quarta-feira, 31 de maio de 2023

Momento Jurídico - MEI será obrigado a emitir nota fiscal em todo o pais, pelo site da Receita Federal

 


A Receita Federal comunicou amplamente a mudança e vai passar a cobrar.

A partir de agora, os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão uma nova responsabilidade em suas atividades comerciais. A Receita Federal anunciou que a emissão de nota fiscal será obrigatória para os MEIs em todo o território nacional, e poderá ser realizada diretamente através do site oficial do órgão.

Essa medida tem como objetivo principal trazer mais transparência e formalização para as atividades dos MEIs, além de proporcionar maior segurança jurídica para as operações comerciais.

8 meses atrás haviamos alertado que o MEI passaria a ser muito mais fiscalizado.

Governo vai fiscalizar Pix para MEI e empresas do Simples Nacional.

Atualmente, muitos MEIs não emitem nota fiscal devido à simplificação tributária do regime e ao baixo valor de faturamento. Por conta das dificuldades para comprovar as operações e identificar se as empresas estão cumprindo a legislação, houve um aumento da fiscalização.

A consequencia agora, é que o pix, as notas fiscais e todo tipo de transação financeira vai ser verificada pela Receita Federal.

Se você possui irregularidades, fatura mais do que o teto de 81 mil, não emite nota fiscal, manda dinheiro para conta pessoal ou usa para outras finalidades, a Receita poderá te autuar!

Veja como evitar isso:

Nota Fiscal: Vale a pena emitir? Por que emitir? Riscos e Oportunidades!
Precificação; Como saber o custo do Imposto no seu produto ou serviço!

Com a emissão da nota fiscal pelos MEIs sendo realizada diretamente pelo site da Receita Federal, por meio do Portal do Empreendedor não vai ter saídas para a sonegação.

Para piorar a situação, pode ser que a sua atividade não possa estar no MEI ou que emita a nota fiscal errada, e passe a pagar mais impostos do que deveria, então a situação vai ficar mais séria, e o empreendedor ou empreendora terá que cuidar da burocracia.

Por isso, esteja atento!

Em caso de dúvidas ou mais informações, estamos a disposição.

Fonte: Allan Fernandes Costa, Advogado
Advogado e Entusiasta do Direito, Professor voluntário.
Especialista em Inteligência de Negócios IBPT Especialista em Planejamento Tributário IBPT. Cursando Psychology and Economics MIT Open Course Empresário. OAB- 467.408 Formado pela Universidade de Taubaté, 2020. Estagiário na Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, 2019-2020. Estagiário na Br Trânsito, 2018-2019 Aprendiz na Total Brasil Ltda, 2016-2017 Especialização, Experiência e Estudos no Direito Administrativo e Tributário. - Jus Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário