domingo, 30 de junho de 2019

SENHOR, VÓS ME PERSCRUTAIS E ME CONHECEIS

O salmo 138 das Sagradas Escrituras é um canto ao Deus Todo-poderoso, onisciente e onipotente. Esse hino nos oferece uma verdadeira sabedoria para contemplar o grande mistério do Deus transcendente, mas, ao mesmo tempo, presente na história. Podemos dividir o canto em quatro partes. Os versículos de 1 a 6 revelam que Deus perscruta e conhece profundamente a vida; os versículos de 7 a 12 mostram como Deus está presente em qualquer lugar; os versículos de 13 a 18 descrevem a criação como um todo e, por enfim, os versículos de 19 a 24 descrevem como Deus perscruta tudo e julga o mal que paira ao redor da obra criada por Ele, e como sabe libertar.

O canto manifesta, na substância, como Deus salva toda a humanidade em todas as suas dimensões históricas e de espaço. Nos primeiros seis versículos, nota-se destacadamente o verbo ‘conhecer’. Isto no sentido que Deus conhece tudo e, portanto, revela a comunhão Dele com o ser humano: “Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.” No entanto, os versículos a seguir, de 7 a 12, descreve a experiência louca do ser humano de viver sem Deus. Por isso o fiel declara: “Para onde irei, longe de vosso Espírito? Para onde fugir, apartado de vosso olhar? Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos, lá vos encontrareis também. Se tomar as asas da aurora, se me fixar nos confins do mar, é ainda vossa mão que lá me levará, e vossa destra que me sustentará. Se eu dissesse: “Pelo menos as trevas me ocultarão, e a noite, como se fora luz, me há de envolver”. As próprias trevas não são escuras para vós, a noite vos é transparente como o dia e a escuridão, clara como a luz.”

Os versículos de 13 a 18 proclamam a grandeza do ser humano, obra maravilhosa de Deus: “Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso.” Com essa linguagem simbólica de ‘plasmar’ e ‘tecer’ revela a ação de Deus na criação do ser humano. O nosso Deus se torna como se fosse um escultor da nossa vida. Quanto é preciosa a vida que está em nossas mãos. Somos um canteiro de obras de nosso Senhor. O milagre da criação e da própria existência é contemplado pelo autor do salmo com a fé e a sua expressão poética.

E, por fim, os versículos de 19 a 24, mostram como fiel tenta se identificar com Deus, confiando totalmente na sua ação libertadora: “Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus, e que se apartem de mim os sanguinários! Eles se revoltam insidiosamente contra vós, perfidamente se insurgem vossos inimigos. Pois não hei de odiar,

Senhor, aos que vos odeiam? Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los?...Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos. Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade." O salmista mostra que o juízo final condenará o mal e a idolatria, oposição a Deus, será derrotada.

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote e doutor em teologia. Belém-PA.


10 dicas como se proteger e evitar problemas em longas viagens de moto internacionais


Algumas dicas importantes para quem pretende fazer uma viagem de moto por outros países, principalmente quando podemos encontrar culturas e comportamentos bastante diversos daqueles com os quais estamos acostumados no nosso dia a dia.
Mude o jeito de ver o mundo. Se você vê o mundo e pessoas como perigosos, eles o verão da mesma forma. Então mude o jeito de ver o mundo e o mundo te verá da mesma forma. Acredite, as pessoas, na sua imensa maioria, são boas e sempre tentarão ajudar.

Busque informações seguras sobre o país a ser visitado. Procure livros e vídeos de pessoas que já passaram pelo país e procure saber tudo sobre a cultura, tradição e comportamento.

Respeite a religião local. Não tente impor sua religião. Você não conseguirá mudar nada e vai arrumar problemas.
  1. Mude o jeito de ver o mundo. Se você vê o mundo e pessoas como perigosos, eles o verão da mesma forma. Então mude o jeito de ver o mundo e o mundo te verá da mesma forma. Acredite, as pessoas, na sua imensa maioria, são boas e sempre tentarão ajudar.
  2. Busque informações seguras sobre o país a ser visitado. Procure livros e vídeos de pessoas que já passaram pelo país e procure saber tudo sobre a cultura, tradição e comportamento.
  3. Respeite a religião local. Não tente impor sua religião. Você não conseguirá mudar nada e vai arrumar problemas.
  4. Evite grandes cidades por mais interessantes que sejam. Prefira pequenas cidades ou pequenas vilas para se hospedar. Você vai economizar e vai conviver com pessoas amistosas. Querendo ir para uma cidade grande, faça bate e volta. Outro ponto é que na manhã seguinte você em pouco tempo já estará na estrada, evitando congestionamentos.
  5. Não beber com estranhos. O álcool traz muita coragem e mesmo pessoas pacatas podem se tornar agressivas e qualquer um pode portar uma faca e fazer estragos. Só beba entre amigos ou com famílias que por acaso o convidarem para suas casas.
  6. Escolha sempre um hotel normal, evite hotel de luxo para não ostentar e virar presa de ladrões. Seja amigável com as pessoas, mas somente deixe-as saber o necessário sobre você.
  7. Não exiba dinheiro. Ande com o mínimo no bolso. O resto guarde no casaco, na moto, onde quiser. Mostrar muito dinheiro é arriscar a sorte. Cartão de crédito não vale quase nada em alguns países, mas dinheiro vivo pode provocar tentações irresistíveis.
  8. Não exibir ou sacar armas. Isto pode aborrecer ainda mais as pessoas. Sempre melhor tentar soluções pacíficas. Em último caso, melhor fugir.
  9. Carregar sempre um dispositivo rastreador, assim seus familiares saberão sempre onde você está. No caso de sufoco você pode acionar o botão de emergência e um socorro será providenciado.
  10. Lembre-se, as pessoas são boas. Não veja as pessoas como inimigas. As pessoas são boas em qualquer parte do mundo, não importando raças, religião, etc. Trate todo mundo como gostaria que fosse tratado. Lembre-se também que sua melhor arma é seu sorriso.

  11. Fonte: Ruy Babosa - Viagem de Moto.com.br

DEUS NOS FALA

Evangelho de S. João 20, 19-23


Estamos celebrando a grande festa de Pentecoste, em que se confirma a festa do Espírito Santo e do nascimento da Igreja. Esta Igreja continua a obra de Jesus, assistida e guiada pelo Espírito Santo, através da Eucaristia, da Palavra de Deus, dos sacramentos, da oração e da vida cristã. Esta aparição narrada pelo evangelista São João revela como Jesus entra em contato com seus discípulos para lhes confiar a Missão.

Ele os encontrou com medo, porque estavam preocupados com o pensamento e a estima do mundo. Jesus quis libertá-los de tudo isto, propondo-lhes a Paz. É esta Paz que lhes dá alegria. Experimentando tudo isto, libertam-se de qualquer medo e conseguem abrir totalmente à ação de Deus a vida deles. Com isto, estão aptos a receber a missão que Jesus lhes conferiu. A missão, portanto, é conferida por Deus e tem o mesmo conteúdo do Filho Jesus, que é glorificar o Pai, fazendo conhecer o seu nome e o seu projeto de amor.

Esta Missão consiste em continuar a obra do Mestre de Nazaré, fazendo uma só coisa com Ele, deixando-se iluminar, guiar e sustentar na missão de evangelizar. Nisto revela-se a total obediência e fidelidade a Deus, autor da Missão. E para garantir este mandato, Jesus lhes doou o Espírito Santo. Quero lembrar que, para João, ressurreição e dom do Espírito Santo são um só evento, de fato são colocados no mesmo dia. Um evento único não somente cronológico, mas, mais ainda, no sentido teológico. Dito isto, é interessante notar como esta doação é realizada através de um sopro.

Isto nos faz lembrar, conforme o livro do Gênesis, a ação de Deus na criação do mundo. Portanto, receber o Espírito Santo significa ter a capacidade de plasmar de novo todas as coisas. Com isto, temos a certeza de que qualquer Missão que provêm de Deus terá sempre consigo a ação do Espírito Santo. É Ele quem nos ajudará a fazer até as grandes coisas. É a ação do Amor que sabe a importância de quanto são preciosos os seres humanos. Revivendo esta preciosidade, podemos experimentar o dom da Misericórdia de Deus que se faz na Igreja e através da Igreja. Ela fará de tudo para salvar a todos, denunciando e opondo-se ao pecado.

Essa nova criação todos nós podemos compartilhar, tomando consciência do Espírito Santo em cada um de nós. Conseguir ser aquilo que somos enquanto filhos e filhas de Deus é realizar na nossa existência a vocação que cada um tem. Experimentando a alegria e a Paz, confirmamos a ação do Espírito Santo na doação de si. É isto que aquece a nossa vida. É bom se questionar como vivemos o dom do Espirito Santo no dia a dia de nossa vida. Por isso, pergunto-te: está percebendo que é Ele que te anima e fortalece na tua vocação cristã? Percebe a presença do Espírito Santo na tua vida? Está dando a verdadeira importância à pessoa do Espírito Santo, teu grande direcionador?

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote e doutor em teologia / Belém-PA.



FUSCA - Landa Larrone / Posto Planalto

Nesta última Sexta-Feira, ao parar no Posto Planalto para abastecer o meu Fusca, fui surpreendido com a declaração da funcionária do Posto, a Landa, que disse que era a primeira vez na vida que iria abastecer um Fusca. Ela muito simpática e atenciosa, de imediato disse que um é privilégio ela dizer isso, que "nunca tinha abastecido um fusca e essa era a primeira vez". De imediato, solicitei a sua autorização para registrar o fato, ela concordou. E assim foi feito. Obrigado a funcionária Landa pela atenção dispensada. Veja as fotos.










Opinião de Primeira - O DESEMPREGO ATINGE MILHARES DE JOVENS EM RONDÔNIA. SITUAÇÃO É AINDA PIOR EM PORTO VELHO

Ele destrói sonhos, separa famílias, nega uma vida digna. O desemprego é hoje um câncer, quase metástase, que está corroendo o organismo do Brasil. Os números oficiais estão longe da realidade das ruas. Eles falam em 13 milhões de desempregados, mas pode ser o dobro de gente, sem um trabalho digno. Em Rondônia, os números gerais não são tão negativos. Mas o são – e assustadores – quando se coloca no papel os percentuais de jovens desempregados, aqueles na faixa dos 16 aos 28 anos. É aí que se precisa, com urgência, começar a agir. O assunto ganhou corpo, novamente, quando o deputado Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legislativa, se pronunciou, lembrando que há dados apontando que Porto Velho, por exemplo, é um das capitais brasileiras onde há mais desempregados nessa faixa etária. E que precisamos, todos os setores da sociedade, nos preocupar com isso. “Sem políticas de Estado, que fixem os jovens no campo, dando-lhes condições de sobrevivência digna, com apoio de formação e opções de trabalho, o problema não se resolve. Nossa produção primária já é boa, mas, com programas corretos e direcionados pelo Estado, poderíamos quadruplicar essa produção, porque temos condições de chegar a essa meta. Imagine-se o que só isso representaria em termos de trabalho e renda”, opina Laerte. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, diz que um dos caminhos já são trilhados pelo Sistema Indústria, via Sesi e Senai. “Mais de 70 por cento dos jovens que fazem qualquer curso do Senai, já saem direto para empregos na indústria. A formação que lhes é dada é a garantia, ao empresário, da qualidade da mão de obra que vai contratar”. Só no ano passado, o Senai de Rondônia teve 10.180 matrículas, a grande maioria de jovens das classes C, D e E, que através dos cursos, conseguem entrar no mercado. Ou seja, já há mais este caminho, mas só ele não resolve a situação, porque em Rondônia, segundo números do Centro de Integração Empresa Escola, o CIEE, nada menos do que 19 por cento de pessoas entre 18 e 24 anos, talvez a maior faixa etária dos jovens, estão sem emprego. Se formos analisar apenas Porto Velho, esse percentual é bem mais alto.

A verdade é que boa parte de uma geração inteira está alijada do mercado de trabalho. Sem formação correta, sem educação básica, sem apoio de programas oficiais, as perspectivas são pessimistas. Some-se a isso uma legislação trabalhista arcaica e absurda, mesmo depois de remendada no Congresso; uma Justiça Trabalhista voltada para criminalizar as empresas e dificultar o acesso ao mercado do emprego e se observará que o futuro é incerto e com poucas chances de reverter o quadro atual. Talvez um grande salto na economia e uma visão moderna nas relações trabalhistas, somadas a investimentos pesados dos governos na formação técnica e no apoio a mais produção no campo, sejam as melhores opções. Mas mesmo com tudo isso, só se conseguirá melhores resultados a longo prazo. A maioria dos nossos jovens, até lá, ficará na rua da amargura. Lamentável!

A ATUAÇÃO DO CIEE PARA OS JOVENS
O Centro de Integração Empresa Escola – CIEE – trabalha duro para abrir mercado para a mão de obra jovem, principalmente na questão do primeiro emprego. Ele começa a busca de colocação dos jovens no mercado, a partir dos 14 anos, idade em que eles podem ser contratados como aprendizes. A partir dos 16 anos, eles podem entrar nas empresas como estagiários. Mas a situação nacional é ruim, assim como a de Rondônia. No ano passado, foram registrados no Estado todo, nesse sistema de apoio aos adolescentes que querem trabalhar, um total de 2.834 contratados. O potencial era de 5.251, ou seja, 2.417 não conseguiram vaga. Vinculados ao sistema CIEE, Rondônia tem hoje 900 aprendizes e 550 estagiários. Há diferentes cursos a disposição para diferentes áreas e o sistema é uma das forma dos mais novos terem chances de chegarem ao emprego. O Sistema Indústria (SESI/SENAI), o CIEE, entre outros organismos já existentes, fazem o que podem, mas estão longe de atender toda a geração de jovens brasileiros fora do mercado de trabalho. Hoje temos no país aproximadamente 20 milhões de jovens entre 18 e 24 anos. Só nesta faixa, mais de 7 milhões e 400 mil estariam desempregados.

SÓ O CONTRACHEQUE SALVA
Ainda sobre o mesmo tema: o problema é a magnitude do problema. Pegando-se apenas números da Capital, da população em uma cidade que já passou do meio milhão de habitantes, há cálculos que apontam que poderíamos ter algo em torno de 85 mil jovens na faixa dos 18 aos 24 anos. Há quem diga que pelo menos 30 por cento dessa população, desesperada por trabalho, não o encontram. Isso representaria nada menos do que perto de 26 mil pessoas, apenas nessa única faixa, estariam fora do mercado de trabalho. Como não há dados atualizados sobre as pesquisas feitas pelo IBGE, detalhando a situação do desemprego, há apenas indícios e dados não conclusivos sobre o tema. O que é real é que a falta de emprego é notória entre os jovens e principalmente na Capital do Estado. Por enquanto, Porto Velho continua sendo extremamente dependente do contracheque do funcionalismo. Quem trabalha para os órgãos públicos, está tranquilo. Do lado de fora das portas das organizações governamentais de todos os níveis, é que o drama se amplia. O desemprego campeia e deixa cada vez mais jovens alijados da economia e da produção. Até quando essa situação vai persistir?

IMAGEM RARA DA GRETCHEN
Dezenas de mensagens, comentários, elogios e até algumas ressalvas, poucas, aliás, abordaram o historinha contada nessa coluna, na ultima sexta, sobre a onça Gretchen, que viveu aqui em Porto Velho durante pelo menos quatro anos, com suas três patas e acabou sendo atacada e morta por uma onça macho, numa tentativa de acasalamento. Gretchen tinha sido transferida para um centro de proteção de animais de Goiás. Durante todo o tempo que permaneceu aqui, foi bem cuidada no CETAS da Unir, mantido com recursos da Santo Antônio Energia. O animal foi entregue à proteção da Santo Antônio e teve todos os cuidados possíveis. Pessoas que sempre estiveram perto do animal, ficaram tristes e surpresas com o final infeliz do caso, já que se imaginava que Gretchen poderia acasalar e ter filhotes em sua nova casa. Como muitos leitores pediram, uma ampla pesquisa pela internet acabou trazendo à luz uma das raras fotos do animal. Aí está, então, para quem queria ver como era a onça que nasceu na mata, perto de Porto Velho e foi morta pelo futuro companheiro,
em Goiás. O mistério continua: quem deu o famoso nome à oncinha rondoniense? Isso ainda não se descobriu...

A TURBA CONTRA A POLÍCIA
Um marginal estava mostrando uma arma para várias pessoas, numa rua do bairro Esperança da Comunidade. A PM foi avisada e foi ao local. O sujeito fugiu, se escondeu numa casa e ainda vociferou e ameaçou os policiais. Teve que ser detido à força. A arma localizada era falsa. O meliante foi detido. Pra que! Várias pessoas da vizinhança, essas mesmo que chamam a PM quando estão em perigo, ao invés de aplaudir os policiais, começaram não só a hostilizá-los como a jogar pedras e ameaçá-los fisicamente. Ficaram ao lado do marginal. Acuados, os PMs tiveram que usar gás de pimenta, para conter a turba, que aumentava cada vez mais. Nem isso adiantou. Até armamento pesado, com munição não letal, teve que ser utilizado. No final, os PMs tiveram que fugir da fúria ensandecida do grupo que os ameaçava. Em que país estamos, em que a polícia, ao defender a sociedade diante de um crime, seja qual for, pode ser hostilizada por populares, ao invés de reverenciada? A mídia esquerdista, que criminalizou a polícia e vive na defesa dos direitos humanos dos criminosos, tem muita culpa nessa inversão de valores. Mas é também importante que os participantes desse tipo de ação sejam identificados, processados e presos, se condenados. Não é possível assistirmos a esses atos em defesa de marginais, como se eles fossem as vítimas. Uma vergonha!

A PONTE E A ALEGRIA DE CAMELI
A primeira comemoração foi de um acriano. Hoje, o mais ilustre deles. O governador Gladson Cameli postou nas redes sociais texto demonstrando toda a sua alegria com a conclusão das obras da ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã. “Agora falta muito pouco para a concretização de um grande sonho. Resta apenas a construção das cabeceiras, para a ligação definitiva do Acre, por terra, com o restante do Brasil”, escreveu. O último trecho da ponte sobre o Madeira, na divisa com nossos vizinhos, foi concluída nesse final de semana. Da obra em si, faltam apenas pequenos detalhes, que estarão todos finalizados nestes próximos dias. O que ainda vai faltar para que seja totalmente pronto o complexo da ponte, são as cabeceiras, que agora terão que seguir novo projeto, já que com a subida autorizada das águas do Madeirão, elas terão que ser construídas com novo traçado e nova altura. Os recursos para esse último trabalho relacionado com a ponte deverão ser liberados em breve. A perspectiva é que, se não faltar dinheiro, tudo estará pronto para ser aberto ao tráfego entre o final de agosto e o início de setembro, nesse segundo semestre. A inauguração oficial contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que já garantiu que virá a Rondônia para entregar uma das mais importantes obras da região norte. Finalmente, o Acre se ligará ao resto do Brasil. Por isso Cameli está fazendo tanta festa!

A “ENTOURAGE” DO CHEFÃO
Quando se divulgou aqui mesmo, há alguns anos, que quando os grandes criminosos e chefões do tráfico vêm para o presídio federal de Porto velho, sua “entourage” toda vem atrás, houve desmentidos, inclusive oficiais, de autoridades da segurança pública. Só ingenuidade ou falta de informação pode contestar a verdade: a quadrilha, ou ao menos parte dela, vem atrás do chefão, sempre ajudando a aumentar a violência já quase insuportável a que estamos submetidos. O grupo quer fica perto, para receber orientações e manter toda a estrutura do crime do lado de fora da cadeia, enquanto o comandante manda, lá de dentro da cadeia. Neste final de semana, mais uma prova concreta disso ocorreu num condomínio de luxo da Capital, na avenida Vieira Cahúla: a Polícia Federal fez uma operação atrás de provas de lavagem de dinheiro e armas escondidas na casa de um familiar de poderoso chefe ,internado no nosso presídio da BR 364, a mais ou menos 50 quilômetros do centro da Capital. Há suspeitas de que dois casarões do local tenham sido alugados pelos amigos do chefão, para ficar perto dele e ajudar a manter uma espécie de guerra pelo tráfico de drogas e armas, entre grupos criminosos, que está ocorrendo agora no Paraguai. E é só a ponta do tapete. Tem muito mais coisa por aí que a gente não fica sabendo...

VILHENA MOSTRA SUA GRANDEZA
Vilhena vai viver cinco dias de grande festa, com uma demonstração de toda a força do seu agronegócio, com a realização da Rondônia Rural Sul, uma espécie de Rondônia Rural Show só para o sul do Estado apresentar todas as suas potencialidades. O evento em Vilhena será entre os dias 3 e 7 deste julho que está chegando, ou seja, começa nessa quarta, prossegue na quinta, sexta e sábado e encerra no domingo. Quatro grandes shows nacionais estão programadas, entre eles Marília Mendonça, hoje a rainha da música sertaneja brega do Brasil, que sempre leva multidões para suas apresentações. A exposição terá também um disputado rodeio, com vários prêmios. A feira festiva, mas também de muitos negócios, terá também várias palestras técnicas, na busca do aprimoramento da produção do agronegócio da região, hoje um dos mais fortes do Estado e da região norte. A cidade rondoniense com mais cara do sul do país, onde até o clima é semelhante em alguns momentos, com suas temperaturas baixas em determinadas épocas do ano, tem a maior colônia de representantes do Rio Grande do Sul e Paraná de toda a Rondônia. Lá a produção salta todos os anos, tornando Vilhena uma das mais progressistas comunidades do Estado. A Rondônia Rural Sul vai sintetizar tudo isso.

PERGUNTINHAS
Haverá solução para os 13 milhões de brasileiros oficialmente desempregados, num total de 12 por cento da população apta a produzir e o dobro da média mundial dos que não conseguem trabalho? O que pode ser feito para mudar esse quadro trágico para tantos brasileiros?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.

FusqueiRO's / Encontro - Sexta-Feira

Realizado mais um encontro dos FusqueiRO's nesta última Sexta-Feira (28), lá no estacionamento da BMW na Avenida Jorge Teixeira. Uma passada rápida lá para registrar o encontro, lá estando os queridos Amigos amantes do querido Fusca. Como sempre a alegria estava presente, regado a salgadinho e refrigerante. Jean e Rafael no comando do encontro. Veja as fotos.

























Ponta do Lápis em Movimento





sábado, 29 de junho de 2019

Dia de São Pedro e São Paulo

Dia de São Pedro e São Paulo é celebrado em 29 de junho.
Estas são festividades típicas da Igreja Católica, em honra ao martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo.
A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraiás e grandes fogueiras, assim como acontece no Dia de São João.
Os cristãos ortodoxos também observam esta festa, mas o fazem no dia 12 de julho.
São Pedro e São Paulo
À esquerda, São Pedro. À direita, São Paulo

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo

A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.
Pedro era um pescador, foi apontado por Jesus como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra de Jesus.
Por outro lado, Paulo de Tarso não esteve entre os doze discípulos que seguiram Jesus mais de perto e inclusive, perseguia cristãos. No entanto, converteu-se e tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva.
Ambos morreram martirizados. São Pedro foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre. Já São Paulo foi degolado em Roma.
Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos).
Fonte: Calendar.com.br

CONVITE - Encontro de Motociclistas e Triciclistas






Pronto, o convite está feito. Escolha e vá, ou vá em todos!