segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

JOÃO TESTEMUNHA O MESSIAS

 



Após as festas da Epifania e do Batismo de Jesus, iniciamos o Tempo Comum. A caminhada litúrgica deste tempo será marcada, neste ano, pelo Evangelho de Mateus, que apresenta Jesus como o Mestre da justiça - anunnciando a chegada do Reino de Deus.

O Evangelho de hoje ressalta a figura de João Batista, João é fiador da novidade trazida por Jesus: "Eu vi e dou testemunho" (v.34). O profeta, iluminado pelo  Espírito, compreende o alcande da supreendente novidade trazida pelo Mestre: não é o ser humano que faz ofertas a Deus, mas é Deus que oferece seu filho para a salvação da humanidade.

O testemunho de João Batista é convite a recomeçar, sempre de novo, nosso caminho de fé. Como afirmava frequentemente o papa Francisco: "Deus sempre nos surpreeende". Ele está do nosso lado e mostra-se solidário conosco. O Evangelho nos convida a aprender com João Batista não dar como certo que já conhecemos Jesus (cf. v. 31). Importa nos deixarmos alcançar pela voz do Espírito, que interiormente teima em nos lembrar: Eis o Cordeiro de Deus, que fez dom por amor.

João Batista, iluminado pelo Espírito, vê e indica a chegada do Messias. Jesus é o Messias, mas não vem com o poder deste mundoi, como muitos esperavam, e sim como aquele que se confronta abertamente com os que espalham a maldade.

A Igreja é sempre chamada a fazer o que João Batista fez: mostrar à humanidade o Cordeiro que se opõe às maldades do mundo. Ela não anuncia a si própria, mas anuncia Jesus Cristo. Somente nele encontramos a fonte que liberta e guia para a terra da verdadeira liberdade.

O percurso feito pela Igreja, ao longo do Ano Jubilar da encarnação do Senhor, recém-concluído, incentivou-nos a somar forças para a edificação de um mundo mais humano e fraterno. Neste tempo de tantos desafios, que o exemplo deixado pelo testemunho de João Batista nos seja de apoio a insipiração. Afinal, somos peregrinos de esperança!

Fonte: Pe. Darci Luiz Marin, ssp / O DOMINGO - semanário litúrgico-catequético


Nenhum comentário:

Postar um comentário