quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Olhos de Tigre: Nova Triumph Tiger 800 é confirmada para o Brasil com pré-venda

 

A Nova Triumph Tiger 800 foi oficialmente confirmada para o mercado nacional. A versão de 800cc da Tiger volta, mas como sport-touring, ou seja visual de big trail, mas com vocação para a estrada. O preço não foi revelado, mas a pré-venda está aberta.

A Triumph Tiger 800 foi oficialmente apresentada em outubro do ano passado, mas não é a mesma que conhecemos há alguns anos atrás por aqui. O modelo que a marca inglesa está apresentando pelo mundo agora é a Tiger 800 Sport. Um modelo totalmente diferente da Tiger 800 XR, que fez bastante sucesso no Brasil.

Nova Triumph Tiger 800Nova Triumph Tiger 800 2025

A Triumph Tiger Sport 800 2025 surge como uma opção intermediária entre a Tiger 660 e a Tiger 1200. Embora traga o nome "Tiger", tradicionalmente associado às motocicletas de aventura, este modelo se posiciona no segmento sport-touring, sendo mais voltado para rodovias e viagens, mas sem sair do asfalto.

Com um motor de 798 cm³, três cilindros em linha e potência de 115 cv a 10.750 rpm, a Tiger Sport 800 entrega um torque de 8,6 kgfm. A alimentação é feita por injeção eletrônica Bosch Multipoint, e o acelerador eletrônico permite ajustes rápidos de desempenho. A moto conta com três modos de pilotagem – Rain, Road e Sport –, que podem ser selecionados diretamente pelo guidão, oferecendo mais controle e segurança em diferentes condições.

Nova Triumph Tiger 800 2025Nova Triumph Tiger 800 2025

A transmissão de seis marchas vem equipada com o sistema Triumph Shift Assist, permitindo trocas de marcha sem necessidade de acionar a embreagem. Outro destaque do modelo é o controle de cruzeiro, que proporciona maior conforto, principalmente em viagens longas.

Tecnologia e Design

A nova Triumph Tiger 800 2025 incorpora um pacote tecnológico interessante. O modelo vem equipado com iluminação full LED e um painel multifuncional que combina uma tela LCD com um display TFT colorido. Essa configuração não apenas facilita a visualização de informações essenciais, como também oferece conectividade Bluetooth e navegação curva a curva.

Painel digital da nova Triumph Tiger 800Painel digital da nova Triumph Tiger 800

A ergonomia também foi projetada para proporcionar conforto ao piloto, com assento ajustável e posição de pilotagem relaxada. Além disso, a motocicleta oferece manoplas aquecidas, malas laterais opcionais e para-brisa ajustável, reforçando seu caráter voltado para viagens.

Suspensão da nova Triumph Tiger 800Suspensão da nova Triumph Tiger 800

Suspensão e Freios

A moto vem equipada com suspensão dianteira Showa, composta por garfos invertidos de 41 mm, com ajuste de compressão e retorno, além de curso de 150 mm. Na traseira, o Monoshock Showa RSU também conta com regulagem de pré-carga hidráulica e amortecimento ajustável, proporcionando uma condução estável e confortável.

No quesito frenagem, o modelo vem com ABS de duplo canal, pinças radiais de quatro pistões da Triumph e discos duplos de 310 mm na dianteira. Na traseira, há um disco único de 255 mm com pinça deslizante de pistão único.

Nova Triumph Tiger 800 2025Nova Triumph Tiger 800 2025

Lançamento e Preço

A Triumph Brasil ainda não revelou o preço, mas a pré-venda já está disponível no site: https://novatigersport800.com.br/

Na Europa o modelo estará a venda partir de março de 2025. No Reino Unido, o preço inicial do modelo é de 10.995 libras esterlinas, o equivalente a aproximadamente R$ 80 mil na conversão direta atual.

Por aqui, a Tiger 1200 está com o preço sugerido partindo de R$ 88.990,00. Então acreditamos em um preço abaixo dos R$ 80 mil, quem sabe próximo dos R$ 70 mil. O que já não é pouco!

Tiger Sport 800 - Ficha Técnica

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo: Refrigerada a líquido, 3 cilindros, 12 válvulas, DOHC
Capacidades: 798 cc
Diâmetro: 78,0 mm
Curso: 55,7 mm
Compressão: 13,2:1
Potência Máxima: 115 cv a 10.750 rpm
Torque Máximo: 8,6 kgfmm a 8.500 rpm
Sistema de Combustível: Injeção eletrônica sequencial de combustível Bosch Multiponto com controle eletrônico do acelerador. 3 modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Esporte)
Escape: Sistema de cabeçote 3 em 1 de aço inoxidável com silenciador de aço inoxidável montado lateralmente
Acionamento Final: Corrente X Ring
Embreagem: Úmida, multiplacas, slip & assist
Caixa de marchas: Triumph Shift Assist com 6 marchas

CHASSI
Estrutura: Estrutura perimetral de aço tubular
Braço oscilante: Aço prensado fabricado de dupla face
Roda Dianteira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 3,5 pol
Roda Traseira: Liga de alumínio fundido, 5 raios, 17 x 5,5 pol
Pneu Dianteiro: 120/70 R 17
Pneu Traseiro: 180/55 R 17
Suspensão Dianteira: Showa 41 mm, garfos de cartucho de função invertidos separados, compressão ajustável e amortecimento de ressalto, curso da roda de 150 mm
Suspensão Traseira: RSU de monochoque Showa com amortecimento de ressalto ajustável e ajuste de pré-carga hidráulica remota, curso da roda de 150 mm
Freios Dianteiros: Discos flutuantes duplos de Ø310mm, pinças radiais de 4 pistões, OCABS
Freios Traseiros: Disco fixo único de Ø255mm, pinça deslizante de pistão único, OCABS
Instrumentos: Instrumentos Multifuncionais LCD com tela TFT colorida integrada

DIMENSÕES E PESOS
Comprimento: 2073 mm
Largura (guidão): 828 mm
Altura sem espelhos: 1386 mm / 1303 mm (posição da tela alta / baixa)
Altura do assento: 835 mm
Distância entre eixos: 1422 mm
Garfo: 23.8 °
Trail: 99 mm
Peso úmido: 214 kg
Capacidade do tanque de combustível: 18,6 litros
Consumo de combustível: 21 km/l

SERVIÇO
Intervalo de Manutenção: 16.000 km / 12 meses (o que ocorrer primeiro)

Fonte: Tudo de Motos.com.br



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