O PP pode mudar de mãos novamente? Depois de sair do comando da ex-deputada federal Jaqueline Cassol, passou para seu irmão, o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol e, agora, a deputada federal Sílvia Cristina estaria, segundo ouve-se nos bastidores, tentando assumir o comando da sigla. Nem a parlamentar e nem o ex-governador falam publicamente sobre o assunto, mas ele está andando. A decisão ficará nas mãos do diretório nacional, presidido pelo senador Ciro Nogueira, o mesmo que fez um apelo para que Ivo assumisse o partido, pouco antes da última eleição municipal. Não há detalhes sobre a mudança, mas é óbvio que, se ela se concretizar, o acordo político feito com Cassol estará rompido. Para quem o conhece, sabe que o ex-governador não vai concordar com esta situação, já que ele é reconhecido como personagem que cumpre todos os acordos, depois da palavra dada. Mesmo que ele tenha ainda a promessa de que terá garantida a vaga de candidato ao governo, caso possa disputar, não se pode imaginar agora a reação do ex-governador e ex-senador. Aliás, Cassol é um dos principais nomes na corrida estadual, caso recupere seus direitos políticos. Mas tudo isso faz parte do tabuleiro de xadrez que já está montado, porque a meta de todos é o Governo do Estado (prêmio maior); da eleição para a bancada federal e para a da Assembleia Legislativa.
Só para se ter uma pequena noção do que está por vir, o PP anda “namorando” uma fusão com o União Brasil, em nível nacional. E em Rondônia, o partido do governador Marcos Rocha já tem candidato ao governo: seu vice, Sérgio Gonçalves. Cassol é nome fortíssimo, inclusive com poder de ajudar a eleger um senador. Neste caso, como ficará o quadro? Ou seja, menos de dois anos antes do pleito, as melancias começam a se mexer no caminhão, buscando novos espaços. Sílvia Cristina tem a garantia de vaga do seu partido para disputar uma cadeira ao Senado, mas conseguirá, caso não tenha apoio de Cassol? Nesses projetos de fusão, Silvia teria que concorrer com um candidato muito poderoso, já posto no tabuleiro: o próprio governador Marcos Rocha. Obviamente que tudo está ainda muito distante dos fechamentos de acordos e fusões, mas já se pode ter uma noção que o xadrez político começa a movimentar suas peças, algumas com mais rapidez, outras mais lentas.
Também se mexem Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, ambos de olho na cadeira de Governador. Os dois são do PL e, para que concorram, um teria que achar outro ninho político, quando a janela se abrir. Hildon Chaves está no PSDB, partido que está de namoro com o MDB, mesmo que tucanos e emedebistas nunca tenham tido grande semelhança ideológica, embora os dois tenham nascido na centro-esquerda. O MDB deve ter Confúcio Moura, senão ao Senado, ao Governo. Como ficaria Hildon Chaves, tucano, nesta situação? O jogo, mesmo faltando cerca de 21 meses (mais ou menos 625 dias) já está começando a esquentar. Que ninguém se engane: todas as peças estão se mexendo!
EXPORTAÇÕES DE CARNE CRESCERAM 20 POR CENTO E FATURAMENTO CHEGOU PERTO DE 7 BILHÕES DE REAIS NO ANO PASSADO - Ah, o agronegócio! Embora alguns idiotas, daqueles que se tornam assemelhados aos que nascem sem cérebro, cegos pela ideologia doentia que defendem sejam contra, a verdade é que nossa produção salva Rondônia e salva o Brasil. E isso a maioria das pessoas que têm um pingo de bom senso concordam. Nesta terra de Rondon, a produção dos nossos campos e fazendas têm nos colocado num enorme destaque, apontando o futuro cada vez mais promissor que temos, graças aos produtores, mas também às parcerias com o governo estadual, principalmente através da sua secretaria de Agricultura. Neste ano que recém terminou, por exemplo, Rondônia faturou nada menos do que 1 bilhão e 160 milhões de dólares, algo próximo a 7 bilhões de reais. Vendemos e faturamos muito mais do que em 2023, quando nossas exportações de carne bateram nos 961 milhões de dólares. O crescimento foi inacreditável: mais de 20 por cento de um ano para outro. Nossa produção de peixe começou a ser conhecida no exterior, assim como nosso café, graças à presença de Marcos Rocha, do secretário Luiz Paulo e equipes do governo, “vendendo” nossos produtos para novos mercados consumidores.
Na pecuária, em termos de produção, Rondônia também obteve resultados significativos. O número de animais abatidos subiu de 1 milhão e 900 mil cabeças em 2021 para 3 milhões e 100 mil em 2024. Essa ação reflete a adaptação dos pecuaristas às condições favoráveis do mercado. Segundo Fabiano Alexandre dos Santos, gerente de defesa sanitária animal da Agência, o aumento no abate de fêmeas, que em 2024 se equiparou ao de machos, é uma das provas de que o setor está respondendo positivamente à valorização da arroba do boi. Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o bom desempenho da pecuária rondoniense, se configura direto com o trabalho focado no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao agronegócio, que recebeu investimentos de maios de 80 milhões no seu governo.
ASSASSINOS CRUÉIS MATAM PM E INCENDEIAM ÔNIBUS NA CAPITAL E NO INTERIOR. SÃO ELES QUE MANDAM! - Eles tomaram o poder também no Orgulho do Madeira. Não temem a polícia. Matam policiais, queimam ônibus, ameaçam a sociedade. Quais serão os próximos passos? Ameaçar queimar lojas se os donos não pagarem proteção? Exigir a saída de todos os moradores dos conjuntos habitacionais, para que eles possam cobrar aluguel? Neste final de semana, um PM foi morto cov ardemente, depois de cair numa cilada. Duas mulheres o chamaram, pedindo ajudado. Quando ele foi até o local, um facínora estava escondido e o matou com tiros à queima-roupa na cabeça. Uma maldade iniominável. Pura crueldade. Infelizmente, este tipo de gente, quando pegos, terão todas as proteções legais. Já o homem da lei está embaixo da terra, sendo chorado por seus familiares, amigos e colegas de farda. A PM foi em peso para o local, mas ainda foi confrontada pelos bandidos, que inclusive destruíram um daqueles totens que o Governo do Estado cloca pela cidade. Depois, espalharam o terror na Capital e interior. Em Porto Velho, Candeias e Iutapuã do Oeste incendiaram ônibus. Em Mirante da Serra, queimaram um ônibus e um caminhão. Eles estão dando um recado: aqui mandamos nós e não se atravam a nos confrontar!
O secretário de segurança, o competente coronel Felipe Vital, pelas redes sociais, garantiu que os responsáveis pelo bárbaro crime e pelos ataues que apavoraram os rondonienses serão presos e punidos. Ele, o governador Marcos Rocha e o comandante da PM, Coronel Braguin, lamentaram a morte e prometeram reação à altura. O prefeito Léo Moraes também reagiu. A comoção que tomou conta da PM, dos serviços de segurança e da população, deixa claro que não se aguenta mais conviver com estes assassinos. O problema é que quando são presos, no geral, são soltos em seguida. Não há Juiz que possa aplicar uma sentença que a lei impeça. Ou seja, lei no Brasil é feita para defender os direitos dos criminosos. Lamentável!
TRAFICANTE PRESO COM 800 QUILOS DE COCAÍNA SAIU LIVRE NA AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA, LAMENTA TARCÍSIO DE FREITAS - Sobre a legislação protetora de bandidos, vale a pena reproduzir o comentário feito em vídeo (está nas redes sociais, para quem quiser assistir) pelo governador paulista Tarcísio de Freitas. Parte das declarações: “há pouco tempo tivemos um sequestro em São Paulo. Quatro bandidos que mantiveram um casal de idosos sequestrados por dois dias foram presos. Os quatro foram liberados já na audiência de custódia!”. Ele continuou: “semana passada, prendemos um traficante com cerca de 800 quilos de cocaína. Não são 40 gramas ou 50. Foram 800 quilos de cocaína. E este traficante foi solto na audiência de custódia”. Tarcísio comentou ainda que “é este tipo de criminosos que são reincidentes, tirando a paz do cidadão comum nas ruas”. Ele ainda acrescentou que a polícia paulista já prendeu o mesmo ladrão de celular nada menos do que 35 vezes. “Daí dá mesmo a sensação de que estamos enxugando gelo”, lamentou um dos mais populares governantes do Brasil, deixando claro que a polícia prende e a Justiça solta. E solta, muitas vezes, mas não todas, por causa das leis vergonhosas que protegem o Crime e não as vítimas.
O caso que está acontecendo em Rondônia não pode ter o mesmo final infeliz. Nosso Judiciário, que é exemplo para o Brasil e que tem recebido seguidos prêmios nacionais, tem que ser exemplo e jamais soltar criminosos que matam policiais, são grandes traficantes ou fazem parte de facções assassinas. As penas têm que ser duríssimas, para que em Rondônia a bandidagem também não comemore a absurda impunidade que grassa em praticamente todo o país, menos em Goiás, onde o crime não tem vez.
TESTE DE POPULARIDADE DE LÉO MORAES E DO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, SÉRGIO GONÇALVES: 2026 ESTÁ NA ALÇA DE MIRA! - O teste de popularidade foi positivo. O vice-governador Sérgio Gonçalves (ele está no cargo interino de Governador, com as curtas férias de Marcos Rocha) e o prefeito Léo Moraes, foram conviver com o povão, na feira do Cai N´Água no domingo pela manhã. O coronel Eder Fernandes, diretor do DER estava no grupo, assim como secretários municipais. Os dois fizeram a festa: gravaram vídeos falando do encontro; trocaram elogios; abraçaram feirantes. Quase como se ainda estivéssemos em campanha eleitoral. Léo aproveitou para mostrar, nos vídeos que gravou, vários problemas do local, principalmente em relação a bueiros entupidos e a sujeira que toma conta da área. Garantiu – e cumpriu - que na segunda-feira começaria uma limpeza no local, o que realmente aconteceu. Foi uma longa caminhada na feira que é enorme, com Léo, há mais tempo na política local e recém eleito Prefeito, sendo alvo de mais abraços, carinhos, homenagens. Mas Sérgio Gonçalves também teve seus bons momentos, elogiado por vários feirantes.
Quem assistiu a tudo e ouviu os dois trocando mesuras e elogios durante longo tempo, certamente imaginou que a dupla poderá estar junta em 2026. Léo é o Prefeito da maior cidade do Estado e tem uma parceria forte com o governador Marcos Rocha, que o guindou à direção geral do Detran, onde ele fez grande sucesso. O candidato de Rocha à sua sucessão é Sérgio Gonçalves. Portanto, quem pensou que a aproximação pode não ter sido apenas uma caminhada de autoridades no meio do povo, está pensando certo. A eleição de 2026 está muito mais perto do que se possa imaginar!
CHRISÓSTOMO, DEPUTADO CORAJOSO, CRIA PROJETO QUE IMPEDE O ESTADO DE REGULAMENTAR AS REDES SOCIAIS - Na contra mão do governo brasileiro e dos ministros do STF, liderados pelo poderosíssimo Alexandre de Moraes, que querem controlar as redes sociais, o deputado rondoniense Coronel Chrisóstomo, do PL, apresentou projeto de lei à Câmara Federal, proibindo a regulamentação delas pelo Estado brasileiro. Embora por aqui Chrisóstomo seja tratado muitas vezes apenas como uma figura folclórica, o que não é justo, na Câmara sua voz estridente marca presença, pela coragem com que aborda os temas; como vigoroso opositor ao governo Lula e pelo enfrentamento que tem feito seguidamente, inclusive com ataques diretos ao mais temido ministro do STF, aquele que hoje tem quase o poder supremo, Alexandre de Moraes. Seguindo Chrisóstomo, ele tenta mobilizar as bancadas conservadoras, para que o projeto ande e, segundo afirma, “acabe com as recorrentes tentativas de impedir a liberdade de expressão. Não podemos aceitar a intervenção do Estado neste que é hoje o principal meio de manifestações públicas do cidadão brasileiro”, reafirma.
Na verdade, segundo o parlamentar de Rondônia, a mídia tradicional não tem mais o respeito da ampla maioria dos brasileiros. Por isso, explica,“a intenção do projeto é garantir ao cidadão a liberdade de opinião e fiscalização, por meio das plataformas digitais sobre todas as ações públicas”. O deputado reeleito do PL disse ainda que “vivemos em um país livre e queremos continuar assim. Não podemos aceitar ingerências e censura de quem quer seja, sobre o direito sagrado de opinião do brasileiro”, ensinou.
LEI QUE PROÍBE CELULAR NAS ESCOLAS ESTÁ VALENDO. JÁ A QUE EXIGE MAIS QUALIDADE NO ENSINO... - Desde o início da semana, está valendo uma nova lei no país. Ela proíbe o uso de celulares por crianças e adolescentes em escolas públicas e particulares. A lei aprovada pelo Congresso foi sancionada por Lula e já vale para o ano letivo de 2025, que ainda não começou. Como sempre, mesmo uma lei positiva como esta, não será posta em prática imediatamente. Ela depende de regulamentação pelo Ministério da Educação e todo o mundo sabe o que isso significa: longo caminho burocrático, demora exagerada, amenizações. Pela lei que ainda percorrerá todos os meandros burocráticos até ser implantada, o celular está proibido durante as aulas, em nossas escolas, desde o ensino fundamental até o médio. Também não poderão ser usados nos períodos de recreio e nem no espaço entre as aulas. Vício de milhões de brasileiros e obviamente de crianças e jovens, tirar o celular será, na verdade, um grande desafio para as escolas. Há quem diga que a lei não vai vingar, como tantas outras tentativas que nunca “pegaram”.
A lei que demorou dez anos para ser aprovada no Congresso, analisa o problema principalmente pelos danos que os celulares podem causar nas crianças e adolescentes. Ignora, contudo, a péssima qualidade do ensino, em que a maioria dos nossos estudantes de 1º e 2º graus não conseguem formalizar uma frase completa, não sabe questões básicas de Matemática, como a simplória Tabuada e “assassina” o Português, por absoluta falta de leitura. Os números comprovam os baixos de índice de qualidade das escolas brasileiras, onde estamos sempre entre os últimos colocados. Eliminar o celular é apenas um primeiro passo. Ensinar o básico para o aprendizado seria, sem dúvida, um grande avanço para nossa Educação.
MADURO DIZ QUE VENEZUELA, CUBA E NICARÁGUA ESTÃO PRONTAS PARA A LUTA ARMADA CONTRA O “FASCISMO” - O ditador sanguinário, depois de fraudar uma eleição, ver seu país murchar em mais de sete milhões de pessoas, na maioria diáspora registrada nos tempos modernos; de eliminar inimigos; de ter o apoio para limpar seus pés no Judiciário e nas Forças Armadas, agora fala em guerra. Isso mesmo! Nícolas Maduro disse, logo após assumir o terceiro mandato à força, já que ele lhe foi negado pelo povo, disse que Venezuela, seu curral; Nicarágua e Cuba estão se preparando para uma guerra. Num discurso para servos, no final de semana, Maduro aproveitou um tal de “Festival Mundial Antifascista”, que ele promoveu em Caracas, para afirmar que se não se consegue derrotar o fascimo (que representa qualquer um que não o aceite como proprietário ilegítimo do seu país), “podemos enfrentá-lo com armas na mão e luta armada legítima da Humanidde”, disse o sanguinário, que prefere ver um conflito sanguinário do que entregar o poder que usurpou, inelizmente com apoio dos dos setores (Judiciário e Forças Armadas) que poderiam conter sua loucura, que atinge níveis cada vez mais perigosos.
O ditador avisou que Venezuela, Cuba e Nicarágua estariam prontas para o confronto, “caso um dia isso seja necessário”, embora os governos dos dois países citados não tenham se pronunciado sobre o tema. União Europeia, Canadá e Estados Unidos ampliaram recentemente suas sanções contra o país dominado pelo ditador. Dentro de uma semana, Donald Trump, o maior inimigo da ditadura venezuelana, assume novamente o poder. Veremos então como ele vai lidar com este apetite por sangue do pior ditador da América Latina em 50 anos.
PERGUNTINHA - Se você, porto-velhense encontrasse o Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, em suas andanças pela cidade e pudesse pedir a ele entre estas três medidas para melhorar nossa Capital, você optaria por melhorias na saúde; limpeza na cidade e desobstrução de bueiros e canais ou mais asfalto para os bairros ainda não beneficiados?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires / Porto Velho-RO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário