sábado, 20 de fevereiro de 2021

Data de fabricação do pneu: como verificar a validade dele

Informação é importante porque esse componente tem uma vida útil de, no máximo, seis anos, mesmo se não tiver sido utilizado. Vale para os pneus das Motocicletas também.


Leitor pede detalhes: quanto dura e como verificar sua data de fabricação do pneu?

Como verificar a data de fabricação do pneu?

Na banda lateral do pneu estão gravadas várias de suas características: as medidas (largura, altura, diâmetro), capacidade de carga, velocidade máxima, e outras.

Entre elas, três letras seguidas de quatro dígitos. As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.


Qual a validade do pneu?

A durabilidade do pneu é sujeita a chuvas e trovoadas pois nenhum fabricante declara oficialmente durante quantos anos ele pode ser utilizado sem perigo. Mas, há um consenso de que sua validade seja de cinco a seis anos. Pois qualquer composto de borracha se oxida desde que esteja em contato com a atmosfera.

Então, este pneu foi fabricado na 33ª semana de 2015. E pode ser usado, com segurança, até o final de 2020. Ou, no máximo, até 2021.

Vale a pena insistir que o pneu pode estar novinho em folha, até com aqueles “cabelinhos” na banda de rodagem indicando que jamais foi colocado para rodar (caso do sobressalente). Mas expira do mesmo jeito e usá-lo é uma ameaça à segurança pois pode estourar com o aquecimento da borracha em contato com o asfalto.

No automóvel, não é só pneu: palhetas do limpador, mangueiras e outros também se deterioram com o tempo. Nem precisa de o pneu estar em circulação: ele expira até na prateleira da loja! Muitas vezes não é perceptível a olho nú, mas a deterioração provoca pequenas trincas que se formam na camada de borracha, colocando em risco a segurança do automóvel.

Fonte: Autopapo.com.br



Um comentário:

Unknown disse...

Outro medidor fica no fundo dos sulcos dos pneus, uma saliência para medir até onde o pneu pode chegar. É o TWI (Tread Wear Indicator), Indicador de desgastes do piso, banda de rodagem. Se o pneu encostar nele, é hora de trocar, mesmo estando no prazo de validade.

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