As big trails da KTM sempre gozaram de muito prestígio entre os aficionados por motos de aventura, afinal, são motos que oferecem incrível agilidade na terra e muita performance e conforto no asfalto, mas agora, esta família de motos acaba de entrar em uma nova era.
Isso porque acaba de ser apresentada a versão 2021 da 1290 Super Adventure S, motocicleta que elevou o barra do segmento dados os avanços que apresenta em todos os seus aspectos – e a gente vai falar sobre cada um deles.
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Além da óbvia alteração no design, a nova 1290 Super Adventure S apresenta uma série de melhorias que visaram deixar a motocicleta ainda mais capacitada a encarar longas jornadas sem que, ao final do dia, o piloto precise passar por um massagista para recolocar as untas no lugar.
Assim, os cuidados com a ciclística receberam muita atenção do pessoal de Mattighofen: a caixa de direção foi recuada em 15 mm e agora conta com um ângulo de 26 graus e trail de 107,5 mm, para um manuseio mais preciso, mas sem sacrificar a estabilidade; a seção frontal para a fixação do LC8 V-Twin de 1.301 cm3 foi realocada em 2 graus para melhorar a distribuição de massas. O quadro foi encurtado, enquanto que o quadro elástico foi alongado para oferecer respostas mais ligeiras e intuitivas durante a pilotagem. O sub-quadro foi redesenhado, deixando o banco mais baixo, com possibilidade de ser ajustado em 20 mm (835 mm ou 855 mm). Aqui o objetivo foi possibilitar mais conforto a todos os tipos físicos de pilotos.
O tanque de combustível foi totalmente redesenhado e agora apresenta não um, mas três: um tanque pequeno na parte superior e dois tanques maiores nas laterais – empregando o mesmo princípio de massa centralizada da 790 Adventure R. O para-brisa conta com regulagem manual e pode ser ajustado em 50,5 mm.
A suspensão WP semi-ativa recebeu uma unidade de controle de suspensão atualizada que ajusta magneticamente o amortecimento em tempo real e oferece mais ajuste de pré-carga traseira do que antes.
Uma nova IMU de seis eixos da Bosch é o cérebro por trás do MSC (controle de estabilidade), ABS para curvas e do MTC (controle de tração). Existem quatro modos de condução padrão: Chuva, Rua, Esporte e Off-Road, com um modo Rally oferecido como opcional. O piloto controla tudo isso por meio de um joystick redesenhado com opções de escolhas favoritas programáveis, todas visíveis em uma nova tela TFT colorida de 7 polegadas compatível com Bluetooth e pronta para o aplicativo My Ride, da KTM.
A atual 1290 Super Adventure S já conta com numerosos recursos de pilotagem, mas o modelo 2021 oferece controle de cruzeiro adaptativo, inovação na KTM. Este sistema baseado em radar e desenvolvido com a Bosch, mantém automaticamente o espaçamento dos veículos à frente e pode ser ajustado em cinco níveis, desde o “Muito Curto” até o “Muito Longo”.
Segundo a KTM, o motor não recebeu alterações: o bicilíndrico em L continua entregando 160 cv a 8.750 rpm e torque máximo de assombrosos 14,28 kgf.ma a 6.750 rpm, números mais que suficientes para proporcionar alegrias em qualquer condição de piso ou de humor. Mas segundo a KTM, este motor agora está mais leve, graças às caixas que estão mais finas e a um sistema de lubrificação redesenhado. Um novo mecanismo de engrenagens melhora o engate das marchas e possibilita ao quickshifter mais eficácia, enquanto que novos radiadores dissipam melhor o calor, tirando-o das pernas do piloto.
Na Europa, a KTM 1290 Super Adventure S contará com um modelo básico e três pacotes de personalização de fábrica. O Rally Pack apresenta o modo de pilotagem Rally com configuração de controle de tração ajustável ao acelerador. O pack Suspension Pro possui amortecimento individual para o garfo e monoamortecedor, ajuste automático de pré-carga com três configurações e sistema Anti-Dive On/Off. Por fim o Tech Pack oferece tudo isso além do Motor Slip Regulation, Hill Hold Control, Quickshifter + e um luz de freio adaptável. Mas por aqui, infelizmente não há qualquer expectativa de a KTM Brasil oferecer esta moto em nosso país.
Fonte: Motoadventure.com.br
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