quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

KAWASAKI NINJA H2 SX SE+


São Paulo (SP) – A sport-touring Kawasaki Ninja H2 SX SE+ chega às concessionárias em dezembro com preço público sugerido de R$ 139.990 (sem frete) na cor Metallic Graphite Gray/Metallic Diablo Black/Emerald Blazed Green. O modelo conta com motor supercharged de 998 cm3, que alcança potência máxima de 210 cv. É equipado com suspensão eletrônica KECS, controles de largada, tração e cornering ABS, central inercial (IMU), controles de tração e largada, quatro diferentes modos de pilotagem e freios Brembo Stylemma com sistema ABS KIBS.
Traz transmissão de engate rápido do tipo dog-ring atuando em conjunto com quick shifter bidirecional, que elimina a necessidade de uso da embreagem; faróis auxiliares de LED direcionais instalados nas laterais da carenagem; painel colorido TFT customizável, de fácil visualização; e itens de conveniência como Electronic Cruise Control e aquecedor de manoplas.
O modelo conta, ainda, com a opção de conectividade com o celular por meio do aplicativo Rideology The App (disponível para iOS e Android), que possibilita que o condutor defina todas as configurações da motocicleta no celular, os modos de condução e a pré-carga da suspensão traseira, dependendo da carga que irá transportar. Também é possível configurar freio motor, suspensões, modos de potência e controle de tração.
O Rideology The App ainda permite registrar as rotas, com informações da posição do acelerador, pressão do freio, marcha engatada, rotações do motor e a temperatura do líquido de refrigeração. O aplicativo mostra também todas as informações do veículo, incluindo odômetro, tempo total em operação, marcadores parciais de quilometragem, nível de combustível, autonomia disponível, consumo e velocidade médios, ângulos máximos de inclinação, carga da bateria, quilômetros restantes para a próxima revisão e trocas de óleo.
Especificações Técnicas
Dimensões
Comprimento total 2.135 mm
Largura total 775 mm
Altura total 1.260 mm
Distância entreeixos 1.480 mm
Altura do solo 130 mm
Atura do assento 835 mm
Peso (ordem de marcha) 262 kg
Capacidade do tanque 19 litros

Performance
Potência máxima 200 cv a 11.000 rpm
Potência Máxima com Ram Air 210 cv a 11.000 rpm
Torque máximo 14 kgƒ.m a 9.500 rpm

Motor
Tipo 4 cilindros DOHC
Diâmetro x curso 76 x 55 mm
Deslocamento 998 cm3
Taxa de compressão 11,2:1
Alimentação Injeção eletrônica (40 mm x 4)

Transmissão
Transmissão final Corrente
Número de marchas 6 velocidades
Relação de marcha:
1ª 3,077 (40/13)
2ª 2,471 (42/17)
3ª 2,045 (45/22)
4ª 1,727 (38/22)
5ª 1,524 (32/21)
6ª 1,348 (31/23)
Relação de redução primária 1,480 (74/50)
Relação de redução final 2,444 (44/18)

Chassi
Tipo Treliça de aço

Suspensão
– Dianteira Garfo telescópico invertido de 43 mm, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável manualmente
– Traseira Amortecedor a gás com reservatório externo, compressão e retorno controlados pelo KECS, pré-carga de mola ajustável eletronicamente

Curso
– Dianteira 120 mm
– Traseira 139 mm
– Cáster 24,7°
– Trail 103 mm
– Ângulo de esterçamento (esq./dir.) 30°/30°

Pneus
– Dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
– Traseiro 190/55ZR17M/C (75W)

Freios
– Dianteiro 2 discos de 320 mm (diâmetro efetivo 287 mm), Pinças monobloco de montagem radial com 4 pistões opostos
– Traseiro Disco de 250 mm (diâmetro efetivo 222 mm)
Pinça de 2 pistões

Veja abaixo o que a marca informa sobre os sistemas da moto
KECS
Baseado no sistema que estreou na Ninja ZX-10R SE, o KECS adiciona amortecimento controlado eletronicamente na dianteira e na traseira em um sistema semi-ativo que adapta em tempo real as condições do trajeto e da condução à quantidade ideal de amortecimento exigida para cada momento. Combinando componentes mecânicos avançados, desenvolvidos para competição, com a mais recente tecnologia de controle eletrônico, o KECS oferece a flexibilidade para lidar com uma ampla gama de situações de condução em ruas e estradas e o firme amortecimento necessário para a pilotagem mais esportiva. Outro ponto de destaque é que com o novo controle de suspensões os pneus são beneficiados, aderindo melhor ao piso e proporcionando maior confiança, especialmente em curvas.
O amortecimento é ajustado eletronicamente para se adequar à velocidade da motocicleta e à velocidade de variação do curso da suspensão. A desaceleração também é levada em conta, permitindo que a transferência de peso entre os eixos na frenagem seja controlada.
O controle é feito através de uma válvula solenoide com atuação direta (estágio único). Isso resulta em um tempo de reação extremamente rápido: 1 milissegundo – muito mais rápido do que sistemas similares que dependem de motor de passo, ou aqueles que usam válvulas de atuação em dois estágios, que diminuem a capacidade de resposta do sistema. O rápido tempo de reação torna o KECS ideal para utilização esportiva, na qual um “feeling” mais natural sobre a motocicleta é crucial para que o piloto se sinta em harmonia e no controle do equipamento.
Sensores de curso integrados no garfo e no amortecedor traseiro – mesmo recurso utilizado na Ninja ZX-10R SE – fornecem informações de velocidade e compressão do curso em tempo real. As bobinas do sensor fornecem dados à central eletrônica ECU a cada 1 milissegundo. Isto é complementado pelas informações fornecidas pela central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e pela injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). Assim o KECS direciona a corrente elétrica para os solenoides que ajustam o amortecimento, conforme exigido pela situação.
Componentes mecânicos de qualidade também são essenciais para a eficiência do sistema. O KECS usa garfo Showa na dianteira e traseira (garfo BFF e amortecedor BFRC), mesma suspensão traseira usada na Ninja ZX-10R SE, exceto que também possui pré-carga ajustada eletronicamente.
O estilo de amortecimento é definido de acordo com o modo de pilotagem integrado (Sport, Road, Rain, Rider (manual) selecionado. O KECS ajusta o amortecimento à velocidade da motocicleta, velocidade de variação do curso e desaceleração.
Com o KECS, a pré-carga traseira também é ajustável eletronicamente. Os pilotos podem escolher entre três modos de carga útil (cada um com ajuste de + 5 / -5):
– Apenas para piloto
– Piloto com bagagem
– Piloto com passageiro e bagagem

As configurações podem ser ajustadas durante a pilotagem.
Pinças Brembo Stylema
Stylema da Brembo são as pinças monobloco mais novas e de alta qualidade disponível no mercado para modelos de rua e a Ninja H2 SX SE+ também ganhou o equipamento. Em comparação com as unidades M50 anteriores, as novas pinças têm menor volume em torno dos pistões e pastilhas de freio. Isso reduz o espaço interno ocupado pelo fluido de freio, permitindo uma resposta mais direta. Elas também são mais leves, com dimensões externas menores que permitem parafusos de montagem mais curtos. Um novo design de pontos-chave permitiu manter a rigidez ao mesmo tempo que permite uma ligação mais direta à área do pistão. As pinças Stylema refrigeram muito rapidamente graças ao aumento do fluxo de ar ao redor das pastilhas de freio, maior espaço ao redor dos pistões e uma abertura que permite que o ar saia da ponte central.
Modos de Pilotagem
Os modos de pilotagem integrados – que estão vinculados ao KTRC, ao Modo de Potência e ao KECS – permitem que os pilotos definam com eficiência o controle de tração, o fornecimento de energia e a suspensão para atender a uma determinada situação de pilotagem. O condutor pode selecionar entre três configurações (Sport, Road e Rain) ou uma manual (Rider). Neste último modo, cada um dos sistemas pode ser ajustado de forma independente:
– Sport: permite que o piloto desfrute de mais esportividade em roteiros mais sinuosos.
– Road: oferece uma condução confortável em várias situações, da cidade para velocidade de cruzeiro em rodovias.
– Rain: oferece ainda mais segurança em pisos molhados.

Os modos podem ser alterados mesmo durante a pilotagem. Para isso basta o piloto acionar um botão na manopla esquerda.
Painel
O design high-tech do painel eleva o nível de qualidade da Ninja H2 SX SE+. O tacômetro de estilo analógico é complementado por uma tela LCD TFT colorida que permite que as informações sejam exibidas graficamente. Quatro modos de exibição selecionáveis priorizam as informações dependendo do tipo de pilotagem.
O display colorido de alta qualidade apresenta tecnologia TFT (thin-film transistor) para garantir um nível de visibilidade anteriormente inatingível. A cor de fundo é selecionável (preto ou branco) e o brilho da tela é ajustado automaticamente para se adequar à luz ambiente. Além das janelas com barra de rolagem, dois modos de exibição oferecem aos usuários a escolha de como querem que as informações sejam apresentadas.
– Tipo 1: projetado para uma pilotagem touring, layout é fácil de ler e oferece uma quantidade maior de informações de uma só vez.
– Tipo 2: projetado para uma pilotagem esportiva, informações importantes são priorizadas e apresentadas graficamente para facilitar a leitura. Aplicação de acelerador e força G (com base no feedback da IMU) são ilustrados visualmente em vez de numericamente.
– Tipo 3: projetado para uma pilotagem esportiva, informações importantes são priorizadas e apresentadas graficamente para facilitar a leitura. Aplicação de freio e força G (com base no feedback da IMU) são ilustrados visualmente em vez de numericamente.
– Tipo 4: projetado para uma pilotagem esportiva, informações importantes são priorizadas e apresentadas graficamente para facilitar a leitura. Aplicação de força G (com base no feedback da IMU) são ilustrados visualmente em vez de numericamente.
Além de velocímetro e conta-giros digitais, são exibidos: indicador de marcha, medidor de combustível, odômetros, consumo de combustível, ângulo de inclinação, temperatura do líquido de arrefecimento, temperatura do ar, relógio e indicador de condução econômica, Modos de Pilotagem Integrados e conectividade com o smartphone. Todos os comandos estão posicionados de forma a facilitar o acionamento ao alcance das mãos.
Conectividade
Um chip Bluetooth embutido no painel de instrumentos permite que o condutor conecte o celular à motocicleta sem a necessidade de cabos. Usando o aplicativo para smartphone “RIDEOLOGY”, várias funções do painel podem ser acessadas, contribuindo para um novo tipo de experiência de pilotagem:
– Informações do veículo: medidor de combustível, odômetro, cronograma de manutenção etc.
– Registro de pilotagem: informações de rota do GPS e dados de funcionamento da motocicleta podem ser registrados e visualizados no smartphone.
– Avisos do telefone: quando uma chamada ou mensagem é recebida, isso é indicado no visor do painel.
– Configurações gerais: configurações gerais de exibição do painel (como unidades preferidas, data, formato de data etc) podem ser ajustadas pelo smartphone.
– Configurações – Kawasaki Riding Management: modo de pilotagem (Road, Sport, Rain, Rider) pode ser definido com antecedência no smartphone e carregado quando próximo à da moto, assim como outros sistemas de suporte como o KQS e o modo de carga útil.
Depois que as informações da motocicleta forem carregadas no aplicativo, elas poderão ser visualizadas no smartphone, entre elas: distância total (odômetro), Trip A, Trip B, tempo total, consumo médio de combustível, velocidade média, ângulo de inclinação máximo (direita/esquerda), bateria, lembrete de revisão Kawasaki, lembrete de troca de óleo etc.
Registros detalhados de pilotagem, incluindo informações de GPS e sobre a motocicleta, podem ser gravados. Enquanto pilota, o aplicativo rastreia a velocidade do veículo, rpm, posição de marcha, posição do acelerador, pressão do fluido de freio dianteiro, aceleração/desaceleração, quilometragem atual, temperatura do líquido de arrefecimento momento a momento. Uma vez que o registro de pilotagem tenha sido salvo, o piloto pode revisar esses itens em uma exibição de estilo gráfico em qualquer ponto ao longo da rota. O aplicativo também pode exibir um resumo do percurso, com informações que podem incluir: percurso percorrido, distância total, tempo total, consumo médio de combustível (melhor e médio), velocidade (maior e média), ângulo de inclinação máxima (direita/esquerda) etc. Para qualquer modo de exibição, o condutor pode selecionar quais itens são exibidos e pode organizá-los em sua ordem preferida.
Durante a pilotagem (com o aplicativo ligado na posição ON), a motocicleta e o smartphone estão sempre conectados. Quando o motor estiver desligado, as informações mais recentes sobre o veículo serão armazenadas pelo aplicativo e poderão ser visualizadas no smartphone. Quaisquer alterações feitas por meio do aplicativo enquanto o mecanismo estiver desligado ou fora da faixa de alcance não serão implementadas até que a ignição seja ativada e o smartphone esteja próximo e com o aplicativo ativado.
Uma função do aplicativo permite que o relógio no visor do painel seja atualizado automaticamente quando a moto e o smartphone estiverem conectados.
Pintura
A tinta altamente durável da Kawasaki (normal e fosca, usadas no tanque, carenagens e tampas laterais) possui uma camada especial que permite que os arranhões se reparem, possibilitando que a tinta mantenha seu acabamento de alta qualidade. Segmentos macios e duros no revestimento trabalham juntos como uma mola química, criando um efeito de trampolim que absorve os impactos. A pintura fosca altamente durável é resistente ao desgaste, permitindo que o acabamento da pintura seja mantido por muito tempo.
Fonte: Motomovimento.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário