sábado, 11 de janeiro de 2025

Recall de Pneus de Motos Pirelli e Metzeler: Saiba o motivo e como Proceder

 

Há pouco mais de um mês, as marcas Pirelli e Metzeler anunciaram um recall de pneus de motos, devido a riscos de desgaste irregular. Confira os detalhes do recall, modelos afetados e como proceder para efetuar a troca dos modelos afetados.

recall de pneus de motos das marcas Pirelli e Metzeler acendeu um alerta importante para motociclistas. O chamado foi publicado no site da Pirelli, e inclui somente pneus traseiros com medidas 150/70R18, de modelos e lotes específicos. A medida é preventiva, mas os riscos associados ao desgaste irregular da banda de rodagem, incluindo perda de dirigibilidade e acidentes, tornam a substituição indispensável.

Recall de pneus de motos - O pneu Tourance Next – Metzeler equipa a Triumph Tiger 1200Recall de pneus de motos - O pneu Tourance Next – Metzeler equipa a Triumph Tiger 1200

Os consumidores devem estar atentos às informações fornecidas pelas fabricantes e verificar se os pneus de suas motos estão entre os modelos afetados. A identificação correta dos pneus é essencial, assim como a rápida substituição, quando aplicável, para evitar riscos de segurança. Um dos modelos afetados, o Metzeler Tourance Next equipa originalmente a Triumph Tiger 1200.

Recall de pneus de motos: Metzeler Tourance Next 2 - Foto DivulgaçãoRecall de pneus de motos: Metzeler Tourance Next 2 - Foto Divulgação

O Que Motivou o Recall?

O recall anunciado pelas marcas Pirelli e Metzeler é uma medida preventiva e voluntária, com o objetivo de minimizar os riscos associados ao desgaste irregular da banda de rodagem dos pneus traseiros. Esse problema pode provocar perda de ar e, consequentemente, risco de perda imediata da dirigibilidade da moto e ocorrência de acidentes.

Modelos de Pneus Envolvidos

Os pneus que fazem parte do recall abrangem três modelos principais, identificados por seus códigos DOT e datas de fabricação. Confira os detalhes:

  • Tourance Next – Metzeler: Código X033, instalados originalmente na Triumph Tiger 1200.
  • Tourance Next II – Metzeler: Código X032, disponíveis como reposição.
  • Scorpion Trail II – Pirelli: Código 614L, vendidos como reposição em revendedoras independentes.

Recall de pneus de motos - Quadro dos pneus envolvidos

Veja Também:

Como identificar?

Para a melhor identificação, a Pirelli informa que os 8 últimos dígitos que compõem o DOT gravado na lateral do pneu se referem ao Código do Pneu e à semana e ano de fabricação, conforme Figura acima.

No exemplo acima, DOT EB 0M X033 2224, o "X033" refere-se ao código do pneu e "2224" refere-se à produção ocorrida na 22ª semana do ano de 2024. Portanto, os produtos deste recall foram fabricados entre a 48ª semana do ano de 2016 (4816) e a 40ª semana do ano de 2024 (4024).

Nos 3 modelos de pneus (Tourance Next, Tourance Next II e Scorpion Trail II ), se estiver compreendido entre 4816 e 4024, fazem parte do recall!

Por outro lado, todos os modelos de pneus mencionados na Figura acima com semana de produção após 4124, inclusive, não estão envolvidos neste recall.

Recall de pneus de motos: Metzeler Tourance Next 2 - Foto DivulgaçãoRecall de pneus de motos: Metzeler Tourance Next 2 - Foto Divulgação

Como Proceder?

Se sua moto utiliza algum dos pneus listados, é fundamental interromper o uso imediatamente e seguir as orientações abaixo:

  1. Entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Pirelli pelo e-mail sac.pneus@pirelli.com ou telefone 0800 728 7638. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 18h.
  2. Informe o código do pneu e a data de fabricação. A equipe do SAC orientará sobre os próximos passos, que incluem o envio de informações detalhadas por e-mail.
  3. Substitua o pneu em um ponto autorizado, conforme indicado pela fabricante, sem custos para o consumidor.

A Pirelli reforça que a substituição é essencial para garantir a segurança dos motociclistas e evitar possíveis acidentes. O período desse recall é de 5 anos ou até a completa substituição dos modelos afetados.

Fonte: Tudo Sobre.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário