Após os últimos reajustes nos preços, que tal rever algumas táticas para consumir menos ao rodar?
Na última semana, a Petrobras anunciou o quarto aumento consecutivo no preço da gasolina vendida aos postos. Com isso, algumas regiões do país já estão pagando mais de R$ 6 pelo litro de combustível. Enquanto não se sabe se ou quando os valores vão cair novamente, que tal ver algumas dicas para consumir menos?
Reunimos aqui cinco medidas simples que podem te ajudar a usar menos gasolina ao rodar com a sua motocicleta. Elas compreendem desde cuidados com a mecânica do veículo até um “puxão de orelha” para os pilotos mais apressadinhos. Alguns componentes de customização e acessórios também influenciam.
Manutenção em ordem
O primeiro passo para garantir que sua moto não está consumindo mais combustível que o necessário é ter a manutenção da moto em ordem. Trocas de óleo em dia deixam o motor trabalhar com menos resistência, enquanto velas e filtro de ar novos fazem com que a queima dentro do cilindro seja mais próxima do ideal. Até mesmo manter a corrente bem esticada e lubrificada contribui para que a moto desperdice menos energia ao rodar.
De olho no combustível
A famigerada “gasolina batizada” também não contribui para o consumo por conta da adição de solventes ou de mais etanol que o exigido por lei, além de diminuir a vida útil dos componentes do motor. Desconfie de postos com preços muito abaixo da média. Além disso, a moto pode dar outros sinais de gasolina adulterada, como dificuldade de partida a frio, engasgos ou consumo muito elevado.
Pneus na medida
Pode parecer pouca coisa, mas ficar de olho nos pneus de sua moto pode contribuir para um consumo de combustível mais comedido. Siga sempre a recomendação do fabricante para a pressão dos pneus. Uma calibragem abaixo do recomendado gera um maior atrito das rodas com o chão e desperdiça energia. Idealmente, calibre os pneus uma vez por semana.
Outra dica importante é manter as medidas originais do pneu. É comum na hora de repor o pneu que veio de fábrica por outro mais largo, ou com um desenho diferente. No entanto, um pneu maior também faz com que o motor gaste mais energia para mover as rodas.
Peso morto
Quanto mais peso uma moto carrega, mais ela gasta energia para sair da imobilidade. Então, não carregue mais que o necessário no veículo. Essa dica vale também para a turma da customização e das aventureiras, que levam grandes maleiros laterais nas motos sem nada dentro. Além do peso, os acessórios também aumentam o arrasto aerodinâmico da moto e pioram o consumo.
Reveja seu modo de pilotar
Se você gosta de ficar acelerando e freando bruscamente, saiba que este é o contrário do indicado para se economizar combustível. Tanto nas arrancadas quanto nas reduções, modere o uso do acelerador. Idealmente, utilize sempre o giro mais baixo e marcha mais alta possíveis. Na hora de parar, preveja o que será necessário e diminua a velocidade progressivamente.
Fonte: Thiago Moreno / www.motoo.com.br
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