Aproveite a Liberdade
A maioria dos motociclistas vai dizer que andar de moto é uma ótima experiência. Palavras como “excitante”, “emocionante” e sim, “diversão” são usadas para descrever o prazer que é andar de moto. Então, por que muitos novos pilotos dizem que montar numa motocicleta pode ser uma coisa assustadora e intensa?
Uma razão que vem à mente é a “experiência” ou, no caso do novo piloto, a falta dela. Vejamos o porquê.
Sobrecarga Cognitiva
Aprender a andar de moto envolve a coordenação de muitas ações, tanto em sequência como simultaneamente, para operar com segurança a motocicleta. A maioria das motos tem cinco controles básicos: acelerador, embreagem, câmbio de marchas e controles separados para freios dianteiro e traseiro.
Adicione a estes, o fato de que os controles do acelerador, do freio dianteiro e da embreagem estão todos montados no guidão da moto e onde se somam várias outras ações necessárias do motociclista (como setas, buzina etc). Isso pode ser demais para um novo piloto.
Muitos pilotos iniciantes, independentemente da rapidez com que aprendem, podem acabar sobrecarregados com mais informação do que efetivamente conseguem processar. Este é o ponto de saturação e é quando as coisas deixam de funcionar e tendemos a cometer erros.
Meu amigo e instrutor avançado de pilotagem, David Beyer, dizia o seguinte, quando conversei com ele sobre este artigo: “Ao ensinar pilotagem, nos referimos a isto como carga cognitiva e é a razão pela qual, ao ensinar alguém e dar dicas e comentários, é importante ser objetivo e conciso. É fundamental que o instrutor vá direto ao ponto de atenção necessário para ajudar o aprendiz a se aperfeiçoar. Eu chamo isso de base do aprendizado”.
A atenção dada à operação da motocicleta ainda compete com a atenção exigida pelo trânsito. Semáforos e sinais, pedestres, detritos na pista, todos exigem atenção, isso sem mencionar os outros veículos e participantes do trânsito. É fácil perceber por que novos pilotos podem não ter uma experiência relaxante e divertida sobre suas motos.
Memória muscular e diversão
Como qualquer nova habilidade ou atividade, é preciso pensar para executar uma ação. Aprender a digitar, por exemplo, começa como uma série de ações “caça-e-aperta”, enquanto se aprende a localização das letras no teclado. Ao longo do tempo, algumas pessoas não precisam nem olhar para o teclado para transformar seus pensamentos em palavras numa tela (ok, eu ainda olho mais do que deveria).
Guitarristas praticam durante horas e horas até o ponto em que podem tocar um show inteiro sem olhar para o instrumento. Muitos também cantam ao mesmo tempo que tocam. Para eles, o processo vai da luta para aprender ao puro gozo de fazer música.
O ponto é que repetir essas ações, como digitar ou tocar violão ou mesmo pilotar uma motocicleta, desenvolve o que é chamado de memória muscular. O resultado é que as ações podem ser realizadas sem atenção deliberada. Ou seja, “sem pensar”.
A prática pode nem sempre ser divertida, mas é a porta de entrada para aproveitar a sua pilotagem. À medida em que se pratica o uso do acelerador, freios e outros controles na moto, mais memória muscular se desenvolverá.
À medida que os caminhos de aprendizagem são criados, cada vez menos será necessário “pensar antes de agir” para operar a sua moto. Isso deixará mais atenção disponível para o trânsito, outros veículos e perigos na pista.
Com as necessidades por atenção, caindo abaixo do ponto de saturação, o piloto pode começar a relaxar e se divertir. Com mais prática, operar a motocicleta torna-se uma segunda natureza. Pilotar regularmente também ajuda a melhorar a avaliação situacional.
Com o tempo, os pilotos percebem que são capazes de detectar riscos (e potenciais riscos) mais rápido e mais facilmente. Chamamos isto de “reconhecimento de padrões” e existem exercícios que podem ajudar o piloto a desenvolver esta habilidade, mas este é um artigo para outro momento.
Conclusão
Pratique pratique pratique. Saia de moto e pratique estas habilidades. Se você é um piloto inexperiente, encontre alguns lugares com pouco tráfego ou mesmo saia em momentos em que as ruas estão vazias. Passe algum tempo apenas acostumando-se a operar todos os controles da moto.
Desenvolver a memória muscular não só aumentará o seu nível de prazer, mas também aumentará a sua segurança. Praticar frenagem de emergência (não na rua!) vai reduzir o seu tempo de reação, bem como proporcionar uma compreensão maior sobre como a motocicleta vai se comportar nessa situação.
Finalmente, não deixe que os anos de experiência em pilotagem interfiram na prática continuada de técnicas e busque formação avançada em pilotagem. Veja cada saída de moto como uma oportunidade para praticar técnicas como mudanças suaves de marcha, deslocamento visual em curvas e correção da posição do corpo. A prática leva à perfeição!
Fonte: Brandon Jackson - Vidas em Duas Rodas.
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