Novo lançamento da Honda - NX 500 chegou ao mercado brasileiro com belo design e conectividade embutida no painel TFT de 5", suspensão invertida Showa
Esta semana pegamos a nova NX 500 para testa-la nas estradas e sentir a maquina nas curvas e rodovias da cidade de São Paulo. O motor de 500cc bicilindrico DOHC de 49,6 cv , responde muito bem tanto em alta como nas baixas rotações, e onde gostamos muito de acelerar são nas retomadas de curva. O conjunto de disco duplo dianteiro com ABS faz com que freiamos no limite da curva com muita segurança, combinando com a nova suspensão invertida showa, traz uma ciclistica prazerosa nas curvas e conforto nas longas viagens.
Foto: Maiara Bassan - @maiarabassan
O novo modelo a fabricante japonesa resgata a sigla NX, que fez história na Honda. Desde os anos de 1980. A linha de motos da Honda com a sigla NX inclui diferentes modelos que focam em oferecer uma mistura equilibrada entre agilidade e versatilidade, caracterizando a proposta "New X-over" = New Crossover. Entre esses, destaca-se o lançamento da nova NX 500, que é a mais recente edição da linha crossover. Além dela, há modelos mais antigos que também carregam o DNA NX, como a NX 650 Dominator, conhecida pelo seu perfil aventureiro robusto, a NX 350 Sahara, que combina desempenho com versatilidade para uso misto, e a NX 150, que é uma opção mais básica dentro da família NX. A sigla NX representa justamente essa união entre uma moto naked com características aventureiras, ideal para quem busca uma moto ágil e versátil para diferentes tipos de uso.
NX 150: Lançada em janeiro de 1989, substituindo a XL 125 S
NX 200: Produzida entre 1993 e 2001, com o nome ressurgindo em um novo modelo indiano em 2021.
NX 350 Sahara: Um modelo anterior à NX4 Falcon 400.
NX-4 Falcon 400i: Lançada em 1999, com uma versão eletrificada (400i) lançada em 2012 e a fabricação finalizando em 2015.
NX 500: Lançada no Brasil em 2026 como sucessora da CB 500X, com visual renovado e novas tecnologias.
Durante o periodo de teste, fizemos uma pesquisa em relação ao modelo anterior, a CB 500X . Mais de 80% das pessoas que perguntamos sobre o que acharam do novo modelo da Honda, gostaram muito do novo layout/design e os outros tem preferencia pela CB 500X com as linhas mais aredondadas.
A Honda NX 500 2025 é a sucessora da Honda CB 500X, trazendo uma evolução importante em design, tecnologia e desempenho, enquanto mantém a mesma base de motor bicilíndrico de 471 cc. Ela apresenta um visual mais moderno, robusto e aerodinâmico, com suspensão dianteira invertida e painel TFT colorido com conectividade Bluetooth, além de controle de tração e freios ABS de dois canais, que garantem segurança aprimorada para uso misto urbano, estrada e trilhas leves. Já a CB 500X é mais tradicional, com suspensão dianteira telescópica, painel LCD simples e estilo mais focado no touring do que no off-road. Em termos técnicos, a CB 500X entrega potência ligeiramente maior (50,2 cv contra 49,6 cv da NX 500), mas a NX 500 compensa com uma ciclística mais moderna, peso levemente menor e tecnologia embarcada superior
Aspecto | Honda CB 500X 2025 | Honda NX 500 2025 |
---|---|---|
Motor | 471 cc bicilíndrico DOHC, 50,2 cv | 471 cc bicilíndrico DOHC, 49,6 cv |
Torque | 4,54 kgf.m a 7.000 rpm | 4,5 kgf.m a 7.000 rpm |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico | Garfo invertido Showa SFF-BP (133 mm curso) |
Suspensão traseira | Pro-Link (135 mm curso) | Monoamortecedor ajustável Pro-Link |
Painel | LCD simples com iluminação | TFT colorido 5” com conectividade Bluetooth |
Estilo | Adventure Touring mais tradicional | Adventure Trail com design moderno e robusto |
Peso seco | Aproximadamente 184 kg | Cerca de 196 kg (considerando rodas leves) |
Freios | ABS com discos duplos dianteiros | ABS com controle de tração e ESS |
Tecnologia | Sem conectividade | Painel com Honda RoadSync e seletor no guidão |
Visual | Estilo crossover compacto com toque robusto | Design inspirado em motos de rali, mais agressivo e aerodinâmico |
As rodas em alumínio, contudo, são completamente novas. O novo design em “Y” com cinco raios economizou 800 g à frente e 700 g atrás. A roda dianteira de 19 polegadas combina-se com a roda traseira de 17 polegadas, calçadas com pneus sem câmara nas medidas: 110/80-R19 e 160/60-R17.
O conjunto de suspensões é o mesmo da CB 500X: garfo telescópico invertido, na dianteira, e balança monoamortecida, na traseira. Os cursos também se mantiveram: 150 mm, na frente, e 135 mm, atrás. Ajuste, porém, somente na pré-carga da mola traseira.
Os freios usam disco nas duas rodas. No caso da Honda NX 500 2026, há dois discos, na dianteira, e um na traseira. Ambos têm sistema ABS de dois canais.
Honda NX 500 2026: cores e preço
A NX 500 2026 chegou à rede de concessionários em junho 2025!. O modelo tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem. A nova aventureira terá também o Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
A Honda NX 500 2026 estará disponível em três opções de cores: Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido base São Paulo (SP), que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 45.800,00. Entretanto, o preço nas concessionárias deve bater os R$ 50 mil.
Equipe MOTO.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário