Se eu estivesse andando por um caminho, e enxergasse uma cascavel perto dos meus pés, eu deveria sentir medo. Mas reagir subitamente poderia fazer com que eu fosse picada. Se uma abelha pousar em mim, devo ficar parada para não ser picada. A picada da abelha e da cascavel são mecanismos de defesa, criados para a proteção delas.
O Medo é uma dádiva de Deus em resposta ao perigo. Às vezes, o que originou o medo está claro, mas outras vezes está oculto, causando um impacto emocional profundo. Deus nos criou para reagirmos ao medo de forma proativa, como uma resposta de luta, fuga ou proteção. Embora o medo seja uma emoção natural concedida por Deus, o terror não é. O terror nos leva a viver como prisioneiros, constantemente ameaçados por algo que pode ou não vir a acontecer. Podemos viver num estado de terror quando nos sentimos ameaçados, seja física ou emocionalmente, nessas três áreas: amor, importância e segurança.
Seu amor por outros parece estar em perigo
Você já sentiu medo de perder alguém importante em sua vida? Talvez você tenha pensado: “se eu perder essa pessoa tão querida em minha vida, eu não saberei o que fazer ou como continuarei vivendo.” Pode ser que você tenha medo de perder relacionamentos se seu desempenho, talentos ou habilidades não forem bons o suficiente. Ou talvez, sinta medo relacionado à perda de atrativos físicos. Você tem medo de que, se começar a envelhecer ou ganhar peso, perderá a afeição dos outros. A solução para o medo da perda do amor é saber que o amor do Senhor por você é sem medidas. “Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem...” (Salmo 103:11)
Sua importância parece estar em perigo
Você tem medo de perder seu senso de identidade? Talvez você tenha pensado: “se eu perder meu trabalho perco tudo o que tenho me empenhado para alcançar”. Você teme perder seu valor e pensa que será um fracasso se não conseguir atingir suas metas? Ou você se preocupa com a sua reputação temendo que outros percam o respeito por você se conhecerem o seu “eu” verdadeiro? A solução para superar o medo de perder sua importância é compreender o valor que você tem para Deus. Ele escolheu salvá-lo e planejou um futuro para você. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29:11)
Sua segurança parece estar em perigo
Você se preocupa com sua segurança financeira? Talvez você tenha pensado: “se eu não for bem nesse projeto pode ser que perca meu trabalho. Então, não vou conseguir sustentar a mim mesmo ou à minha família”. Talvez você tenha medo de perder a sua casa e não ter onde morar, de não ter nenhum meio de sobrevivência. Pode ser que você tema por sua saúde que está declinando, e se preocupe em adoecer ou morrer. A solução está em saber que a verdadeira e eterna segurança se encontra em um relacionamento pessoal com o Senhor: “Em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem?" (Salmo 56:11)
Deus pode nos ajudar quando experimentamos o medo e o perigo. Busque a Deus e tenha esse versículo perto de seu coração: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti”. (Salmo 56:3)
Oração:
“Querido Deus, eu te agradeço porque o Senhor é meu pastor. O Senhor me guia... me protege...e me concede a Tua paz. Tu és aquele que restaura a minha alma. Tu conheces minhas fraquezas e quando estou mergulhado em medo. Agora, em minha fraqueza, eu escolho confiar em Tua força, em teu poder. Me transporte do medo para a fé́. Ao lançar meu medo sobre Ti, usa-o para o bem em minha vida, para me lembrar da necessidade que tenho de Ti. Em nome de Jesus. Amém!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário