Para o concurseiro, o período de carnaval é geralmente sobre escolhas. Cair na folia ou intensificar os estudos? Em 2021, a folia não é uma opção. Mas, ainda é possível optar pelo descanso, por exemplo. Por isso, o Papo de Concurseiro conversou com estudantes que já decidiram como aproveitar o feriado e também com o diretor-presidente do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro, para aconselhar sobre esta data e dar dicas para não perder o foco da aprovação.
A principal dúvida é: tendo em vista o panorama promissor de concursos públicos para 2021, aqueles que almejam o tão sonhado cargo público devem assumir qual postura diante das oportunidades de folgas e tempo livre?
Segundo Granjeiro o “feriado não existe” para concurseiros, principalmente para os que estão com provas próximas de acontecer. E, o primeiro passo é eliminar as distrações deste período. “Muita gente acaba caindo em tentações mesmo no cenário de pandemia. E quem busca estudar precisa se comprometer e seguir fielmente uma rotina. É importante montar um planejamento e se comprometer a isso, independentemente de qualquer evento que aconteça no feriado”, aconselha. Para ele, o período não compensa os estudos de um ano inteiro, mas é importante para dar um gás na preparação.
O especialista entende que muitas vezes o descanso é importante para quem teve momentos muito puxados durante a semana. E também que não é um período que será usado para todos da mesma maneira. Mas, é principalmente é um momento de mais oportunidade de estudar, já que fora de feriados, geralmente os estudos são conciliados com outras atividades de rotina, como até mesmo o trabalho.
Ele lembra que vários concursos de grande destaque estão abertos e exigem atenção. São os casos das seleções da Polícia Civil do DF, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e também do Tribunal de Contas do DF, por exemplo.
Por fim, ele aconselha que o candidato deve reforçar o porquê de estar focado nos estudos agora. “Lembre-se do motivo pelo qual você está estudando e mirando determinado cargo. Isso que vai te movimentar e te levantar. E é por isso que você tem que seguir em frente. Quem consegue é aquele que tem constância apesar das dificuldades“.
Concurseiros decididos
Para o concurseiro Andriw Araújo Álvares, de 28 anos, já se decidiu. Ele estuda em média 8h por dia para os concursos da Polícia Civil do DF e da Polícia Federal e afirma que a preparação diária é o único modo concreto de alcançar o objetivo de passar em um concurso público.
“Com editais publicados e datas de prova marcadas, inevitavelmente irei e preciso utilizar o feriado para estudar. Diante de toda a realidade que estamos vivenciando, a estabilidade do cargo público significa uma outra realidade de vida, o que exige esforço do candidato”, comenta.
Para ele, é evidente também que horas de sono e descanso são necessárias. Mas abrir mão de um feriados, é” uma decisão que precisa ser tomada em prol desse objetivo maior”. “Depois que assinar o termo de posse haverão diversos outros carnavais para pular”, ressalta.
A mesma dedicação é compartilhada pelo concurseiro Cristiano Lima, de 29 anos. Ele estuda para o concurso da Polícia Federal e utiliza todo e qualquer tempo livre para se preparar para a prova, que deve acontecer já no próximo mês.
“Não só vou estudar no feriado, mas em qualquer tempo livre que eu conseguir. Principalmente porque meu sonho é entrar na Polícia Federal e depois deste, deve demorar alguns anos para ter outro. Então não posso perder tempo”, comenta.
Lima reforça ainda que para atingir um objetivo que se almeja tanto, é necessário o esforço. Sempre gostei da área policial. Pois é uma das áreas de atuação que mais ajudam as pessoas e eu me sinto bem com isso. Quando você se imagina estar num lugar e o coração treme, então é lá onde você deve estar!”, finaliza.
Fonte: Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário