Fabricantes se unem para tornar bateria de veículos elétricos única e facilitar troca rápida
As quatro fabricantes de motos se uniram para padronização da bateria que moverá novos modelos, permitindo assim que sejam intercambiáveis. O benefício, além da redução de custos de produção devido à maior escala, será facilitar o dia a dia dos usuários com estações de troca.
Com a adoção de estações de troca que atenderão a veículos de várias marcas a bateria sem carga poderá rapidamente ser substituída por outra já carregada. O conceito já começou a ser testado pela indústria de bicicletas elétricas.
Assim ficará reduzida a necessidade de baterias maiores que permitam mais autonomia, elimina-se o tempo de espera para recarga e a gestão da vida útil da bateria – que demanda substituição após alguns anos e ciclos de carga, a custo elevado.
O grupo de fabricantes começará a trabalhar em maio deste ano para estabelecer as especificações desta bateria padronizada, que estará em todos os veículos elétricos e será usada em diferentes mercados. Com isso, serão eliminados os esforços paralelos no desenvolvimento e produção de baterias próprias para cada modelo elétrico.
Fonte: Revista Duas Rodas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário