suas redes sociais.
Para efetuar o cadastro e construir o seu perfil é bem simples. O processo é intuitivo e rápido. Você tem uma conta Gmail? Caso sim (o que é bem provável) então você já tem meio caminho andado para utilizar o Google Meu Negócio.
Construa o seu perfil
Para efetuar o seu cadastro, você deverá acessar o site do Google Meu Negócio e efetuar o seu login com o Gmail. O ingresso será realizado de forma automática e você deverá inserir o nome da sua empresa para o buscador encontrá-la.
Se a sua empresa está indisponível, é necessário incluí-la no Google. Para isso, clique no link específico e insira o nome da empresa. Pressione o botão “Próxima” e na próxima seguinte a categoria do seu negócio.
A próxima fase é responder se quer acrescentar um local em que os clientes podem visitar. Caso escolha sim, o lugar será exibido no Google Maps e na SERP. Insira o endereço completo e veja se o posicionamento está correto no mapa.
Porém, preste atenção, pois o Google envia uma espécie de material para comprovar que a aquele endereço está correto.
Personalize a sua conta
As alternativas de personalização de conta são informar os horários de atendimento, acrescentar fotos e vídeos do seu negócio, descrição da marca e tour virtual.
Com isso, a sua página estará apta a atrair mais clientes. Quanto mais consumidores você atrair e vendas realizar, maior é a oportunidade dos seus clientes deixarem comentários e avaliarem sua marca.
Além do mais, assim que a sua pontuação no Google Meu Negócio aumenta, sua empresa ganha mais visibilidade, relevância e você constrói com autoridade a sua presença digital.
Incentive os clientes a deixarem avaliações
As avaliações deixadas pelos clientes ajudam a visibilidade da sua empresa no Google Meu Negócio.
Com o intuito de estimular os consumidores a deixarem as suas avaliações, o Google Meu Negócio possibilita gerar um link para enviar aos clientes.
Contudo, é sempre bom lembrar que as resenhas devem ser estimuladas, mas nunca forjadas. Se você fizer isso e o Google descobrir, o seu empreendimento será punido.
Além do mais, as avaliações verdadeiras dos consumidores são um detalhe positivo. É uma estratégia válida de criar engajamento e incentivar a decisão de compra do usuário.
Outro aspecto importante é que as avaliações dos outros clientes podem funcionar ativando alguns gatilhos mentais, especialmente o da prova social e o da autoridade.
Quais os benefícios do Google Meu Negócio?
Na era da internet, em que a transformação digital é vital para a sobrevivência de qualquer empreendimento, o Google Meu Negócio é um caminho curto para o cliente chegar até você. Ele pode auxiliar tanto as pequenas empresas quanto as grandes.
Ter a oportunidade de utilizar o Google Meu negócio apresenta uma série de vantagens. Entre elas estão algumas que elencamos a seguir.
A exposição grátis do seu negócio
O custo é zero para divulgar a sua empresa e o perfil do seu negócio aparece sempre que uma pesquisa correspondente é realizada.
Lembrando que ainda há uma grande oportunidade de concretizar negócios, pois as indicações do buscador estimulam as pessoas a adquirirem um produto ou um serviço.
Outro aspecto relevante nesse sentido é a possibilidade também de interagir com o seu público consumidor. Os comentários deixados pelos usuários e as avaliações para as empresas é um estímulo a mais para interagir.
Os clientes deixam as suas impressões e, em troca, o gestor tem a oportunidade de responder, agradecendo ou respondendo perguntas, por exemplo. Utilize a oportunidade para acrescentar fotos e vídeos, pois incentivam o engajamento.
Aumento de tráfego
Os consumidores que se depararem a sua marca pelo Google Meu Negócio tendem a visitar o seu site ou a sua loja física. Essa é uma forma de fortalecer as suas estratégias de Marketing Digital e alcançar mais visibilidade.
Sua estratégia de marketing ganha mais força com o perfil no Google Meu Negócio. Por meio dele, você pode acrescentar links de redes sociais, site e blogs.
Contudo, é importante salientar que o seu perfil deve estar atualizado constantemente. Caso a sua empresa mude de endereço, por exemplo, lembre-se de alterar também no seu perfil do Google Meu Negócio.
Mensurar a sua reputação
O perfil do Google Meu Negócio traz informações valiosas sobre como os clientes enxergam e avaliam o seu negócio. Isso ajuda a otimizar as suas estratégias.
Preste atenção nas notas e nos comentários para interagir com os clientes, respondendo os questionamentos de maneira profissional e sanando as dúvidas.
Caso algum cliente faça uma reclamação mais severa e relate qualquer tipo de transtorno, fique à disposição para sanar esse problema. É desse modo que você vai conseguir solucionar o empecilho e passar uma boa imagem do seu atendimento para o comprador.
Como melhorar a sua presença online por meio do Google Meu Negócio
Você pode garantir uma boa visibilidade para a sua empresa por meio de métodos simples e eficiente. Veja abaixo quais são!
Pelo tipo de negócio
É o tipo de busca mais conhecido, em que o cliente insere o que deseja encontrar, mas sem determinar o nome da empresa, a localização ou a marca de produto desejada. Os dados apresentados vão depender da localização atual do usuário.
Pelo tipo de empresa
Por meio dela o cliente busca pelo nome da empresa. Desse modo, aparecem as filiais mais próximas do local em que o usuário está.
Pela localização
Ela acontece quando o cliente faz buscas geográficas, procurando empresas por cidade ou bairro e o tipo de negócio procurado. Não há distinção para as pesquisas efetuadas por desktop ou smartphones, porque há um critério de indicação.
Você pode garantir uma boa visibilidade para a sua empresa por meio de métodos simples e eficiente. Veja abaixo quais são!
Pelo tipo de negócio
É o tipo de busca mais conhecido, em que o cliente insere o que deseja encontrar, mas sem determinar o nome da empresa, a localização ou a marca de produto desejada. Os dados apresentados vão depender da localização atual do usuário.
Pelo tipo de empresa
Por meio dela o cliente busca pelo nome da empresa. Desse modo, aparecem as filiais mais próximas do local em que o usuário está.
Pela localização
Ela acontece quando o cliente faz buscas geográficas, procurando empresas por cidade ou bairro e o tipo de negócio procurado. Não há distinção para as pesquisas efetuadas por desktop ou smartphones, porque há um critério de indicação.
Usar corretamente o Meu Negócio para a sua empresa é muito importante
Na atual era da internet, em que muito se fala em digitalização dos negócios, o Google Meu Negócio é gratuito e fácil de usar.
Na atual era da internet, em que muito se fala em digitalização dos negócios, o Google Meu Negócio é gratuito e fácil de usar.
Apenas esses motivos já devem ser suficientes para você utilizá-lo em suas estratégias. Ele gera engajamento, proporciona interações com os clientes e traz informações precisas sobre como o seu negócio é avaliado pelo público.
Combinado com um site e um bom serviço de web host, o Google Meu Negócio é um método válido e eficiente para assegurar a sua presença online.
Portanto, saiba como aproveitar e utilizar esse importante recurso desenvolvido pelo próprio Google. Por meio dele você estará mais perto dos seus clientes, deixando o seu empreendimento sempre à disposição deles.
Fonte: Assessoria / Rondôniagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário