A relação entre “CARO E BARATO” diz respeito ao prazer que algo lhe traz. Quantas vezes você já comprou uma moto ou um acessório gastando um valor considerável e ainda assim saiu com um sorriso de orelha a orelha feliz e realizados? Muitas dessas vezes, ao contar para alguém sobre o fato ouviu que eles não gastariam tanto com isso, ou ainda, que acham um absurdo jogar dinheiro fora desse jeito, e por aí vai.“
Salve, salve amigos da COLUNA GALERA SHOW!
Na edição passada trouxe para vocês a minha visão sobre os momentos vividos na década passada pelo Supermoto e aquilo que temos nos dias de hoje.
Pois bem, nessa edição vamos falar um pouco sobre a inserção no mundo das competições.
A algum tempo atrás vi uma pessoa falar sobre a relação entre “o caro e o barato” e achei bem pertinente. Essa mesma reflexão pode ser feita em relação ao motociclismo, já que sabemos que o esporte a motor exige além de tempo uma generosa porção de dinheiro.
Não pretendo abordar valores reais, mas, abordar as possibilidades existentes e te ajudar a refletir sobre qual será a melhor para você, basta que você análise e coloque na balança os prós e contras.
A relação entre “CARO E BARATO” diz respeito ao prazer que algo lhe traz. Partindo obviamente da ideia que esse prazer caiba no seu bolso tudo é possível. Falando de motociclismo que é a razão de conversarmos por aqui, vou trazer um exemplo. Quantas vezes você já comprou uma moto ou um acessório gastando um valor considerável e ainda assim saiu com um sorriso de orelha a orelha feliz e realizados? Muitas dessas vezes, ao contar para alguém sobre o fato ouviu que eles não gastariam tanto com isso, ou ainda, que acham um absurdo jogar dinheiro fora desse jeito, e por aí vai. Principalmente quando essa pessoa é sua esposa ou seus pais na maioria dos casos (rsrs).
Sabe por que isso acontece? Acontece pelo simples fato da outra pessoa não sentir o mesmo prazer que você sente. Simples assim!
Antes de trazer algumas dicas me permitam trazer alguns dados. Pilotos que iniciam mais tarde no esporte e competem usando seus próprios recursos acabam permanecendo nos campeonatos em média por 3 temporadas. Isso acontece por dificuldade de se manter financeiramente competindo, por dificuldade de administrar agenda esportiva e profissional, por resistência da família, ou ainda por quedas que além de gerar eventuais lesões trazem transtornos pessoais como afastamento longo do trabalho, etc.
Quando falamos de participar de corridas de moto cabe a mesma reflexão e seguir alguns passos dentro dessa análise. Vou trazer para você 8 dicas importantes que extraí de pilotos das mais variadas modalidades ao longo de mais de uma década orbitando nas mais variadas modalidades desse mundo das competições.
DICA 1 - Busque conhecer os campeonatos existentes, suas categorias. Ainda nessa abordagem cabe uma sugestão, dê preferência nas suas primeiras corridas para campeonatos onde os iniciantes tenham corridas separadas. Normalmente quando existe o grid só para iniciantes normalmente alguns outros cuidados no aspecto de procedimentos de pista acabam sendo adaptados para isso (tais como, proibição de ultrapassagens em pontos perigosos da pista, número de voltas menor durante a corrida, briefings especiais e mais didáticos trazendo informações de forma mais detalhada, etc).
DICA 2 - Veja entre as opções quais caberão no seu bolso e quais delas vão te realizar de alguma forma. Esse realizar pode vir de diversas formas, desde o enfrentar seus medos, de se desafiar a buscar algo novo, ou ainda algo mais simples como o simples fato de estar com os amigos.
DICA 3 - Tome cuidado para não cair em armadilhas em ofertas de possibilidades de planos anuais que te “amarrem” ao campeonato e não te ofereçam possibilidades de cancelamento do plano prematuramente ou não tenham previsão de devolução parcial do valor investido. Lembre-se disso, pois na empolgação e no impulso muitas vezes ficamos cegos para as “entre linhas” ou para situações que não imaginamos que possam acontecer.
DICA 4 - busque informações do aspecto de segurança do evento, das pistas onde acontecerão (sejam autódromos ou kartódromos).
DICA 5 - Converse com pilotos mais experientes ou que estejam participando do campeonato em questão para se familiarizar e esteja atento para ter o discernimento de entender o que realmente é falha do campeonato ou é algo que simplesmente não beneficie o amigo piloto. Isso pode acontecer.
DICA 6 - Muitas vezes as pessoas se encantam apenas pela alta velocidade, pelo velocímetro atingindo marcas incríveis. Mas, em muitas ocasiões as grandes disputas podem estar em categorias de menor velocidade.
DICA 7 - Faça cursos de pilotagem, participe de track days para desenvolver sua pilotagem em autódromo fora da atmosfera de competição, para depois sim, mais ambientado ao tipo de pilotagem necessária nas pistas acrescentar o espírito competitivo.
DICA 8 - Primeiro invista em equipamentos de segurança (macacão, capacete, luvas, botas, protetores de coluna) e na sua pilotagem para depois pensar nas melhorias possíveis visando a performance da motocicleta, busque sempre por bons profissionais para orientá-lo nesse sentido e observe atentamente o regulamento técnico da categoria que você vai correr.
Evidente que outras dicas caberiam perfeitamente aqui, mas imagino tenha conseguido te ajudar de alguma forma.
Os campeonatos estão aí, muitos deles com categorias para iniciantes, sejam nos autódromos ou nos kartódromos, regionalizados ou no âmbito nacional, das mais baixas até as mais altas cilindradas, algumas competições exigindo pouco investimento e outras exigindo mais. Cabe a você fazer a melhor escolha, de cabeça fria, com calma, para fazer a melhor escolha.
Espero te encontrar na pista, pois lá é o lugar correto de acelerar.
Vamos chegando ao fim de mais uma edição, caso queira sugerir algum tema ou queira conhecer um pouco mais sobre esse que vos escreve mensalmente, vai lá no Instagram @ale.eiras.narrador .
No mais, não esqueça de clicar na logo da 2MT Motorsport para conhecer os produtos e as novidades que por lá não param nunca.
E para terminar daquela forma que vocês já conhecem.
Imagens gentilmente cedidas pelos organizadores Juninho Trudes e Peterson “Pet”
Forte abraço GALERA SHOWWWWW!!!
Fonte: Revista ProMotos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário