quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

GOVERNO ESTUDA O RETORNO DO IMPOSTO CPMF - Diversos setores da economia rejeitam a criação de um novo imposto do cheque

O presidente Jair Bolsonaro disse que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), conhecida como Imposto do Cheque, não está totalmente descartada e pode ser reeditada com reformulações. A proposta deve entrar no projeto de reforma tributária que o governo apresentará no início do próximo ano. A volta da CPMF, mesmo que reformulada, vem sendo criticada por diversos setores da economia.

Tributo nos moldes / CPMF poderá ser recriado no contexto da proposta de reforma tributária

O governo federal não abandonou a ideia de recriar um tributo nos moldes da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O presidente Jair Bolsonaro admitiu que o imposto do cheque pode voltar a ser cobrado no âmbito de uma reformulação do sistema tributário. "Todas as alternativas estão na mesa", disse. O governo, no entanto, só aceitaria criar um imposto se outro fosse extinto, disse o presidente. Bolsonaro afirmou que tem usado o termo "simplificação de impostos", em vez de reforma tributária, em conversas com o ministro Paulo Guedes. "Tenho usado com Paulo Guedes a palavra simplificação de imposto. E para focar nos impostos federais. Se nós quisermos fazer uma reforma tributária ampla, geral e irrestrita, envolvendo impostos federais, dos Estados e dos municípios, não vai ser feito nada", disse o presidente.

BOLSONARO DESCARTAVA A RECRIAÇÃO DO IMPOSTO

A proposta de recriar um imposto incidente sobre transações financeiras sempre foi descartada por Bolsonaro e custou o cargo de secretário especial da Receita Federal ao economista Marcos Cintra, que é defensor histórico da ideia. Cintra foi demitido do posto em setembro passado, um dia após em debate na Câmara dos Deputados, dos estudos que estavam sendo desenvolvidos na Receita sobre a criação de um "imposto sobre pagamentos", a base semelhante à CPMF, que vigorou de 1997 a 2007, período em que foram arrecadados R$ 223 bilhões com tributo.

Fonte: Correio Braziliense -  (Diário da Amazônia).

COMENTÁRIO DO BLOG: Pronto, mais uma vez o povo brasileiro vai ser penalizado. O presidente Jair sempre atacou esta forma de arrecadar e agora já está pensando em retornar a maldita cobrança nos moldes da CPMF. Enfim... Todos iguais! Lamentável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário