sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

MOTOCICLISMO - Cunha (SP) – Entre Colinas e Montanhas

 

cunha-entre-colinas-montanhas-big-trip-moto-adventure-celso-renato-aventur- lavandario-paruqe-estadual-serra-mar-pedra-macela-cachoeira-pimenta

Conservando a maior porção de Mata Atlântica do país Cunha reserva várias atrações para quem quer contato com a natureza e com a cultura local.

Texto: Celso Renato A. da Silva

Fotos: Rogerio Passos

Cunha (SP) faz parte do “Circuito Caminho do Ouro” que ligava as Minas Gerais a Paraty (RJ), mas como todo motociclista sabe que nossa diversão não começa no destino, e sim no caminho, montamos um roteiro com aproximadamente 200 km a partir de São Paulo. Reserve no mínimo um final de semana para explorar e desfrutar toda a região e as dicas que daremos aqui.

Cunha

Possui uma história rica ligada ao período colonial, pois fazia parte do antigo caminho utilizado pelos colonizadores para escoamento do ouro e de pedras preciosas (Estrada Real) até o Porto de Paraty (RJ). Ela funcionou como um ponto de controle e também foi palco de conflitos armados na Revolução de 1932.

Localizado no Alto Paraíba, o município de Cunha ocupa 1.410 km² e possui uma elaborada gastronomia que prioriza produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shitake, contando com pousadas charmosas e ótima infraestrutura. Outro atrativo turístico, são os ateliês de cerâmica espalhados pela cidade. Este fenômeno começou a ocorrer a partir de meados da década de 1970, quando ceramistas de formação japonesa fixaram residência na região e trouxeram uma técnica milenar de cerâmica artística, queimada em fornos a lenha chamados “Noborigama” a altíssima temperatura.

A cidade que é também estância climática, conserva a maior reserva de Mata Atlântica do país.

Principais Atrações

O Lavandário

É um dos passeios imperdíveis de Cunha. Com um estilo inspirado no de Provence (França), o local conta com cerca de 30 mil pés de lavandas; o aroma é encantador. Recomendamos chegar a tempo para observar o pôr do sol, já que a região fica em cima da montanha. O local ainda possui uma lojinha com um café, onde você pode comprar cosméticos de produção local, além, claro, de saborear um bom café ou chás aromatizados, bem como sorvete e doces, tudo baseado na lavanda.

Parque Estadual da Serra do Mar

Maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil, esse parque conta com opções de caminhadas que vão de 1,7 km (Trilha do Rio Paraibuna) a 14,4 km (Trilha das Cachoeiras). A “Estrada Parque Cunha-Paraty”, que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, tem quase 10 km e passou por uma intensa transformação para minimizar o impacto da passagem dos veículos na fauna e flora, como calçamento de paralelepípedos, vias aéreas para passagem dos animais e contenções em toda margem.

Ateliês de Cerâmica

É possível visitar ateliês e até participar de oficinas de preparo de peças feitas pelo próprio visitante. Se possível, procure programar a viagem em dias de abertura do forno, um ritual ceramista em que se apresentam as peças ao público pela primeira vez. Um dos mais tradicionais e cenográficos é o Suenaga e Jardineiro, cujos trabalhos têm forte influência oriental.

Pedra da Macela

Com acesso pelo km 66 da SP-171, ela pode ser visitada após uma caminhada de dois quilômetros por terreno íngreme que leva a uma das mais belas imagens de Cunha.

Cachoeira do Pimenta

O acesso é fácil, por estrada de terra, e a paisagem pelo caminho vale para apreciar e tirar muitas fotos. A cachoeira é avistada da estradae pode ser acessada tanto a pé por uma trilha, ou com a moto até a base, onde há uma usina hidroelétrica desativada.

O Roteiro

Ele tem início em São Paulo e percorrendo as Rodovias Ayrton Senna-Carvalho Pinto em São Paulo, passa pelos municípios de Caçapava, Taubaté, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Guaratinguetá e Cunha. Com link abaixo você poderá navegar o roteiro pelo Google Maps.

https://goo.gl/maps/7pFCpoh5PQx3NPTa7

Detalhes

A moto utilizada nesta viagem foi uma KTM 990 Adventure R, emprestada pela Aventur Mototurismo. Excelente para viagens, entrega extremo conforto e também facilidade de condução em estradas de terra com segurança, permitindo este tipo de aventura com tranquilidade.

Utilizei conjunto da ASW Adventure; sempre ande de moto equipado.

Esta rota é tranquila, sendo permitida a aventureiros iniciantes, podendo ser acompanhado pelo garupa.

Onde ficar

Pousada Vinícola Vale do Vinho – Estrada Cachoeira do Pimenta, km 1,5 – Cunha SP -Telefone: (12) 9.9119-8882

Onde Comer

Drão Ateliê e Restaurante – Rua Alameda Lavapés, 560 – Cunha SP – Telefone: (12) 3111-1326

Serviços

Aventur (11) 99296 4677 – Fale com Celsinho, que organiza trips on e off-road Brasil afora (www.aventur.tur.br).

Fonte: Motoadventure.




Nenhum comentário:

Postar um comentário