sábado, 31 de dezembro de 2022

Feliz Ano Novo / Salve 2023


 Sinceros votos de um Feliz Ano Novo, paz, saúde, e tudo de bom a Você! Abraço fraternal!



Alexandre, Cícero e Cleicey e Esposas - Motociclistas /Bate e Volta até Humaitá/AM



Mais um festivo bate e volta realizado nesta última Sexta-Feira (30), pelos prezados Amigos e motociclistas, o Alexandre, Cícero e Cleicey, acompanhado de suas respectivas esposas. Um passeio muito legal e sempre é bom fazer um bate e volta, pois alegra a alma. Veja as fotos enviadas pelo Cleicey.

















sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Opinião de Primeira - COM A VOLTA DOS IMPOSTOS FEDERAIS, GASOLINA E ÓLEO DIESEL AUMENTAM MAIS DE 73 CENTAVOS POR LITRO, NO INÍCIO DO ANO



A segunda-feira já deve trazer a primeira má notícia do ano novo, para o consumidor brasileiro. Com a decisão de não se renovar a legislação provisória que zerava impostos federais, como PIS, Confins e Cide, os preços da gasolina e do óleo diesel devem dar um salto. O preço médio da gasolina, nos postos de Porto Velho (na faixa de 5 reais), deve aumentar em pelo menos 72 centavos por litro. Já o óleo diesel (mais de 6,70 reais), também deve ser majorado no mesmo percentual. Na melhor das hipóteses a gasolina passará para perto de 5,73 e o diesel a 7,43. Tudo isso pode aumentar ainda mais, caso os tributos estaduais voltem a ser cobrados. O representante do sindicato do comércio varejista de derivados de petróleo, ou seja, dos postos de combustível, Eduardo Valente, gravou um vídeo alertando sobre a mudança que, certamente, começará a ocorrer já no início de 2023 que está batendo à nossa porta. Havia uma esperança de que os decretos que tiraram o peso dos impostos fossem mantidos por mais algum tempo, mas o novo ministro da Economia, Fernando Haddad, trabalhou para que isso não ocorresse, pelo menos na fase inicial do novo governo Lula. No vídeo gravado por Valente (pode ser assistindo pelo link https://youtu.be/OKDbiiCKlkM fica clara a nova situação dos preços dos combustíveis. Ele não abordou a questão do preço do gás de cozinha, mas obviamente aquele usado nas residências, o de 13 quilos, também terá um aumento significativo nos próximos dias.

Os decretos que valeram durante vários meses durante a reta final do governo Bolsonaro não serão renovados, pelo menos a curto e médio prazos. O novo governo quer reforçar o caixa com toda a arrecadação possível, mesmo depois de receber aval do Congresso para ultrapassar o teto de gastos em aproximadamente 168 bilhões de reais. No vídeo em que comenta a nova situação e a perspectiva de aumento nos combustíveis, Eduardo Valente lembra que os preços finais dos combustíveis dependerão de cada posto, já que há liberdade de preços no mercado. O consumidor, por isso, deve continuar pesquisando os revendedores que oferecerem os melhores preços. Outras medidas econômicas também podem ser mudadas, transformando o rumo da vida do país, durante os novos rumos que serão definidos pelo presidente Lula e sua equipe, que assumem o comando do país neste domingo, numa grande solenidade no Palácio do Planalto.     


COMANDO DA SEFIN: EMPRESÁRIOS APOIAM PERMANÊNCIA DE LUIS FERNANDO NO COMANDO DAS FINANÇAS DO ESTADO - Poucas horas depois que este blog foi ao ar, com data de quarta, dia 28, mas já na noite de terça, 27 deste dezembro, os telefones e os watts não pararam mais. O editor recebeu pelo menos uma dezena de consultas sobre a veracidade da informação. Líderes empresariais trocavam mensagens. Alguns deles ligaram diretamente ao governador Marcos Rocha, para saber sobre a informação, publicada com exclusividade neste blog, de que o atual secretário de finanças do Estado, Luis Fernando, não seria reconduzido ao cargo no segundo mandato. Obviamente que para divulgar algo de tanta importância, se foi pesquisar e ouvir as fontes que têm as informações corretas. Seria uma irresponsabilidade divulgar algo tão importante, baseado apenas em conversas de bastidores e boatos. Aqui neste espaço, isso jamais vai acontecer. Portanto, a decisão de trocar o titular da Sefin continua, até que haja alguma reversão do que já está acertado. Luis Fernando é um personagem importante na administração e conduziu a Sefin, para o empresariado, com responsabilidade e diálogo. Mas a decisão final de montar a equipe é do chefe. E o nome do chefe é Marcos Rocha. Ele decide. Pode até mudar de ideia, mas, por enquanto, a informação é de que o atual titular das finanças não permanecerá no seu cargo.

 

ENERGISA DESATIVA 13ª TERMOELÉTRICA, DEIXA DE GASTAR SETE MILHÕES DE LITROS DE DIESEL E DE JOGAR 293 TONELADAS DE CARBONO NA ATMOSFERA - Uma vitória para a questão ambiental. Uma grande economia com os altos custos do óleo diesel. Um avanço histórico para Rondônia. Em poucas palavras, são estes os destaques principais com a decisão da Energisa de desativar a 13ª e última usina termoelétrica do Estado. Ou seja, teremos mais energia limpa e cerca de sete milhões de litros de diesel por mês. A usina que ainda funcionava no antiquado e poluidor sistema, era localizada no distrito de Pacaraima, em Espigão do Oeste. A medida faz parte do programa de descarbonização da empresa, que prioriza a distribuição de energia de qualidade, sem qualquer prejuízo ao meio ambiente. O diretor da empresa, Felipe Lima, gerente de Marketing, explica que o programa de descarbonização pretende, até 2025, desativar todas as 19 termoelétricas e destaca que as 13 que existiam em Rondônia já não serão mais utilizadas. Lima lembra que “todo este programa representa para a Energisa, em termos de investimentos, nada menos do que 1 bilhão e 200 milhões de reais, dos quais 730 milhões foram destinados apenas para cá, para o Estado de Rondônia!”. Com a desativação das 13 termoelétricas rondonienses, serão menos 293 mil toneladas de dióxido de carbono que não mais serão jogadas na atmosfera. Depois da desativação da 13ª usina antiquada, houve a substituição por uma subestação de energia limpa, com capacidade para atender até 12 mil residências, tudo interligado ao sistema nacional.

 

LÉO, IRRITADO, NEGA QUE O PODEMOS TENHA TIRADO DIREITO DE CARLOS MAGNO DISPUTAR A ELEIÇÃO - Indignado. Irritado. É assim que o deputado federal Léo Moraes diz ficar quando ouve ou lê comentários que o colocam como vilão no episódio em que o ex-deputado federal e futuro secretário de Agricultura de Porto Velho, Carlos Magno, não disputou a última eleição por culpa dele, Moraes. “É uma mentira repetida milhares de vezes, para que pudesse virar verdade”, protesta o presidente regional do Podemos. “Espalharam bastante isso durante a campanha e por maturidade e responsabilidade, não me manifestei. Mas é preciso repor a verdade”, explica. Ele lembra que Magno ingressou no Podemos, “depois de não ter conseguido outras siglas para concorrer” e que, desde o início, ficou claro que ele, Magno, teria espaço garantido para disputar uma cadeira como deputado federal, mas não como concorrente à Assembleia Legislativa. Ou seja, lembra o presidente do Podemos: a decisão sobre a nominara ao Parlamento estadual seria decidida pelos próprios candidatos. E isso ficou muito claro, quando a ficha de Carlos Magno foi assinada. O caso foi denunciado num vídeo postado nas redes sociais, quando o ex-parlamentar, uma liderança incontestável na política da região central do Estado, alegou que ficou de fora da disputa, quando já não podia mais trocar de partido. Léo Moraes diz que está disposto a debater o assunto com Magno quando e onde ele quiser, com o único intuito, segundo define o presidente do Podemos, “de repor a verdade e impedir que uma mentira continue sendo repetida”. O caso ainda vai longe...


DIRETOR DO DETRAN RESPONDE A CRÍTICAS E RESUME GRANDES AVANÇOS DO ÓRGÃO RONDONIENSE - Paulo Higo, comandante geral do Detran, no posto há pelo menos 16 meses, discorda, no que tem todo o direito, de comentários neste espaço, com críticas feitas ao órgão, na última edição. Do alto do maior espírito democrático possível e do senso de justiça, dá-se ao diretor geral o espaço necessário para suas informações e correções de eventuais erros cometidos nos comentários. Lamenta-se apenas que o Detran, com todo o tempo e espaço disponíveis, não tenha divulgado tais informações com maior ênfase. Mas, vamos a elas: “Como toda a organização, o Detran tem os seus problemas, mas estamos diariamente lutando para tentar saná-los. Estou na Direção Geral há um ano e quatro meses e, nesse período,  conseguimos ampliar o leque de atuação do Detran de uma forma muito positiva”. Higo enumerou alguns dos avanços do órgão: “repassamos 24 milhões de reais a 14 municípios, para a sinalização vertical e horizontal. Porto Velho e Ji-Paraná receberam recursos para a implantação de videomonitoramento do trânsito. Foram 8 milhões  de reais para a Capital e 7 milhões para Ji-Paraná. Esses convênios de videomonitoramento são inéditos na história do Detran/RO”. Ele prossegue: “ hoje os usuários já podem fazer o parcelamento das taxas (e do IPVA, de forma presencial) no cartão de crédito. O serviço foi disponibilizado no final do ano passado”. Além disso, relata: “Porto Velho terá uma Cometran moderna e que poderá ser utilizada pela população nos horários após o atendimento. O novo projeto já foi aprovado e será licitado no próximo ano”.

 

VENDA DIGITAL, PROJETOS DE SEGURANÇA, MOBILIDADE URBANA E PRÊMIO NACIONAL TAMBÉM SÃO DESTACADOS - O diretor Paulo Higo continua, num balanço bastante resumido, comentando os avanços implantados no Detran rondoniense. “com relação à venda digital, o Detran aderiu ao sistema, criado pela Secretaria Nacional de Trânsito. Agora, os usuários podem fazer transferência de propriedade de veículo sem ir ao cartório, Basta ter a conta gov.br nível prata ou ouro.” Sobre projetos de mobilidade e segurança viária, ele afirma que “estamos preparando o Detran para ser, de fato, o protagonista no trânsito de Rondônia. Auxiliaremos os municípios na confecção de projetos de segurança viária e mobilidade urbana. Além disso, auxiliaremos na busca de recursos junto a fontes financiadoras internacionais, tais como BID e Banco Mundial, com o apoio da Secretaria Nacional de Trânsito”. Após informar que o órgão elaborou um Plano Estratégico, com metas definidas, obstáculos a serem enfrentados e indicadores para avaliar os avanços, PauLo Higo ainda lembra que “pela primeira vez, o Detran de Rondônia recebeu o prêmio Destaque Senatran. Fomos agraciados por conta do projeto de auxílio aos municípios com importantes parcerias”. O titular do Detran destaca ainda que já está no ar a primeira campanha do órgão via You Tube, sites e emissoras de rádio, de informações importantes à comunidade. E concluiu: “sei que ainda há muito por fazer e que precisamos melhorar em vários aspectos, mas não posso negar as conquistas obtidas por todo o corpo de servidores que aqui se encontra”!

 

OBRAS NO BAIRRO IGARAPÉ TERÃO CUSTO DE 17 MILHÕES DE REAIS. ASFALTO VAI CHEGAR A MAIS DE 10 QUILÔMETROS - Mesmo no período de chuvas e das festas de final de ano, não pararam as obras de infraestrutura e asfaltamento do bairro Igarapé, na zona leste da Capital, uma das maiores entre as realizadas pela Prefeitura. O trabalho se assemelha ao que foi realizado no bairro Lagoa, onde foram investidos quase 20 milhões de reais, para a colocação de vários quilômetros de canalização e galerias, antes do asfalto. No bairro Igarapé, serão beneficiadas dezenas de ruas. Serão investidos nada menos do que 17 milhões, dos quais 10 milhões de recursos próprios do município e ainda, uma parcela de emendas parlamentares. Os serviços de drenagem profunda iniciaram na rua Panteon, esquina com rua Andréia até a rua Daniela. A primeira etapa dos serviços contou com cerca de 320 metros de extensão em drenagem. A execução do serviço é feita por empresa terceirizada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras. A drenagem chegou ainda às ruas Machado de Assis, Ana Nery, Guaporé e William Maia, entre outros. Depois de todo o grande trabalho de canalização, o asfalto vai chegar a mais de 10 quilômetros, mudando para muito melhor a vida de toda a população que reside naquela importante área da cidade. Com a chegada das obras no bairro Igarapé, a Prefeitura atinge a marca de mais de 30 obras em andamento ao mesmo tempo, em diversos pontos da cidade.

 

SAI NEGREIROS, ENTRA PACELLE, MAS CÂMARA DE VEREADORES CONTINUA APOIANDO O GOVERNO MUNICIPAL DA CAPITAL - Depois de dois mandatos consecutivos (um da legislatura anterior e outro na atual) sempre elogiados, o vereador Edwilson Negreiros passa o comando da Câmara Municipal de Porto Velho para a nova Mesa Diretora, que terá o comando de outro vereador muito combativo: Márcio Pacelle, outro representante do povo da Capital como olomga filha de serviços prestados à comunidade. Pacelle ficará dois anos na presidência. Farão parte da nova Mesa Diretora, ainda, os vereadores Militino Feder Júnior, como 1º vice presidente; Everaldo Fogaça, 2º vice; Jurandir Oliveira, 3º vice;  Gilber Merces será o 1º  secretário; Wadinson Neves como 2º secretário e  Wanoel Martins como 3º secretário. Pacelle já está montando a equipe que o acompanhará no gabinete e nas assessorias e confirmou que se manterá fiel à base de apoio ao governo do prefeito Hildon Chaves. O presidente que deixa o cargo, o vereador Edwilson Negreiros, foi um dos mais fieis apoiadores de Chaves. É amigo pessoal do Prefeito e da primeira dama, Ieda Chaves, a tal ponto que Negreiros foi o coordenador da campanha de Ieda, eleita com mais de 20 mil votos. A Câmara Municipal tem, na sua composição, uma grande maioria de vereadores formando uma forte base que apoia o governo da maior cidade do Estado. Desde que assumiu, há quase seis anos, Hildon Chaves teve a parceria da Câmara para colocar em prática todos os seus projetos.

 

PERGUNTINHA - Quais as imagens, declarações, lances e jogadas inesquecíveis de Pelé, que ficaram na sua memória, quando o Brasil chora a morte do seu mais famoso cidadão de todos os tempos, no mundo inteiro?



Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.









quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Motos 2023: veja 40 lançamentos esperados no Brasil

 

Honda CB 300F Twister, Royal Enfield Super Meteor 650 e Suzuki V-Strom 800DE estão entre os destaques. Zontes e Bajaj também devem aquecer o mercado


Os lançamentos de motos em 2023 vão trazer novidades interessantes para o Brasil. Além de modelos confirmados, como Honda CB 300F e Royal Enfield Super Meteor 650, muitas motocicletas são aguardadas, mas, como esperado, as fabricantes mantém segredo sobre a maioria dos produtos que virão. Em um levantamento do MOTOO, mostramos mais de 40 motos aguardadas para o mercado brasileiro. Suzuki V-Strom 800DE e BMW F 900 R também estão entre os destaques, além de novas marcas confirmadas: Fantic e Zontes. Não podemos esquecer também a Bajaj, que depois dos lançamentos iniciais, deve trazer mais novidades, como a Pulsar N250. 

(Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser utilizada por outras mídias sem autorização.)

Veja 40 motos esperadas para o Brasil em 2023:

BMW

Bajaj

Dafra

Ducati

Fantic

Harley-Davidson

Honda

Royal Enfield

Suzuki

Triumph 

Voltz

Yamaha

Zontes

BMW

F 900 R

Status: confirmada
Com chegada às lojas confirmada para janeiro de 2023, a F 900 R já está sendo produzida na fábrica da empresa em Manaus. O preço? Partindo de R$ 64.900. Esta naked traz como base o mesmo motor bicilíndrico, de 85 cavalos, visto na F 850 GS (mais detalhes no link). 

S 1000 R

Status: esperada
Ainda não há uma confirmação oficial sobre a chegada da atualização da S 1000 RR ao Brasil, mas isso deve naturalmente acontecer em algum momento. No exterior, o modelo 2023 ganhou nova aerodinâmica com "asas" e mais potência, chegando a 210 cavalos (saiba mais aqui).

Bajaj

Pulsar N250

Status: confirmada
A gigante Bajaj finalmente está no Brasil. Suas vendas começaram em meados de dezembro com os modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Uma das motos mais esperadas, no entanto, a Pulsar N250 ainda não chegou. Quando estivemos na Índia, em junho, o MOTOO obteve a informação de que a N250 será vendida no mercado brasileiro, só falta saber quando. Com motor de 24,5 cavalos, a moto será rival da Yamaha Fazer FZ25 e da nova Honda CB 300F Twister (mais detalhes no link).

Pulsar P150

Status: esperada
Com o passar do tempo, a linha Bajaj no Brasil deve ir se expandindo naturalmente e ser ao menos parecida com o que vemos na Índia. Um modelo recém-lançado no mercado indiano, a Pulsar P150 pode cair muito bem em nosso país no futuro, mas ainda é difícil saber quando. Se as coisas acelerarem, quem sabe ainda podemos ter esta moto de 14,5 cavalos ainda em 2023 (saiba mais no link). 

Avenger 160

Status: esperada
Esta pequena custom chegou a figurar entre os modelos em pré-venda da Bajaj no Brasil antes de as concessionárias abrirem, mas isso ainda não se concretizou de fato. Em especificações para o mercado indiano, a moto conta com motor monocilíndrico, de 160 cc, que rende 15 cavalos de potência, além de freio ABS na dianteira.

Chetak

Status: esperada
O modelo seria uma opção interessante, com visual clássico, para a Bajaj entrar no segmento no Brasil. Com autonomia de 90 km, a scooter Chetak tem visual que lembra scooters clássicos, e pode recarregar 20% de sua carga em 60 minutos, levando 5 horas para o completar a bateria em sua totalidade.

Dafra

NH 300

Status: confirmada

Ducati 

DesertX

Status: esperada
A moto é a primeira moto moderna da marca italiana a ter roda de 21 polegadas, na dianteira, e 18 polegadas, na traseira. O motor é um Testastretta, de dois cilindros e 937 cc, que atinge 110 cavalos de potência e 92 Nm de torque (conheça mais sobre a moto).

Diavel V4

Status: esperada
Considerada a moto mais bela do EICMA 2022, o Salão de Milão, esta nova Diavel ganhou o poderoso propulsor V4 Granturismo, de 1.158 cc, capaz de gerar 168 cavalos de potência e 12,8 kgfm de torque. Além disso, ficou 13 kg mais leve (saiba mais no link). 

Scrambler (nova geração)

Status: esperada
A nova geração da Scrambler mantém a identidade vista no modelo anterior, mas atualizou seu visual, ficou mais leve e ganhou avanços tecnológicos (saiba mais aqui). 

Streetfighter V4 Lamborghini

Status: confirmada
Feita em parceria com a Lamborghini, a moto está equipada com motor de 1.103 cc e 208 cavalos originário da Panigale V4 S. Edição limitada a 693 unidades, com entregas previstas para abril de 2023 na Europa, a Streetfighter V4 Lamborghini terá unidades também para o Brasil (conheça mais no link). 

Panigale V4 R (atualização)

Status: confirmada
A esportiva italiana ficou ainda mais poderosa em sua versão só para as pistas. Com valor que pode chegar a 51.525 euros, o modelo foi confirmado para o mercado brasileiro, mas ainda sem data específica (veja detalhes aqui)
 

Multistrada V4 Rally

Status: esperada
O novo modelo expandiu capacidade off-road da moto, com suspensões mais longas e maior distância do solo, além de tecnologia inédita no motor. A Multistrada V4 Rally aumentou a sua autonomia com o novo tanque de 30 litros, além de suspensão de maior curso e maior distância do solo (saiba mais sobre a moto). 

Fantic

Caballero 500

Status: confirmada
Além da Zontes, uma outra marca está confirmada para chegar ao Brasil em 2023: a Fantic. A marca italiana desembarca no Brasil pelas mãos do grupo 2W Motors. O principal produto será a Cabellero 500, uma scrambler clássica com motor monocilíndrico, de 449 cc, que rende 40,5 cavalos de potência (conheça detalhes aqui).

XEF 250

Status: confirmada
Para quem curte off-road, a Fantic vai oferecer a XEF 250, um modelo enduro (saiba mais aqui).

Harley-Davidson

Nightster

Status: esperada
Lançada mundialmente em 2022, o modelo foi a primeira a utilizar a versão de 975 cc do motor Revolution Max, que apareceu antes como 1250 cc em Pan America e Sportster S. A Nightster marca um retorno a algo mais clássico dentro da linha Sportster (saiba mais aqui)

Honda

CB 300F Twister

Status: confirmada
A CB 300F Twister será lançada no Brasil em janeiro como substituta da conhecida CB 250F Twister. O modelo traz inédito motor de 24,7 cavalos, além de visual completamente novo, para competir com a Yamaha Fazer FZ25 (saiba mais no link).


ADV160

Status: esperada
Em um primeiro momento, mostramos que a ADV 160 não estava nos planos da Honda para o Brasil para um futuro próximo. No entanto, com o lançamento da PCX 160, isso pode mudar em breve. Do mesmo modo que sua irmã teve evolução de motor, a ADV deve seguir o caminho similar em algum momento (conheça mais aqui). 

Forza 350 (atualização)

Status: esperada
A scooter Forza 350 chegou em 2022 ao Brasil depois de bastante tempo sendo cotada para o país. No entanto, pouco depois, o modelo foi renovado mundialmente ganhando novo visual, além de outras mudanças. É natural que estas inovações cheguem ao mercado brasileiro também em algum momento (confira detalhes no link). 

CB750 Hornet

Status: esperada
Depois de muita espera, a nova geração da Hornet foi enfim revelada em 2022. O modelo se chama agora CB750 Hornet e traz um inédito motor bicilíndrico de 92 cavalos, além de modos de condução e controle de tração. Não há nenhuma confirmação sobre a vinda da moto ao Brasil, mas não seria inesperado vê-la no Salão Duas Rodas 2023 (mais sobre a moto).

XL750V Transalp

Status: esperada
Se a Hornet vier ao Brasil, as chances de a Transalp vir são ainda maiores. Isso porque os modelos fazem parte de uma nova "família 750" da fabricante japonesa. Apesar de contar com o mesmo motor bicilíndrico, a Transalp é uma aventureira nata, com direito a rodas raiadas, com aro 21 na dianteira (conheça mais aqui).

Africa Twin (atualização)

Status: confirmada
Além das novas opções de pintura, com opções tricolor e preta, o destaque vai para a nacionalização da versão com o câmbio automatizado DCT (transmissão de dupla embreagem). De acordo com a empresa, o Brasil é o primeiro mercado fora do Japão a produzir a tecnologia localmente (confira mais detalhes).

CBR 1000RR-R SP (atualização)

Status: confirmada
Para a maior esportiva da Honda, a empresa realizou alterações no sistema de admissão e escape, o que melhorou a capacidade de aceleração na saída de curvas. Além disso, houve a adoção de um novo desenho interno na caixa do filtro de ar para dar maior sensibilidade do piloto no acionamento do acelerador. O controle de tração (HSTC – Honda Selectable Torque Control) e o sistema de Quickshifter também receberam novas configurações (veja mais aqui).

Royal Enfield

Scram 411

Status: esperada
Apesar de não haver uma confirmação oficial da Royal Enfield, é dada como quase certa a chegada da Scram 411 ao Brasil. Seguindo o padrão de levar seus principais lançamentos ao país, não poderia ser diferente com esta irmã mais urbana da Himalayan (veja mais aqui).

Hunter 350

Status: confirmada
Com a mesma base de Meteor 350 e Classic 350, a Hunter 350 surgiu como o modelo mais acessível da Royal Enfield. Seu visual é mais moderninho, apesar de trazer a linha clássica da empresa, mas o motor é o conhecido monocilíndrico, de 349 cc, que rende 20,2 cavalos de potência (conheça detalhes aqui).

Super Meteor 650

Status: confirmada
A Super Meteor 650, nova estradeira da Royal Enfield, está confirmada o Brasil, segundo apuração feita pelo MOTOO no EICMA 2022. Com uma pegada bem ao estilo custom, o modelo pode preencher espaço deixado por modelos Harley-Davidson com uma opção mais acessível que a dos modelos atuais da marca norte-americana (saiba mais no link).

Himalayan (atualização)

Status: esperada
Sem alterações mecânicas, a trail da marca indiana foi atualizada no exterior com novos detalhes, como entrada USB e novas cores (conheça mais detalhes aqui).

Suzuki

V-Strom 800DE

Status: confirmada

A Suzuki possui agora uma nova "família 800", que integra as novas V-Strom 800DE e a inédita GSX-8S. Agora com novo motor bicilíndrico em paralelo, de 776 cc de cilindrada, que rende 82 cavalos de potência, o aventureira também conta novo quadro de aço e painel TFT de 5 polegadas. O modelo está previsto para o segundo semestre de 2023 (conheça detalhes no link).

GSX-8S 

Status: confirmada
Uma concorrente para a nova Hornet, a naked conta com visual agressivo e 3 modos de condução. Seu conjunto é compacto e passa a impressão de bastante agilidade, além de trazer um estilo de visual inédito para a linha Suzuki (saiba mais no link). 

Triumph

Street Triple

Status: esperada
Linha 2023 apresentada na Europa da naked britânica fica mais potente do que nunca, com 130 cavalos nas versões RS e Moto2. A segunda, inspirada na categoria base da MotoGP. O modelo atualizado chega ao mercado europeu a partir de março, então podemos esperar que demore um pouco mais para que chegue também no Brasil (conheça mais no link). 

Voltz 

Miles

Status: confirmado
Depois de inaugurar sua fábrica em 2022, a brasileira Voltz deve ter um ano agitado de lançamentos. O triciclo Miles é uma das novidades, mas será vendido diretamente a empresa, a princípio. Com um porta-malas de 750 litros de volume, o modelo tem foco no transporte de carga para o consumidor final, como botijões de gás ou garrafões de água (mais detalhes aqui).

Nova city

Status: confirmada
Por enquanto, apenas algumas imagens da nova elétrica urbana da Voltz foram divulgadas. Ainda sem nome definido, ela deve ser uma irmã maior da atual EVS, mais "bombada", podemos notar um visual mais parrudo e esportivo de naked, inclusive, com as pedaleiras colocadas mais para trás (veja mais aqui).

Trail

Status: confirmada
As informações da primeira trail elétrica da Voltz ainda são escassas, baseadas apenas nas imagens. Ela tem um visual adventure e conta com roda raiada. Ela conta com bagageiro, anti-spray na roda traseira e bolha dianteira (saiba mais no link).

Nova scooter

Status: confirmada
Feita para ser do "tamanho de uma Honda PCX", a nova scooter elétrica será então um degrau acima da EV1 Sport. Há uma ampla bolha para proteção aerodinâmica, enquanto o escudo dianteiro tem formato mais geométrico em comparação à EV1 Sport. O assento parece amplo e com boa divisão em dois níveis para acomodar o garupa (conheça detalhes no link).

YAMAHA

MT-07 (atualização)

Status: esperada
Ainda mais com uma possível chegada da nova Honda Hornet ao Brasil, é esperado que a Yamaha faça alguma movimentação com a MT-07. Além do visual atualizado, que já está presente há algum tempo na Europa, a naked ganhou recentemente novo painel TFT e conectividade com smartphone (saiba detalhes no link). 

MT-09 (atualização)

Status: esperada
A exemplo de sua irmã menor, a MT-09 também já conta com evolução em outros mercados. Além de um visual renovado, com direito a outro farol na dianteira, a moto ganhou novo motor maior, com 889 cc de cilindrada, e 117 cavalos de potência (veja mais sobre). 

XMax 250/300

Status: esperada
No Brasil, temos o bem-sucedido XMax 250 como um scooter mais requintado no portfólio da Yamaha. Para alguns mercados, no entanto, há uma opção de maior cilindrada: o XMax 300. O modelo acaba de evoluir na Europa com novo visual, painel renovado e mais conectividade. Ainda não sabemos qual será a estratégia para o Brasil: trazer a scooter 300 ou atualizar a 250 com estas novidades (conheça mais detalhes aqui).

ZONTES

310V

Status: esperada
Confirmada como nova marca nas mãos da JTZ, a mesma empresa de Suzuki, Kymco e Haojue, a Zontes possui um portfólio global bem interessante, mas ainda não temos as informações de quais modelos serão vendidos no Brasil. Nas entrelinhas, a empresa disse que a nova marca estaria na faixa de "310 cilindradas", além de mostrar a silhueta da 310V. Desse modo, podemos supor que esta pequena cruiser será vendida no país, além de 310T e 310R.

Fonte: Motoo.com.br