quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

MOMENTO JURÍDICO - Advogo sozinho e sem dinheiro. E agora?

                            

“Parei de advogar, pois não consegui viver da advocacia! Antes de desistir, tentei de tudo: panfletos, anúncios em jornal de bairro, comissionamento por indicação para ex-clientes, participação nos eventos da OAB. Na unanimidade dos casos, o pagamento antecipado não chegava ao terceiro mês, e as ações duravam em média 2 anos. Mesmo quando eu dividia os honorários em 15 vezes, ainda tinha dificuldade de me manter porque as parcelas eram uma “merreca”. Sem contar que a maioria dos clientes atrasavam ou deixavam de pagar, e eu nem me dava conta porque estava muito ocupado com os prazos e a angústia de ser um devedor certificado pelo SPC/Serasa, acumulador de funções, vivendo em completa desordem...”
Do outro lado do país, a Dra. Marta relata:
“Cobrar honorários é uma arte. Eu nunca tive que vencer tanta rejeição como na captação de clientes para o meu escritório. Passei 2 anos paquerando as empresas do bairro até conseguir o primeiro cliente de partido que pagava (sempre com atraso) 250,00 por mês e me ligava o dia todo para resolver os problemas dos parentes (de graça). Se eu cobrasse por ato, o empresário não contrataria, se cobrasse por hora, ai é que eles nunca pagariam, quando eu não atendia, ele ligava para o contador, resolvia por lá, e depois em chamava para limpar a lambança (sem pagamento extra).”
Lá na terra do café, desabafa o Dr. Matias:
“O problema é que a maior parte dos meus clientes não tem renda, imagine um cliente pleiteando uma aposentadoria por idade, me trazendo uma galinha como pagamento inicial? “
E num lugar, tão tão distante, eis a Dra. Maria de Lurdes, mostrando luz no fim do túnel:
“Possuo 18 anos de advocacia e só passei a ser respeitada quando inclui cobrança de consulta em todos os meus contratos. Muitos se recusam a pagar? Sim, mas então os deixo para os colegas que pagam para trabalhar. Eu escolhi fazer da minha advocacia uma empresa, e como tal, não consigo sobreviver sem lucro”

Mas como gerar lucro na Advocacia atuando sozinho (a)?

Muitos advogados optam por atuarem sozinhos, como autônomos, por razões diversas. A primeira delas é o fato de escritórios de advocacia, de um modo geral, oferecerem propostas de trabalho extremamente constrangedoras. A segunda é que ser autônomo tem algumas vantagens: trabalhar na hora que quiser, do jeito que quiser, da forma que bem entender e não dividir lucros.
Todavia, como tudo na vida, atuar sozinho tem seus dissabores. E um dos maiores é conseguir prospectar clientes enquanto gerencia todo o trabalho sozinho (ou quase sozinho), SEM PERDER A QUALIDADE DE VIDA.
Quem decide trabalhar sozinho, mesmo tendo um bom conhecimento teórico, sofre muito para conciliar prospecção de clientes, entrega de serviços e vida pessoal... além disso, como a advocacia é uma atividade que privilegia o debate, às vezes a falta de um colega ao lado é bastante sofrível para a resolução dos casos.

Então, como viver confortavelmente da advocacia, atuando sozinho, sem recorrer a fontes externas?

A primeira coisa é que precisamos entender que sem clientes não existe advocacia, e pior do que estarmos sem clientes, é termos clientes desqualificados que tomam o tempo, café, papel, gasolina e dados móveis, sem nenhum retorno...
Para atrairmos clientes qualificados, precisamos desenhar um plano de relacionamentos profissionais adaptado ao seu posicionamento. Falamos disso na Agenda Positiva.
Não adianta, para criarmos uma advocacia minimamente sustentável, precisamos priorizar a captação de clientes, afinal, sem rendimentos não há como manter a atividade em funcionamento, desse modo, ao contrário do que a maioria pensa, antes de aprender DOMINAR UMA ÁREA DO DIREITO, UMA ÁREA PROBLEMA, precisamos atrair os "problemáticos".
Essa dinâmica foi completamente ignorada pelas faculdades de Direito, que IMPRUDENTEMENTE, desprezaram a equação básica de toda advocacia: "ADVOCACIA = CLIENTE".
Isso me fez lembrar da história do Dr. João, um carioca que sempre sonhou em se tornar um advogado. Desde os 8 anos ele dizia que iria ser "Doutor", que iria ser respeitado e rico.
Desde o primeiro dia de aula na faculdade de Direito, o "Dr. João" já sabia que iria advogar, pois gostava de autonomia, liberdade de ganhos e controle da agenda...ele era automotivado e não se via engessado dentro de uma repartição pública, gostava de gente e não tinha medo de trabalhar.
Assim que passou no exame da ordem, Dr. João decidiu alugar uma sala no seu bairro mesmo, pegou um empréstimo, comprou moveis e equipamentos, colocou uma placa em alto relevo, investiu em 1000 cartões de visitas e “começou a advogar.”
Mas o que ele não contava é que os clientes não seriam magnetizados apenas pela sua placa de verniz aplicado...
E "Ding-Dong"... eis o primeiro toque na campainha. O premiado foi o porteiro do prédio entregando as novas correspondências, dentre elas, um panfleto do advogado do andar de cima oferecendo serviços trabalhistas e suporte 24h.
A segunda vez que a campainha tocou foi um representante de internet do bairro oferecendo banda larga a 50% de desconto.
E a terceira vez foi a esposa do Dr. João trazendo um bolo para oferecer aos clientes FANTASMAS.
Então, refletindo ao olhar seu reflexo amargo na xícara de café, Dr. João intuiu que deveria fazer um site bem bonito para atrair clientes, poderia também fazer um canal no youtube falando sobre direito sem complicações, para que as pessoas tivessem acesso aos seus direitos e deveres...”isso iria bombar”, PENSAVA ELE, afinal, o povo não entende muito bem o que os advogados falam...
...mas depois de ver seus vídeos com no máximo 5 visualizações, resolveu reputar seu insucesso a ausência de um estúdio de ultima geração...
Dando continuidade ao projeto "ADVOCACIA DE SUCESSO", Dr. João pensou que deveria começar a se divulgar no facebook e danou-se a compartilhar notícias juridicas do CNJ, TJ, STF...ele achava as imagens tão bonitinhas, pareciam tão simples de entender, certamente quem acessasse sua timeline aprenderia muito sobre o direito e o convidaria para esclarecer duvidas jurídicas...
Acontece que ele postava, postava e postava, e só alcançava algumas curtidas de parentes e amigos, no máximo dois comentários marcando pessoas desconhecidas, mas sem nenhum resultado. Ninguém mandava mensagens, ninguém ligava, ninguém mandava email, nada, nada, nada, nada...
Um belo dia, assistindo uma palestra na OAB, ele foi convidado a buscar o seu nome no google e ver o que aparecia. Para sua surpresa, até a quinta página do google só aparecia o resultado do exame da OAB e o seu perfil no facebook...e olha que o palestrante havia dito que a partir da segunda página você poderia se considerar “um marciano.”
O ponto alto da frustração do Dr. João foi quando a sua prima Marta, ao ter um terreno invadido por cidadãos de uma comunidade vizinha, contratou o seu colega de faculdade, Dr. Marcos (aquele que sentava na ultima cadeira, e sempre filava as aulas de sexta) pagando-lhe R$ 13.340,00 por um procedimento de reintegração de posse.
Ao tomar ciência do fato, Dr. João foi abordar a sua prima Marta, deparando-se com uma expressão de espanto, dizendo:
Mas João, eu nem sabia que você tinha se formado, muito menos que já estava atuando...Vi seu amigo na internet e resolvi mandar uma mensagem para ele, que imediatamente me respondeu, enviando o link do contato no whatsApp e marcamos ali mesmo uma reunião online, que aconteceu no dia seguinte via VIDEO CONFERÊNCIA...nem tive que gastar transporte.
Agora eu te pergunto: Qual é o preço de ser invisível ATUANDO SOZINHA (A)?
Muitos Advogados simplesmente estão publicando conteúdos sem critério e respondendo a consultas gratuitamente, mas não estão fechando novos contratos.
E como se não bastasse a dificuldade de atrair clientes qualificados, vemos a EXTREMA DIFICULDADE de organizar a rotina atuando sozinho ou mesmo com sócios, no caso de profissionais que não sabem usar a agenda com eficácia.
E se você já está pronto para usar sua agenda de modo lucrativo, conheça o Processo Seletivo para advogados que vão implantar a Agenda Positiva em 2020. Tudo acontecerá online e em grupo, nos dias 15, 16 e 17 de Janeiro. Conheça os detalhes CLIQUE AQUI
Voltando para a questão de gestão de agenda, percebo que muitos colegas consideram seus resultados satisfatórios quando estão ocupados, com muitos seguidores/likes/comentários e dinheiro sobrando, mas será que esse cenário é acessível para todos?
Vamos refletir juntos respondendo o seguinte: a forma como você gerencia a sua rotina tem te deixado mais feliz, mais rico (a) e mais desocupado (a)?
O mais louco é que pelas pesquisas que eu tenho feito, uma AGENDA NEGATIVA, ou seja, aquela que está sempre em dívida e que traduz excesso de ocupação sem resultado ($$$), tem gerado: perda de produtividade, escassez financeira e distúrbios emocionais.

MAS COMO TRANSFORMAR uma AGENDA NEGATIVA em POSITIVA?

O primeiro passo é se autoconhecer, isso mesmo, identificar como você funciona hoje, como é o seu modelo mental, o que te move, o que te sabota, o que está por trás do que você faz, a forma como desempenha tarefas, como você se relaciona com os outros, qual a sua reação sob pressão, qual o seu nível de adequação as atividades da rotina, nível de estresse, estilo de liderança, como toma decisões, sua energia para as tarefas, seu potencial para o trabalho, qual o nível de exigência do trabalho e na vida pessoal, melhor área de atuação, bloqueios a produtividade e na prospecção de clientes, e mais dezenas outros fatores, que na minha humilde opinião, são DADOS BÁSICOS para que os colegas se GERENCIEM BEM na advocacia e na vida pessoal. Comece descobrindo o seu perfil gratuitamente:
Aqui você deve trabalhar a maximização dos seus talentos e sua positividade, isso vai te mostrar exatamente onde você atua melhor, se é em trabalhos internos ou externos. Descobrirá também qual é o seu TOQUE DE MIDAS (pontos fortes) e sua CRIPTONITA (pontos fracos).
segundo passo para criar uma AGENDA POSITIVA é a profissionalização dos seus relacionamentos.
Se a indicação de clientes, o famoso bocaaboca, é a forma mais frequente de atração de clientes no seu escritório, concorda que você precisa profissionalizar essa prática?
Para isso, você precisa criar um Plano de Relacionamentos Positivos em que estejam mapeados os seus contatos pessoais e profissionais, e assim, poderá criar tarefas para se comunicar com eles via mensagens de texto, áudios, vídeos e até encontros, a depender do grau da relação e da oportunidade daquele contato. Colocando na agenda os compromissos de relacionamento, você criará relações lucrativas.
Se você precisa de apoio para atrair e fidelizar clientes qualificados, lembre-se que estou AQUI para te auxiliar nisso.
Quem não entende de pessoas, não entende de negócios jurídicos, e para gerar conexões poderosas, é preciso gerenciar seus relacionamentos com profissionalismo.
O terceiro passo para obter lucro na advocacia, mesmo atuando sozinho, é organizar suas rotinas profissionais aplicando a metodologia de projetos na agenda.
Utilizamos o Trello para isso. Nunca ouviu falar? Saiba mais AQUI
78% dos advogados estão infelizes com seu trabalho e se cobram muito pelos resultados que gera. Serviço Positivo é fruto de uma autogestão de excelência, que respeita o seu perfil de personalidade.
Tarefas e compromissos bem mapeados e ordenados, geram credibilidade junto aos clientes, colegas de trabalho e mercado. Aqui você se torna uma referência no que faz.
Eu conheço de longe quando vejo um advogado com rotina positiva, ele tem pelo menos as seguintes competências desenvolvidas ou em desenvolvimento:
- Se conhece profundamente, inclusive os pontos cegos, pois vive pedindo feedback para se corrigir;
- Conhece o manual de funcionamento das pessoas e sabe influenciá-las;
- Sabe se relacionar de modo lucrativo, não perde tempo com fofocas, conversas fúteis e reclamações;
- Sabe usar a agenda (online e física) de modo eficaz;
- Sabe incluir e realizar metas de longo prazo na agenda de prazos;
- Sabe escolher os cursos, amizades, parcerias, ferramentas e tarefas que geram mais lucro;
- Sabe controlar sua rotina com positividade;
- Sabe decifrar e influenciar pessoas;
- Sabe atrair clientes qualificados, que reconhecem o valor dos seus serviços, afinal, um qualificado reconhece outro, e o contrário também;
- Sabe se manter na mente das pessoas de modo positivo;
- Sabe transformar vidas e auxiliar pessoas sem se desgastar;
- Sabe ser lucrativo ao invés de apenas ocupado.
Se você se identificou com algum exemplo e deseja reverter essa situação em 2020. Te convido para trabalhar comigo e minha equipe no seu planejamento, implantando a agenda positiva. Clique AQUI para saber todos os detalhes.
E você, como tem enfrentado os dilemas de atuar sozinho ou com equipe enxuta?

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