O início da missão pública de Jesus está relacionado à morte de João Batista. Jesus inicia sua missão, em primeiro lugar, chamando à conversão, recordando precisamente as palavras de João Batista: "convertam-se", "arrependam-se". O motivo para isso é a proximidade do Reino dos Céus. A chegada desse Reino significa que Deus está vindo ao mundo com sua ação salvadora. Converter-se é reconhecer que a Luz surgiu num mundo de escuridão. Converter-se é escolher essa Luz; ou seja, escolher o Reinado resplandendecente de Deus, ao invés do domínio obscuro dos poderosos deste mundo, tal como um poderoso da Galileia, Herodes Antipas, que havia mandado degolar João Batista.
Em segundo lugar, Jesus chama pessoas para segui-lo. Pois o Reinado de Deus cria na sociedade uma comunidade diferente: comunidade de pessoas unidas pelo mesmo Mestre, compromitidas com a mesma missão daqueles que o chama. É assim que aquelas duas duplas de irmãos de sangue se tornam irmãos de fé e missão. O seguimento de Jesus exige a coragem e a prontidão para mudar de vida. Pois, no reinado da Luz, a nova família se define pelos laços de fé, e o novo trabalho consiste em "pescar homens", ou seja,, promover o ser humano. E se hoje Jesus continua nos chamando, certamente nos está confirmando em sua mesma missão.
Jesus mostra, enfim, como o Reinado de Deus é transformador. Num mundo então dominado pelo reinado de Roma, ele vem afirmar a soberania do Reinado de Deus. E o faz ensinando a todos, proclamando que vivemos o tempo privelegiado em que Deus está agindo para curar as doenças docorpo e da alma, para sanar os males pessoais e sociais. A ação de Jesus é a ação de Deus, o Reinado de Deus já acontecendo em nosso meio. A ção dos seguidores continua, hoje, esse mesmo Reinado nas comunidades atentas à Luz que persiste em brilhar em meio à escuridão. É sempre tempo de nos convertermos ao Deus dos pequenos e simples, e trabalhar para que a luz da bondade divina brilhe e torne o mundo mais humano.
Fonte: Pe. Paulo Bezaglia, ssp / O DOMINGO - semanário litúrgico-catequético

.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário