sexta-feira, 27 de agosto de 2021

MOTOCICLISMO - NOVO PIRELLI DIABLO ROSSO IV: ESPORTIVO PARA QUALQUER CLIMA

 

Pneu esportivo para estrada chega ao Brasil na quarta geração



A Pirelli lançou no país nesta quinta-feira (26) a quarta geração dos pneus esportivos Diablo Rosso. Lançado em 2008, é destinado a motos superesportivas, nakeds e crossover cujos proprietários busquem altos níveis de aderência para um passeio esportivo em estradas sinuosas, com escoamento eficiente em situações de asfalto molhado. 

Como referência na linha Pirelli, o Diablo Supercorsa SP é o esportivo para pista seca e o Diablo Rosso Corsa II equilibra o uso entre estrada e pista. Portanto, o Diablo Rosso IV é a opção que concilia uso esportivo a maior quilometragem e desempenho em piso molhado. 

Nesta quarta geração o pneu dianteiro tem composto mais duro na parte central da banda de rodagem, ocupando 50%, até 35 graus de inclinação, e as laterais usam o composto mais macio. No traseiro até 190/50-17 também há dois compostos, mas a partir de 190/55-17 as motos de maior desempenho recebem três compostos, sendo o das extremidades diferenciado em carbono, derivado do Diablo Supercorsa SP, mais estável em altas temperaturas e em aceleração à plena inclinação para suportar o torque de superesportivas.        

O formato foi outra mudança, com área central da banda mais afinada para inclinação rápida nas mudanças de direção, enquanto nas laterais a curvatura é menos acentuada para aumentar a área de contato nas curvas e a tração. No traseiro 200/55-17, por exemplo, a parte central ficou 10 mm mais alta e a lateral 9 mm mais larga em comparação ao Diablo Rosso III. 

Os sulcos em forma de relâmpago se concentram na área central, deixando os ombros mais slicks para ampliar a aderência nas inclinações em piso seco. Escoamento foi elevando na porção central e se torna mais slick acima de 35 graus de inclinação no dianteiro. E no traseiro o oposto, houve redução de aéra de sulcos na parte central para elevar a durabilidade e estabilidade em altas velocidades.  

Por fim, houve também mudança estrutural no Diablo Rosso IV. No dianteiro foram adotados cordões de Rayon, mais rígidos e distribuídos em densidade 20% menor, deixando mais espaço para o composto de borracha amortecer a e atuar, melhorando precisão e feedback ao condutor. Nos traseiros com dimensões 190/55-17 e superiores, que equipam superbikes e motocicletas hypernaked que podem exceder 200 cv, uma estrutura de Lyoell de três fios entrega taxa de deformação ainda menor, resistindo às tensões geradas em entradas de curva e acelerações bruscas. Até 190/50-17 a estrutura de Rayon é a mesma da dianteira, mais rígida do que no antecessor. 

As vendas começaram pelas medidas de dianteiro 120/70-17 e traseiros 160/60-17, 180-55-17 e 190/55-17. No início de 2022 serão vendidas no país também as medidas 190/50-17, 200/55-17 e 200/60-17.

Fonte: Revista Duas Rodas - (Postagem realizada na cidade de São José do Rio Preto - SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário