quarta-feira, 6 de abril de 2022

SINPOL-RO, SINDEP-RO E REPRESENTANTE DA SESDEC E COMISSÃO DE APOSENTADOS REUNEM-SE COM IPERON PARA TRATAR DO AUMENTO DO TETO E APOSENTADORIAS.


Como ja havia sido acordado no dia 23 de março, data da última reunião com o IPERON,  aconteceu hoje nas dependêcnias do Iperon com a participação do SINPOL-RO, SINDEPRO, e um representante da SESDEC, Dr. Julio Ugaldi, bem como, uma comissão formada pelos aposentados, Jairo Barreto, José Castro, e Calixto Beleza, a Diretoria do SINPOLRO, acompanhou a reunião o membro do conselho Fiscal do Iperon, Clenio Rubstânio, Aposentado e EPC, Representando o IPERON a  Presidente do Iperon a Sra Maria Rejane e a  Sra Universa Lago.

PRIMEIRA PAUTA DA REUNIÃO

A reunião teve a abertura com a Fala do Presidente José  Ribeiro que fez a abertura colocando todos a par do assunto que seria tratado, fez a explanação dos motivos que levaram ao Pedido da reunião, na primeira parte foi abordado sobre o desconto do Iperon que suprimiu aproximadamente 10% do  salário dos aposentados da Policia Civil e  demais aposentados de todos os servidores publicos do estado de Rondônia que tem aposentadoria com valores acima de 3 salários minimos.

Após as explicações a palavra foi passada à Presidente do Iperon Sra. Maria Rejane que abordou o assunto fazendo as devidas considerações, após a fala da mesma  Milton Berbet, explicou a demanda e pediu que  pudesse escalonar o descontos em um medida de caráter a médio prazo este pedido endossado pelo Presidente José Ribeiro, foram abordadas as questões politicas de como se deu a aprovação da lei, e ficou acordado que os sindicatos irão apresentar uma proposta para o Iperon analisar e se possível submeter a mesma ao Conselho administrativo, de forma que o desconto venha ser de forma escalonada.

A Presidente do Iperon após ouvir as participações dos presentes sobre o assunto abriu caminho para que uma proposta seja apresentada pelos sindicatos e sesdec , o Iperon vai apresentar a proposta ao Conselho para ver se aprovam o pedido, uma vez que deverá passar pela aprovação da casa civil e envio pelo Governo e ALE, para aprovação.

O membro do Conselho Fiscal Clenio Rubstânio do Iperon explicou que o Iperon obedece uma Hierarquia que tem acima da Presidente o Conselho Superior,  Conselho Administrativo e ainda o Conselho Fiscal, que as propostas devem passar por estes Setores do Iperon para só assim  serem dados provimentos pela Presidencia do Iperon.

SEGUNDA PAUTA DA REUNIÃO

Na segunda parte da Reunião foi abordado o tema das aposentadorias, que vem sofrendo porpostas de  mudanças por indicação do TCE, com pareceres que mudam o regime de aposentadoria dos Policias Civis, houve debates e explicações,  a “Sra Universa Lago, explicou que algumas propostas de mudanças vem acontecendo devido alguns pedidos de aposentadorias não virem expresso a modalidade requerida pelo interessado  no requerimento de fromalização da aposentadoria”, chegou se a um acordo que uma nova reunião será realizada para tratar expecificamemte das mudanças das Aposentadorias  com indicação dos Pareceres do TCE.

O presidente José Ribeiro agradeceu a atenção dada pelo IPERON, e  se propos em elaborar uma proposta conjunta com os outros sindicatos e em breve encaminhar ao IPERON.

A reunião conteceu em um ambiente de cordialidade, onde todos tiveram a palavra, e assim foi encerrada, em breve serão tomadas as providências para o andamento dos pedidos.

A Diretoria SINPOL-RO




Fonte: SINPOL-RO






Um comentário:

Unknown disse...

Boa Noite, entendo que a lei estadual deveria ser de acordo com a reforma da previdência quanto ao teto, não ser criado um teto para o iperon. Não se trata de inconstitucionalidade?

Postar um comentário