sábado, 11 de julho de 2020

MOMENTO JURÍDICO - Como conseguir Leito de UTI no período de Pandemia de COVID-19


Ementa: Leito de UTI. COVID-19. Obrigação do Estado. Obrigação do Plano de Saúde


Infelizmente, com o aumento rápido e significativo dos casos de COVID-19, a tendência é que seja ainda mais difícil e demorado conseguir um leito de UTI para pacientes em estado grave, que estão com suas vidas em risco.
O direito à saúde é um direito de todos e dever do Estado, conforme estabelece a Constituição Federal. Contudo, são comuns casos em que o Poder Público não consegue disponibilizar leitos de UTI para todos que necessitam, sobretudo às pessoas menos favorecidos socioeconomicamente.
A ausência de leitos no SUS, a precarização dos hospitais e ineficiência não são problemas recentes, mas poderão se tornar problemas ainda maiores devido ao aumento de casos de COVID-19.

O Poder Público tem dever de disponibilizar Leito de UTI para os pacientes com COVID-19?

Sim, o Poder Público deve disponibilizar Leito de UTI aos pacientes com COVID-19 que necessitem do tratamento urgente prescrito pelo médico para manutenção de sua vida e saúde. Mas nem sempre a rede de saúde pública disponibiliza o leito com a necessária urgência.
Assim que o paciente é admitido em alguma unidade de saúde, o médico constata a necessidade de Leito de UTI. Após, o paciente é inserido em uma lista de Regulação, com critérios para disponibilização de leitos e prioridades. Pode ser que demore para que o SUS transfira o paciente para o leito de UTI.

Como conseguir um Leito de UTI pelo SUS?

Diante da demora do Poder Público em disponibilizar os leitos de UTI, é possível recorrer ao Judiciário para que o juiz determine a transferência do paciente. Caso não haja vaga em hospital público, também pode ser determinada a internação em hospital particular, com os custos pagos pelo Poder Público.
Nessa decisão, o juiz poderá, ainda, fixar multa para o Estado ou Município caso não seja disponibilizado o leito de UTI.

Como conseguir leito de UTI pelo plano de saúde?

A ausência de leitos não é um problema somente no âmbito do SUS. Com o aumento das internações, principalmente nesse período de pandemia, é possível que os Planos de Saúde não consigam disponibilizar leitos de UTI com a urgência necessária.
Nesse caso, também é possível recorrer à justiça para que o juiz determine a transferência do beneficiário do plano de saúde para Leito de UTI, inclusive no período de carência, por se tratar de um caso de urgência, com risco à vida.
Diante da situação de pandemia, as dificuldades e demora para disponibilização de leitos de UTI aumentam, mas a vida do paciente está em jogo e cada dia de espera pelo tratamento pode ser o último.
Assim, caso esteja passando por uma situação como essa, é importante buscar um advogado de confiança ou a Defensoria Pública para buscar perante o Judiciário a efetividade do direito à saúde. Lute pelos seus direitos e de seus amigos e familiares!
Nária Jane Rodrigues de Carvalho – OAB/GO 59.890 - Advogada no Escritório Bambirra Advogados
Fonte: BAMBIRRA ADVOGADOS, Advogado
Escritório Especializado
BAMBIRRA ADVOGADOS é um escritório moderno, atualizado e com atenção total no foco do cliente. Atuamos com excelência, ética, compromisso e transparência na relação com o cliente e com as instituições. Com atuação inovadora e estratégica no direito público e privado, contencioso e preventivo, o escritório vem obtendo êxito naquilo que mais nos importa: gerar tranquilidade ao cliente, prevenindo e solucionando importantes questões. Formado por equipe altamente especializados, pós-graduados, mestres e doutores, com experiência internacional, o BAMBIRRA ADVOGADOS conta com um time em constante atualização e pronta para solucionar demandas complexas a nós confiadas. Estamos a sua disposição! Whatsapp: (62) 99968-0616 Email: contato@bambirraadvogados.com.br - (Jus Brasil).

Um comentário:

Unknown disse...

O problema é a burocracia para conseguir. A doença não espera.

Postar um comentário