Situação volta a ser discutida somente quando o Município estiver nas fases 3 ou 4 do plano do Governo
A retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino foi debatida quarta-feira (10), durante reunião do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, com um grupo de pais voluntários que representando a sociedade civil organizada, e a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros. Chaves anunciou que as atividades escolares presenciais seguem suspensas, mas continuam na plataforma ‘Escola Virtual’.
O prefeito ouviu os argumentos favoráveis ao retorno das aulas presenciais apresentados pelo grupo, mas ponderou que a situação provocada pela pandemia (Covid- 19) exige medidas preventivas.
“Neste momento não é possível o retorno das atividades presenciais”, afirmou Hildon Chaves . Segundo ele, neste momento estão sendo adotadas as medidas sanitárias e de prevenção à proliferação do vírus baseadas no Plano de Retorno às Aulas Presenciais, que foi elaborado com a participação de diversos órgãos representados em um Comitê de Gestão e Decisão coordenado pela Semed..
Hildon reforçou ainda que o plano em questão prevê que as aulas só devem retornar quando houver autorização das autoridades sanitárias. “Infelizmente, os dados de contaminação em Porto Velho ainda são preocupantes”, destacou ele.
A secretária municipal de Educação Gláucia Negreiros tranquilizou os voluntários a respeito do planejamento do ano letivo municipal. “Apesar da suspensão das aulas presenciais, o Ensino não parou. Foram disponibilizadas atividades remotas via plataforma ‘Escola Virtual’, além de atividades impressas disponibilizadas semanalmente aos alunos que não têm acesso à internet. “Fazemos o acompanhamento de perto com professores e equipe pedagógica de cada unidade escolar”, destacou.
A secretária afirmou ainda que há um compromisso e responsabilidade da pasta para que gestores das unidades escolares apliquem as medidas de prevenção e as adequações necessárias contra a Covid-19 quando ocorrer o retorno das aulas presenciais. “Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) como as máscaras, serão oferecidas aos alunos e profissionais da Educação, além de álcool em gel, tapetes sanitizantes e totens, já estão sendo licitados para atender as demandas que o momento requer”.
Durante a reunião ficou decidido que a partir do momento que a Capital entrar na Fase 3 ou 4 do Plano “Todos por Rondônia”, elaborado por técnicos do Governo do Estado, o diálogo se estreitará com os sindicatos da categoria. Ainda ficou acertado que os integrantes do grupo de pais vão receber uma cópia do Plano no formato digital e que será disponibilizada uma vaga para acompanhamento de reuniões que discutem a Educação em tempos de pandemia.
Comitê de Gestão e Decisão da Semed, responsável pela elaboração do Plano de Retorno às Aulas Presenciais, é formado por representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Sindicato dos Trabalhadores Em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), Sindicato dos Professores e Professoras no Estado de Rondônia (Sinprof), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, além do Ministério Público de Rondônia (MP/RO).
Fonte: Da Redação / Rondôniagora.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário