A solenidade de Nossa Senhora da Conceiçãoi Aparecida que celebramos no último dia 12, se dá no contexto do Ano Jubilar, que tem como tema "peregrinos de esperança". A pequena imagem de Aparecida, encontrada nas águas do rio Paraíba, em 1717, por três pescadores, lembra-nos não somente a simplicidade e a humildade de Maria, mas sobretudo a mulher que nos traz Jesus, nossa esperança!
Maria está sempre a nos indicar Jesus, como aconteceu na festa de casamento em Caná da Galileia, quando ele realizou seu primeiro milagre ao mudar á agua em vinho. Numa narração rica em simbolismo, o Evangelho de São João conta que é Maria que percebe a falta de vinho e que é graças ao pedido de sua mãe que Jesus realiza o primeiro milagre, depois de eladizer aos serventes: "Fazei tudo o que ele vos disser". (Jo 2,5).
O vinho, no Evangelho, é muito mais do que uma bebida que, graças à ação de Jesus, evita o constrangimento dos noivos. O vinho é simbolo do tempo novo inaugurado por ele. Traz uma mensagem alentadora que revela que, sem Jesus, a humanidade perde o sentido da vida e a verdadeira alegria, e que, escutando sua voz e pondo em prática o que ele nos pede, é que iremos contruir um mundo melhor.
Ao celebrar a festa da padroeira do Brasil, peçamos a intercessão de Maria a Jesus, para que ele fortaleça nossa fé e espernaça, restaurando e revigorando nossas forças no caminho da vida.
Fonte: Dom Valdir de Castro, ssp / Bispo diocesano de Campo Limpo (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário