terça-feira, 30 de março de 2021

APLICATIVOS INDISPENSÁVEIS PARA VIAJAR DE MOTO

 

Confira os aplicativos ideais para você ter instalado no seu celular quando ir para uma longa viagem de moto




Não sei como faria há uns 15 anos atrás, porque os aplicativos indispensáveis para longa viagem de moto fizeram muita diferença em minha viagem.

Eu só percebi as desvantagens da tecnologia quando em duas ocasiões que fiquei sem celular:

A primeira foi quando as estradas desabaram em La Jaula e estive por quatro noites acampando neste vilarejo sem sinal algum de celular e com pouco energia - os geradores solares carregavam duas baterias de carro apenas para o básico da casa, então carregar o celular não era tão recorrente assim. 

Mas sabe o que é melhor? Foi muito bom ter ficado sem sinal de celular por estes dias e percebi o quanto fico ansioso quando todas as ferramentas destes aparelhos estão funcionando normalmente. 

Foi bem tranquilo este período e pude aproveitar muito mais a natureza da região e a família que me acolheu. 

O segundo momento foi no final da viagem, quando em menos de 1 dia da volta do Atacama à Santiago, meu aparelho que já estava todo trincado, parou de funcionar de vez. 

Esse retorno feito da forma tranquila como seguimos, neste caso com os meus amigos que me receberam por lá, durou 5 dias. 

Isso foi bem quando a crise do COVID 19 começou a apertar e confesso que a alienação neste sentido fez muito bem. 

Eu estava longe da família e como essa intensificação da crise sanitária aconteceu rápido, foi bom não acompanhar as notícias e aproveitar esses últimos dias de viagem curtindo a natureza. 

Se por um lado traz ansiedade e me faz ficar dependente de coisas superficiais no dia a dia como as redes sociais, por outro existem muitas ferramentas que ajudam os viajantes em geral e é o que vou falar aqui hoje. 

APLICATIVOS INDISPENSÁVEIS PARA LONGA VIAGEM DE MOTO

A necessidade de cada um também vai muito do seu estilo de viagem, aqui listo os que foram fundamentais para eu viajar tranquilo e aproveitar o máximo de cada lugar. 

Os Aplicativos de Geolocalização

Hoje existem milhares de aplicativos com essa funcionalidade, mas aqui destaco três que usei bastante:

Google Maps

Embarcado no sistema operacional Android, ele é muito útil para traçar rotas mostrando tempo médio de viagem previsto, alertando pedágios e caminhos possivelmente interditados. 

O Google Maps também nos oferece a função e navegação que é muito boa tanto com imagem como com áudio - foi muito importante ser guiado por voz quando antes de quebrar o meu intercomunicador, depois disso tive que comprar um suporte para o celular para acompanhar a navegação na tela. 

Mas mais do que isso, o Google Maps tem a função offline, onde é possível baixar o mapa de uma região aproveitando wi-fi e depois navegar por estradas distantes da civilização com garantia maior que não vai ficar perdido no meio do deserto, por exemplo. 

IOverlander

Só fui ficar sabendo sobre este app depois de mais de um mês de viagem quando o holândes que conheci vindo dos EUA me indicou a ferramenta. 

Este app também funciona offline, mas o mais interessante é que ele oferece dicas colaborativas que outros viajantes vão atualizando no caminho. 

Então, por exemplo, o Google Maps pode falar que tem um Posto de Gasolina no caminho e o IOverland vai mostrar comentários dos usuários falando que o posto de gasolina está desativado. 

Além disso, por ser colaborativo, ele mostra lugares que não estão no mapa tradicional como acampamentos selvagens, isto é, lugares que tem bons pontos para passar a noite mesmo não sendo oficiais. 

Alguns serviços onde os proprietários podem ser menos digitalizados, como oficinas mecânicas, também aparecem no app e sempre com avaliação e dicas, em alguns casos até mesmo com o preço do serviço. 

É muito legal e muito útil se tornando assim, um dos aplicativos indispensáveis para longa viagem de moto.

Maps.Me

Ele é bom para planejar viagem, mas só usei para deixar marcado os lugares por onde passei, o que para mim também é uma boa funcionalidade, com ele lembrei de todas as 145 cidades que passei em minha jornada, mesmo as que só parei para me esticar.   

Apps de previsão de tempo

Parece óbvio, mas eu não consultava tanto esses apps até pegar algumas tempestades. 

Então, um bom app de previsão de tempo que mostre os horários das chuvas ajuda muito a se preparar melhor.  

Os aplicativos de estadia

Booking

Um dos maiores marketplaces de hospedagens, nele é possível encontrar hostels, quartos de hotéis e casas de temporadas.

Airbnb

A principal plataforma de casas de temporadas, foi muito útil depois que furtaram minha moto e priorizei esses tipo de estadia que tem bom custo benefício. 

O app também permite colocar filtros como garagem e wi-fi, além de poder conversar com o anfitrião antes de fechar a estadia. 

Plataforma de estadia e rede social

Couchsurfing

Uma das minhas plataformas preferidas. 

Surgiu para ajudar viajantes a gastarem menos facilitando anfitriões que tem um sofá, uma cama ou um quarto sobrando em casa deixar esse espaço disponível. 

Durante a viagem toda consegui apenas uma estadia desta forma, mas o Couchsurfing tem outras funcionalidades como o hangout, onde você ativa avisando que está disponível e vão formando grupos de pessoas também disponíveis para bater um papo, conhecer a cidade ou fazer algum passeio. 

Eu gosto bastante e usei muito essa funcionalidade em diversas cidades marcando uma cerveja com outros viajantes e pessoas da cidade.

Plataformas de Trabalho “voluntário”

Eles chamam de voluntário, mas ninguém está oferecendo nada de graça. 

Essa plataforma flexibiliza o anúncio de empregos temporários oferecidos normalmente por hospedagens para viajantes. 

Então o viajante oferece serviços como recepção, limpeza, fotografia, administração das redes sociais em troca de um lugar para dormir e uma ou duas refeições por dia.

Essa troca ajuda a hospedagem e os viajantes, diminuindo custos nos dois casos.

Eu também usei apenas uma vez e contei sobre essa experiência no O Mundo em Lanches

Ah! Eu usei o Worldpackers, mas no blog comento de mais algumas opções. 

Essas foram as ferramentas que mais usei na viagem, você conhece mais aplicativos indispensáveis para longa viagem de moto, deixa aí nos comentários, estou querendo algumas dicas. 



Fonte: Equipe Moto




Nenhum comentário:

Postar um comentário