quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ROBSON OLIVEIRA - Resenha Política

REGURGITAÇÃO - Depois de posar de samaritano e defensor dos colonos residentes nos locais mais inóspitos de nossa capital, em discurso recente na Câmara Municipal, e lançar petardos contra o prefeito Hildon Chaves (PSDB), Edgar Tonial (PSDC), vice-prefeito, foi alvo nesta terça-feira (2), de uma ação policial que investiga uma organização criminosa que teria surrupiado impostos estaduais. Segundo o MP, o vice-prefeito é supostamente membro dessa organização. O discurso de Tonial regurgitado no legislativo municipal revela uma faceta bem diferente do bom moço que mungia sob aplausos amigos e ovação de edis oposicionistas.
PASTO - Boi é daqueles militantes políticos com quase nenhuma capilaridade eleitoral que gravita em torno de donatários de legendas. Virou vice-prefeito de Porto Velho pelo acaso e em razão a um acordo entre os mandatários do PSDB e PSDC. Sem nome menos ruim que o dele, o PSDC indicou o Boi aos tucanos sabendo que o futuro reservava ao prefeito eleito patadas e chifradas. Precavido, Chaves impôs uma corda da fuça do bovino para que não corresse solto no pasto.
BLEFE - Com os minutos de visibilidade que conseguiu na Câmara Municipal da capital, Boi chegou a anunciar que entraria na arena eleitoral para bater chapa contra o atual prefeito. Como o blefe não repercutiu o esperado e a cotação do Boi ficou na lona, a suposta candidatura a prefeito de Edgard Tonial desapareceu instantaneamente.
SINECURA - Uma lista com sobrenomes de familiares de membros do primeiro escalão governamental circula nos grupos de WhatsApp em cargos vistosos do Departamento Estadual de Trânsito. Nada de anormal não fosse a falta de habilidades técnicas das laureadas no exercício das funções.  É o que os mais críticos denominam de sinecuras.
ALIMENTAÇÃO - Há na boca miúda um burburinho em relação a um contrato de fornecimento de serviços que tem alimentado malfeitos em tempos remotos. Uma suposta investigação teria sido aberta para verificar a lisura com que as partes pactuaram o negócio. Nada ainda veio à tona, e a coluna não conseguiu uma fonte segura para confirmar a veracidade do malfeito, embora em reservado os relatos alimentam os burburinhos. A ver!
TOM - Pela rispidez com que utilizou a tribunal da Câmara Municipal de Porto Velho para lançar críticas a administração de Hildon Chaves, o deputado estadual Eyder Brasil (PSL) é candidatíssimo a candidato ao pleito municipal. O tom estridente da crítica foi assimilado nas hordas políticas como um lançamento a sucessão do Hildon. Ao que parece, a lista de pretendentes à prefeitura da capital deverá ser extensa. O que é bom para a democracia e para o eleitor.
LUZ - Merece elogios a ornamentação natalina do Espaço Alternativo, inaugurada no final de semana passado em Porto Velho. Havia anos que não se constatava uma iluminação tão bacana e que deixa as noites dessa sofrida capital com mais luz. Há outras prioridades? Há. Mas no período natalino a casa mais humilde põe um ornamento para rememorar a vida. Nossa cidade não poderia ser diferente, apesar, e com nosso respeito, daqueles que pensam de forma adversa.
DADOS - Apesar das justificativas pitorescas do ministro da educação, igualmente pitoresco, o resultado da avaliação dos estudantes brasileiros divulgados nesta terça-feira é trágico. Pelos dados, os estudantes da elite brasileira têm performance pior em leitura do que os pobres de outros países. A cada ano a educação do país coleciona notas abaixo da média mundial. Nosso futuro educacional, sob a gestão de Abraham Weintraub, caminha para a mediocridade coletiva. Para piorar a situação, a paspalhão quer derrubar o que de menos ruim possuímos, que é o ensino superior, ao atacar de forma vil todos os dias nossas universidades públicas.
HOMENAGEM - A coluna abre espaço para homenagear os campeões brasileiros nas três categorias. O Flamengo, time do coração e alma deste cabeça-chata, tem jogado um bolão que faz inveja ao mais contido vascaíno. Torci muito pelo Mengão. Valeu a pena, mas pena mesmo foi o Vasco e Fluminense escaparem da segunda divisão, embora sejam times da série B.
Fonte: Jornalista Robson Oliveira / Porto Velho-RO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário