segunda-feira, 15 de outubro de 2018

SAÚDE DA MULHER – Endometriose / Uma doença menos conhecida, mas dolorida


A endometriose, doença caracterizada pelo crescimento do endométrio (tecido que reveste o útero) para fora do órgão é um problema já conhecido pelas mulheres. Entretanto, as células do revestimento do útero podem sofrer, ainda, com outro transtorno, pouco familiar: a adenomiose. O problema ocorre quando as células do endométrio se incrustam nas fibras musculares da parede uterina, ou seja, ao invés de crescer para fora do revestimento do órgão, elas crescem para dentro do músculo uterino.

Dor intensa
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez mulheres no mundo pode sofrer com doença, que muitas vezes não manifesta sintomas, fazendo com que cerca de um terço delas nem saiba da existência do problema. Quando os sinais aparecem, porém, costumam causar dor intensa. No Brasil, estima-se que 150.000 casos sejam registrados atualmente.

ADENOMIOSE
O que é: É um transtorno que ocorre quando as células de revestimento do útero (endométrio) se inscrutram nas fibras musculares da parede uterina.

TRATAMENTO
·         Pílula anticoncepcional
·         Injeções hormonais.
·         Histerectomia, cirurgia para retirada total ou parcial do útero.

O problema pode afetar qualquer mulher que menstrue.  É mais freqüente em mulheres entre 35 e 50 anos, principalmente naquelas que já tiveram filhos. Uma (1) em cada dez (10) mulheres no mundo pode ter adenomiose sem saber.

SINTOMAS COMUNS
·         Aumento do fluxo menstrual, que vem com coágulos.
·         Sangramento fora do período menstrual.
·         Cólicas intensas.
·         Crescimento do tamanho do útero.
·         Dor pélvica.
·         Dor durante o sexo.
·         Dificuldade em engravidar.

Fonte: Jornal O Madeirão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário