quinta-feira, 8 de maio de 2025

Faz 50 km por litro? Nova Haojue DL 160 é lançada no Brasil.

 featured image

A nova Haojue DL 160 estreia oficialmente no Brasil com visual crossover, motor que promete 50 km/l e freios ABS nas duas rodas. O preço sugerido é de de R$ 21.470.

A nova Haojue DL 160 acaba de ser lançada oficialmente no mercado brasileiro, fortalecendo o portfólio da marca do grupo JTZ Motos com uma proposta crossover voltada ao uso urbano.

Nova Haojue DL 160: lançada oficialmente no mercado brasileiro - Divulgaçãoc: lançada oficialmente no mercado brasileiro - Divulgação

Com design robusto, motor eficiente e freios ABS nas duas rodas, a motocicleta se posiciona como uma alternativa competitiva diante de modelos consagrados como Honda Bros 160 e Yamaha Crosser 150. Produzida em Manaus (AM) e com chegada prevista às concessionárias ainda em maio, o modelo tem preço sugerido de R$ 21.470.

A aposta da Haojue no segmento de aventureiras urbanas reflete a estratégia da marca de ampliar sua atuação no Brasil por meio da parceria com a JTZ Motos, também representante da Zontes. A Haojue DL 160 busca atrair tanto os motociclistas que desejam estilo aventureiro para o dia a dia quanto os que valorizam uma moto prática e com bom custo-benefício.

Nova Haojue DL 160 - DivulgaçãoNova Haojue DL 160 - Divulgação

Antes de detalhar os aspectos técnicos e visuais do modelo, é importante entender o contexto da sua chegada. Com mais de 240 unidades produzidas já em março, a Haojue DL 160 não é uma promessa futura — trata-se de uma realidade pronta para rodar nas ruas brasileiras.

Painel da nova Haojue DL 160 - DivulgaçãoPainel da nova Haojue DL 160 - Divulgação

Veja também:

Finalmente no Brasil? Haojue DL 160 já está na lista de produção da Abraciclo

Nova BMW S 1000 RR 2026 começa a ser montada em Manaus

Nakeds mais vendidas: MT-03 continua atrás da Dominar 400

Quer Ficar por dentro do mundo Duas Rodas?
Entre para o nosso Grupo de Whats!

O que diferencia a nova Haojue DL 160 das concorrentes?

A Haojue DL 160 se destaca inicialmente pelo seu visual. Inspirada nas bigtrails da Suzuki (VStrom) — com quem a Haojue mantém parceria desde 1992 —, a DL 160 adota um design mais encorpado, com carenagens angulosas, para-brisa elevado e conjunto óptico composto por dois canhões de LED sobrepostos. Todo o sistema de iluminação é em LED, algo ainda incomum no segmento.

A moto utiliza rodas de liga-leve aro 17 tanto na dianteira quanto na traseira. Essa configuração confirma seu foco urbano, ao contrário de concorrentes como a Bros e a Crosser, que trazem roda dianteira de 19 polegadas, mais apropriada para trechos de terra.

Nova Haojue DL 160: Iluminação Full Led - DivulgaçãoNova Haojue DL 160: Iluminação Full Led - Divulgação

Outro diferencial funcional é o painel redondo totalmente digital e a presença de uma entrada USB no punho esquerdo, que permite carregar dispositivos durante o uso.

Qual é o desempenho e a economia da Haojue DL 160?

O motor da nova Haojue DL 160 é um monocilíndrico de 162,4 cm³ com arrefecimento a ar e alimentação por injeção eletrônica. Basicamente, o mesmo motor da DR 160.  A potência máxima é de 14,9 cv a 8.000 rpm, enquanto o torque alcança 1,4 m.kgf a 6.500 rpm. Embora os números não sejam os mais altos da categoria, são condizentes com a proposta urbana da moto.

DL 160: motor monocilíndrico de 162,4 cm³ - DivulgaçãoDL 160: motor monocilíndrico de 162,4 cm³ - Divulgação

Um dos pontos mais atrativos, segundo dados da Haojue global, é a autonomia: a DL 160 seria capaz de fazer até 50 km por litro. Apesar de essa média ainda não ter sido confirmada pela JTZ Motos para o mercado nacional, o dado chama a atenção, sobretudo considerando a atual volatilidade dos preços dos combustíveis.

Com 149,5 kg em ordem de marcha e assento a apenas 795 mm do solo, a moto favorece usuários de estatura média e facilita o uso cotidiano, especialmente em deslocamentos urbanos.

A DL 160 é adequada para uso fora do asfalto?

Embora tenha aparência aventureira, a nova Haojue DL 160 não é propriamente uma moto off-road. O uso de rodas menores (17 polegadas) limita sua atuação em terrenos acidentados, além de comprometer o desempenho fora do asfalto.

DL 160: esqueça o uso em trilhas! - DivulgaçãoDL 160: esqueça o uso em trilhas! - Divulgação

As suspensões também não são voltadas ao uso extremo. Na frente, há um garfo telescópico convencional, enquanto a traseira conta com balança monoamortecida. Os cursos dessas suspensões não foram divulgados, mas a configuração geral reforça o foco na mobilidade urbana com visual aventureiro.

A DL 160 possui discos nas duas rodas, com ABS de dois canais - DivulgaçãoA DL 160 possui discos nas duas rodas, com ABS de dois canais - Divulgação

Apesar disso, o sistema de freios se destaca positivamente. A DL 160 possui discos nas duas rodas, com ABS de dois canais — diferencial importante frente à concorrência, que oferece o sistema apenas na roda dianteira.

Quais são as opções de cor e o preço da nova Haojue DL 160?

A nova Haojue DL 160 está sendo disponibilizada em quatro cores: azul, preto metálico, preto fosco e vermelho. Montada em Manaus, a moto tem preço sugerido de R$ 21.470, sem incluir o frete.

Na comparação de preços, a Honda Bros 160 ABS custa R$ 21.820, enquanto a Yamaha Crosser 150 parte de R$ 22.590 — ambas com ABS apenas na dianteira. Apesar de como dissemos, a DL 160 não ser exatamente uma "todo terreno".

Com produção nacional, bom pacote de equipamentos e proposta urbana bem definida, a DL 160 pode ser uma alternativa interessante para quem busca uma motocicleta funcional, com estilo marcante e menor custo de manutenção — especialmente em grandes centros urbanos.

Nova Haojue DL 160 - Ficha Técnica

EspecificaçãoDetalhes
TransmissãoManual - 5 velocidades
Sistema de transmissãoCorrente
Suspensão dianteiraTelescópica, mola helicoidal, amortecimento hidráulico com pré-carga
Suspensão traseiraOscilante, mono amortecimento central
Pneu dianteiro100/80-17 M/C 52S
Pneu traseiro130/70-17 M/C 62S
Freio dianteiroABS Independente, disco simples de 276 mm, pinça de 2 pistões
Freio traseiroABS Independente, disco simples de 220 mm, pinça de 1 pistão
Tamanho da roda dianteira17"
Tamanho da roda traseira17"
Comprimento2.025 mm
Largura755 mm
Altura1.195 mm
Distância entre eixos1.345 mm
Distância ao solo160 mm
Altura do assento795 mm
Potência11 kW ou 14,9 cv a 8.000 rpm
Cilindrada162,4 cm³
Torque14 Nm ou 1,4 kgf.m a 6.500 rpm
Tipo de motor4 tempos, OHC, refrigerado a ar
Número de cilindros1
Diâmetro x curso60,0 mm x 57,4 mm
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica
Capacidade do tanque12 litros
Peso em ordem de marcha149,5 kg
Bateria12V - 6Ah
Sistema de partidaElétrica

Fonte: Tudo de Moto.com.br


**

Nenhum comentário:

Postar um comentário