A nova scooter elétrica da Yamaha teve seu preço revelado para o mercado brasileiro. A Neo's Connected, que já era vendida na Europa, e chegará às concessionárias em fevereiro de 2025 com valor sugerido de R$ 33.990, sem incluir frete e outros custos.
A Yamaha confirmou a chegada em fevereiro da Neo's Connected ao Brasil, seu modelo de scooter elétrica já comercializada na Europa desde 2022. A scooter será oferecida nas cores azul fosco, preto metálico e branco metálico, todas com rodas pretas. O modelo se posiciona como uma alternativa mais sustentável para deslocamentos urbanos, trazendo um design clássico e moderno ao mesmo tempo.
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil
Com um preço sugerido de R$ 33.990, sem contar o frete e seguro, a Neo's Connected se torna uma das scooters elétricas premium do mercado brasileiro. Para efeito de comparação, sua antecessora, a Neo 125, tinha um preço inicial de R$ 13.090 antes de sair de linha.
Sobre a Neo's Connected
A Neo's Connected é equipada com um motor elétrico que entrega uma potência máxima de 2,4 kW (equivalente a 3,2 cv) a 400 rpm. O desempenho é voltado para trajetos urbanos curtos, sendo comparável às motos e scooters de 50cc, as chamadas "cinquentinhas".
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil
A scooter conta com duas baterias de íons de lítio removíveis, cada uma com 50,4 V e capacidade de 23,2 Ah. As baterias podem ser recarregadas tanto na própria scooter quanto externamente, utilizando uma tomada comum de dois pinos. O tempo de recarga total é de aproximadamente 9 horas, enquanto uma carga parcial de 20% a 80% pode ser concluída em cinco horas.
A Neo's Connected oferece dois modos de pilotagem:
- STD: permite atingir até 40 km/h, proporcionando uma melhor performance.
- ECO: reduz a velocidade máxima para 35 km/h, priorizando a eficiência energética.
A autonomia da scooter varia conforme o uso: com uma bateria, a Yamaha estima que ela percorra 39 km, enquanto com duas baterias a autonomia chega a 71 km, dependendo do estilo de condução.
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil
Preço surpreendeu
A Neo's é praticamente a mesma comercializada na Europa. No Reino Unido, o preço parte de 3.100 libras (cerca de R$ 22.500 em conversão direta) na versão com uma bateria, e 3.600 libras (cerca de R$ 26.000) na versão com duas baterias.
No Brasil, a Yamaha confirmou que a Neo's Connected já está sendo montada em Manaus, desde o início deste ano. A versão brasileira já vem com 2 baterias como padrão. De todo jeito, o preço sugerido de R$ 33.990, é quase R$ 8 mil a mais que o preço convertido do mesmo modelo sendo vendido na Inglaterra.
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil - detalhe do motor
Iluminação Full LED e Painel Digital Conectado
A Scooter Elétrica NEOS 2025 foi projetada pensando na praticidade e no estilo. O modelo traz faróis duplos de LED, sistema de propulsão integrado (YIPU – Yamaha Integrated Power Unit), com o motor elétrico posicionado diretamente na roda traseira, proporcionando uma condução silenciosa e eficiente.
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil - conexão com smartphone
O painel é totalmente digital, com uma tela LCD que exibe informações como velocímetro, hodômetro, modo de pilotagem, conectividade com smartphone e status das baterias. Além disso, o painel oferece notificações de chamadas e mensagens recebidas, bem como indicadores de problemas no motor e na chave de presença. Há também um aviso luminoso de “Tartaruga”, que é acionado quando a bateria está abaixo de 20%, reduzindo automaticamente a velocidade da scooter para preservar a energia restante.
Neo's Connected - a nova scooter elétrica da Yamaha no Brasil - detalhe do banco
Scooter Elétrica da Yamaha NEOS 2025 - FICHA TÉCNICA
MOTOR
Tipo: Motor sincronizado trifásico de excitação
Potência Máxima: 2,4kW / 400 rpm
Torque: 135,3N.m / 40 rpm
Tipo de combustível: Elétrico/Fonte Externa
Potência Nominal: 2,3kW / 424 rpm
SUSPENSÃO
Suspensão dianteira: Garfo teléscopico
Suspensão traseira: Motor-balança
Curso da suspensão dianteira: 90 mm (suspensão) / 90 mm (roda)
Curso da suspensão traseira: 84 mm (suspensão) / 76 mm (roda)
FREIOS
Freio dianteiro: Disco hidráulico
Ø do freio dianteiro: 200 mm (Ø externo)
Freio traseiro: Tambor mecânico
Ø do freio traseiro: 130 mm (Ø interno)
DIMENSÕES
Altura do assento: 795 mm
Tipo de chassi: Underborne
Peso Líquido: 90 kg
Altura mínima do solo: 135 mm
Comprimento x Largura x Altura: 1880 x 695 x 1120 mm
Pneu traseiro: INOUE RUBBER CO. SS-560R 130/70-13M/C 63P
Distância entre eixos: 1305 mm
Pneu dianteiro: INOUE RUBBER CO. SS-570F 110/70-13M/C 48P
BATERIA
Número máximo de baterias: 2un
Fixação da bateria: Removível
Dimensão da bateria (AxLxC): 360 x 215 x 105 mm
Tipo de carregador: Entrada 100V-240V 3A 50-60Hz / Saída 59,6V 3ª
Tipo: Íons de Lítio
Tensão da bateria, capacidade: 50,4V 23,2Ah
Peso da bateria: 8kg
Número total de baterias instaladas: 2un
Tempo de carregamento de cada bateria (20%-80%): 5 h
Tempo de carregamento de cada bateria (0%-100%): 9 h
Autonomia: 39km (1 bateria) / 71km (2 baterias) – Cálculo realizado na classe 1 do WMTC
BATERIA AUXILIAR
Fixação da bateria: Chumbo-Ácido / 12V 4,3Ah
Fonte: Tudo de Motos. com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário