Duas unidades de medidas diferentes, cavalos de potência e Newton-metro, são usadas para descrever o quão forte é um caminhão para transportar cargas nas rodovias. Para os dois números, quanto mais melhor. Mas você sabe a diferença entre cada um?
Nos carros de passeio, a potência é mais importante que o torque, mas no caminhões é o contrário. A potência em cavalos é a principal responsável por fazer o veículo ganhar velocidade.
A potência é a capacidade de aceleração do motor, medida em cavalos de potência. Ela é a energia útil gerada em determinado tempo.
o torque é a força responsável por fazer o motor girar. O torque pode ser definido como a força produzida por corpos em rotação.
Ele é criado pela explosão do combustível dentro do cilindro do motor, que empurra o pistão para baixo, fazendo o virabrequim girar. Quanto mais longo o movimento, maior a capacidade do motor produzir energia.
O torque também pode ser exemplificado de maneira simples ao trocar um pneu. Quanto maior a chave de roda usada, menor força é necessária para fazer a porca girar, apesar da força aplicada à porca ser maior. Por isso, geralmente os motores de caminhões e ônibus são grandes, com bielas longas, cilindros maiores, e com o virabrequim de grande diâmetro.
Com essa construção maior, o motor gera mais torque, necessário para manter a velocidade do veículo carregado mesmo em inclinações fortes. São comuns alguns vídeos que mostram caminhões empinando as rodas dianteiras pela força que fazem ao tracionar uma carga pesada em aclives acentuados.
O motor diesel tem a grande vantagem de oferecer alto torque em baixas rotações, por isso, na maioria dos caminhões, a faixa verde, onde o motor fornece mais torque, fica na casa dos 1.100 a 1.500 RPMs.
Nos carros de passeio, por serem mais leves, motores menores, com menos torque, são suficientes para manter a velocidade do veículo constante. Por isso, um carro de alto desempenho, mesmo na casa dos 800 cavalos de potência, não tem força suficiente para puxar cargas. Ele não tem torque para isso.
E um caminhão, mesmo com mais de 600 cavalos de potência, não atinge altíssimas velocidades. Ele é construído para fazer força, puxando cargas.
Fonte: Blog doCaminhoneiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário