sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Rota Biker: o novo Movimento do Mototurismo no Brasil. Entenda como acontece e onde estão os Monumentos

 

O movimento Rota Biker começou sem pretensão, mas está se espalhando rapidamente por várias cidades pelo Brasil. Entenda como nasceu e porque pode ser bem importante para o mototurismo nacional.

Rota Biker, é um movimento relativamente novo. Foi criado em 2023 por Marcos Turbay, fundador do Serpenteando Café no Rastro da Serpente, um restaurante-bar-cafeteria, em Bocaiúva do Sul, próximo de Curitiba, no Paraná. Não tinha pretensão, mas acabou se tornando um marco icônico no cenário do mototurismo nacional.

O projeto celebra a cultura motociclística por meio de monumentos que representam o emblemático “Cumprimento Biker”, símbolo universal de camaradagem entre motociclistas. O tradicional "paz e amor", como a maioria conhece.

Marcos Turbay, iniciou o Rota Biker em 2023Marcos Turbay, iniciou o Rota Biker em 2023

Com sua proposta inclusiva e inovadora, o Rota Biker vem transformando cidades em pontos de encontro para os apaixonados pelas duas rodas. Atualmente já são 22 monumentos espalhados em 6 estados pelo Brasil, conectando destinos estratégicos e reforçando os laços entre os viajantes.

Veja onde estão os participantes do Rota Biker, CLIQUE NESTE LINK.

O Serpenteando Café é o monumento número 1. E muitas vezes o próprio Turbay recepciona os visitantes, fazendo a tradicional foto para as redes sociais. Segundo ele, cada monumento é muito mais do que uma obra de arte; ele se torna um ponto de parada, reflexão e celebração para quem cruza as estradas brasileiras.

Rota Biker Passport: carimbo em cada monumento - Foto: @casal_custom_ (Instagram)Rota Biker Passport: carimbo em cada monumento - Foto: @casal_custom_ (Instagram)

Rota Biker Passport: registrando histórias sobre duas rodas

Um dos elementos mais atraentes do projeto é o Rota Biker Passport, um "passaporte" que permite aos motociclistas registrar suas viagens de maneira única. A cada monumento visitado, os participantes podem carimbar seu passaporte, criando um registro pessoal e tangível de suas aventuras.

preço do passaporte é de R$ 44,00, e pode ser adquirido em qualquer uma das paradas do Rota Biker.

Veja Também:

Lugares tradicionais como referência em mototurismo, como na cidade de Socorro, interior de São Paulo, já aderiram ao movimento.  Lá está Monumento Rota Biker 12, inaugurado no final do ano passado.

Localizado estrategicamente junto ao Centro Cultural Movimento (CCM), o monumento já está se tornando um dos principais pontos de parada para fotos.

Sobre o movimento Rota Biker

O Rota Biker não apenas celebra os motociclistas, mas também fortalece as cidades que recebem os monumentos, promovendo o turismo local e criando oportunidades para pequenos negócios.

O objetivo em cada um dos pontos, é oferecer suporte e acolhimento aos motociclistas que visitam os locais onde os monumentos estão instalados, promovendo interação e criando memórias marcantes. Essa iniciativa é especialmente significativa em um cenário onde o mototurismo cresce como uma forma de lazer e estilo de vida.

Rota Biker: ajudando a popularizar o mototurismo - Foto: VG Com - Shane Glen @soulpicsphotographyRota Biker: ajudando a popularizar o mototurismo - Foto: VG Com - Shane Glen @soulpicsphotography

Porém nem todos os lugares oferecem "pousada" ou "oficina", por exemplo. O apoio ao motociclista vai acontecer, porém, cada ponto oferece algo diferente. Alguns somente alimentação, outros pousada, e assim por diante. Antes da viagem, é bom se informar a respeito do ponto onde deseja visitar ou parar.

O Rota Biker cresceu rapidamente em menos de 2 anos. E deve se espalhar ainda mais. Segundo Marcos Turbay, existe o interesse de ponto até na Califórnia, Estado Unidos.

Fonte: Tudo de Motos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário