domingo, 12 de julho de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

NOSSA SINA: POUCOS ANOS DE PAZ, MUITOS DE TURBULÊNCIA

Começou com avisos, passou para alertas e, infelizmente, chegou à realidade. Isso mesmo: a inflação está de volta. Bateu nos 9 por cento nos primeiros seis meses do ano e, para pânico geral, pode ir mais longe até o final de 2015, embora o governo jure que, ao contrário, deve diminuir. Há 12 anos que a inflação não batia neste patamar. E ainda tem mais: o mercado anda assustado e o consumidor muito mais. Na hora das compras nos supermercados, há preços que já mudam de um dia para o outro, como nos velhos tempos da hiperinflação do lastimável governo Sarney, nos anos 80. Os juros estão estratosféricos. Não há como capitalizar as empresas, sem quebrá-las, pagando juros abusivos. A indústria automobilística, sem os benefícios de cortes de impostos, vende cada vez menos e pressiona a União, anunciando férias gerais e prenunciando demissões em massa. A construção civil, na maioria dos Estados, já começa a dar sinais de retrocesso e a compra da casa própria se distancia ainda mais de quem tem renda menor. A crise começa a se ampliar, ainda mais que há, ao mesmo tempo, um perigoso vácuo de poder. O governo não está governando, porque todos os dias enfrenta novos embates com denúncias de roubalheiras e pressão dos opositores.
As sucessivas derrotas do governo no Congresso, deixam claro que as coisas, que já estão ruins, tendem a piorar. A crise econômica, somada à crise política, pode atingir o grosso da população como um violento pontapé, daqueles de deixar a gente tonta por longo tempo. Infelizmente, essa parece ser a sina do brasileiro! Depois de um curto período de bonança, vem o prenúncio de uma longa tempestade. Foram alguns anos de paz e previsão de longo inverno econômico. Tomara que todas essas previsões tenebrosas não se confirmem. Senão, estaremos todos ferrados!
 BEBENDO MERCÚRIO - Moradores de sítios e áreas de lazer nas margens do rio Madeira, já não sabem mais a quem recorrer. Donos de balsas e dragas estão usando, claro que sem autorização alguma, locais de atracação de barcos. À noite e nos domingos, depois de causar vários danos às propriedades alheias, entram no rio à busca de ouro. A fiscalização, que era feita regularmente pela Marinha, pela Polícia Ambioental e pela Polícia Federal, simplesmente desapareceu, Provavelmente os policiais desistiram de tanto prender garimpeiros ilegais de manhã e a Justiça soltá-los à tarde. E o uso indiscriminado do mercúrio vai a mil, no nosso pobre Madeirão!
 SHOPPING NOS BAIRROS - O deputado Maurao de Carvalho quer  que os serviços do Shopping Cidadão na Capital,. se estenda também aos bairros. Atende pedidos de mais de 20 associações de moradores, Maurão quer que o Governo se mexa para atender essa importante reivindicação da população tanto na zona sul quanto da zona leste de Porto Velho. O assunto já começou a ser tratada com as áreas responsáveis pela ação, no Governo. Maurão lembra que o pacote de serviços que o Shopping oferece, seria de extrema valia ao povo dos bairros. É pedido que precisa ser visto com carinho pelo Executivo.
 MANGABEIRA E SEU FÃ - Mangabeira Unger, que foi ministro de Lula e é um dos 39 ministros do governo Dilma Russeff, pode não estar por cima no cenário nacional, já que sua área tem sido pouco prestigiada. Mas aqui em Rondônia ele é persona grata. O governador Confúcio Moura é um dos seus maiores fãs. Mangabeira, aliás, participou como assessor especial no primeiro período de Confúcio e não se sabe, na verdade, se ele deixou alguma boa ideia para ser tocada em frente. Neste domingo, o ministro chega ao Estado para uma visita de dois dias. Não se sabe ainda sua pauta...
 CAIU DA MUDANÇA - Como ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência, Mangabeira Unger até agora não deixou nada de sua marca no governo Dilma, que está com popularidade abaixo dos 10 por cento. Aliás, o que se comenta nos bastidores é que, desde a sua posse, jamais foi recebido pela sua Chefe, como também não o foram vários dos quase 40 ministros de Estado. Aqui em Rondônia, Mangabeira fez vários discursos teóricos, apresentou algumas ideias, mas não passou disso. Em Brasília, até agora, não fez nada que tenha merecido destaque ou registro especial. Com o governo Dilma perdido como cachorro que caiu da mudança, será que Mangabeira poderá fazer alguma coisa?
 EMERSON E A REFORMA - O chefe da Casa Civil, Emerson Castro, é o entrevistado no programa Direto ao Ponto, na SIC NEWS/Record, que vai ao ar neste sábado. A partir das 13h20 (logo que termina o Papo de Redação na TV, com os Dinossauros), a atração vai ao ar, para todas as 20 emissoras do Sistema Imagem, em toda a Rondônia. Emerson vai falar sobre a reforma administrativa, as obras do Estado na Capital e interior e sobre a nova comissão regional que reúne representantes de Rondônia, Acre e Mato Grosso, que tratará sobre o futuro trem. Emerson a preside. Não perca!
 PERGUNTINHA - Alguém aí lembrou que na semana que termina se lamenta o primeiro ano dos 7x1 que a Seleção Brasileira tomou da Alemanha na Copa do Mundo que tivemos o desprazer de sediar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires - (postado na cidade de Tucuarembó / Uruguai)

Nenhum comentário:

Postar um comentário