Com a mesma proposta, ela continua sendo uma moto versátil e interessante!
Acompanho a Himalayan desde quando ela chegou ao Brasil, ocasião que pude testá-la em várias situações com os amigos Falcão e Vilella. Nessa ocasião, rodamos em estradas de terra , asfalto e trilhas secas e molhadas! Foi super divertido!
Nessa dia foi unânime para os três que a moto era valente e que permitia uma diversão “leve" no off road. Obviamente que andamos com as motos por pouco tempo e avaliamos a ciclística, freios, conforto e a proposta que ela oferece. Mas passamos por uns lugares que ficamos surpresos.
Foto: Divulgação - Royal Enfield Himalayan
Algumas observações que tivemos foi o protetor do tanque que batia nos joelhos de quem tem maior estatura e que o motor poderia oferecer um pouco mais, e só! É fato que não as colocamos em longas viagens nem fixamos bagagens, nosso uso foi mais específico por estradas de terra e trajeto curto, com alguns desafios obviamente.
A Royal Enfield atendeu alguns pedidos e a Himalayan 2022 veio com mudanças…
Foto: Divulgação - Royal Enfield Himalayan
Uma delas foi adicionar o Sistema Tripper que veio na Meteor 350cc e agora está também na Himalayan. Ele funciona com o App da Royal Enfield junto com o Google Maps, conectados via Bluetooth com o celular. Trata-se de um instrumento no lado direito do painel que mostra a direção a seguir e distância da próxima mudança de direção. Existe a possibilidade de “escutar” as informações também via capacete se tiver o comunicador pareado.
Foto: Divulgação - Novo Tripper no painel já completo da Himalayan
Mesmo não curtindo essa tecnologia de navegação, instalei o App, fiz o pareamento e testei. Funciona direitinho e, para quem tem o hábito de usar esses navegadores, é muito mais prático que um suporte instalado na moto para carregar seu celular exposto ao tempo e aos ladrões. O celular pode ficar no bolso o tempo todo.
Foto: Divulgação - Royala Enfield Himalayan com novos protetores atrapalham os mais altos
Outro ponto que me incomodava muito eram os joelhos baterem nos protetores. Pois bem, esse incômodo não existe mais, agora tem espaço sobrando sem perder a possibilidade de fixar umas bolsas no caso de uma viagem.
Falando em carga, o bagageiro agora tem uma carga máxima de 7 kg.
Foto: Divulgação - A posição em pé é confortável na Himalayan
O parabrisa mudou. Está escurecido e com novo formato devido a localização do Tripper na lateral direita do painel. Ficou melhor e mais aerodinâmico, lembrando que dependendo da estatura do piloto a percepção pode mudar.
Foto: Divulgação - Royala Enfield Himalayan 2022
Colocamos ela para rodar na estrada asfaltada, na terra e água, sem surpresas! Mantém o DNA aventureiro e a pilotagem fácil. Com altura do assento de 800 mm, os pés alcançam o chão facilmente e a posição de pilotagem “em pé” continua confortável pela proposta da moto.
Foto: Divulgação - A Himalayan permite se aventurar no fora de estrada
O motor recebeu um remapeamento que a deixou mais solta, mais gostosa de rodar do que a dos anos anteriores. Além disso, tem um catalisador no escape que também é novidade, tudo isso para atender normas e poluir menos.
Foto: Divulgação - Nas motos off road o escapamento alto é um detalhe importante.
Ela continua sendo 5 marchas, capacidade de 15 litros no tanque, 411 cc, pneus mistos, vem com protetor de motor e cárter, painel LCD completinho, rodas raiadas, bússola e a possibilidade de desligar o ABS apenas na roda traseira, que é o ideal.
Continuo dizendo que é uma ótima opção para quem não tem pressa e gosta de viajar sem restrições de estradas. Outro ponto interessante é o fato de não ser uma moto visada pela bandidagem, o que traz mais tranquilidade, permitindo rodar na cidade e estrada sem a preocupação que outros modelos causam.
Foto: Divulgação - Ficha técnica Himalayan 2022
Se não conhece e nunca andou, vale a pena experimentar mas, mude a sua “chave" antes, ela é uma moto com uma proposta diferente, não tem apelo esportivo e sem aquele monte de tecnologia embarcada, é uma moto mais simples, porém, que te leva no mesmo lugar ou até em lugares mais restritos, vai depender de você.o
Fonte:
Equipe Moto.com.br
Um comentário:
Gostei da reportagem, muito boa
Postar um comentário