segunda-feira, 4 de março de 2024

MOMENTOJURÍDICO - É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

 

Imóvel quando locado e está sem a água e energia instalada, é o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia do imóvel locado?

(imagem retirada site Canva)

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas?

lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o imóvel locado em condições de uso. Muitas pessoas interpretam isso como se fosse obrigado a entregar o imóvel com a luz e água.

A verdade que o locador não tem obrigação de entregar o imóvel com a água e luz ligadas, apenas tem que entregar o imóvel apto a receber esses serviços.

2 O locatário tem que pagar a taxa de religação de água ou energia?

Sim, o pagamento da taxa de religação de água ou energia é uma obrigação do locatário.

Você deve estar se perguntando o porquê o locatário que tem que pagar a taxa de religação, certo? O motivo é que água e luz são serviços pessoais, sendo que o locatário que irá usar e usufruir do serviço.

Como esses serviços são para proveito próprio do inquilino, não tem qualquer relação com o imóvel, não sendo obrigação do locador pagar a taxa de religação.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix.

Fonte: Tatiane Rodrigues / Advogada/SP - Jus Brasil


Um comentário:

jgaion@hotmail.com disse...

Muito esclarecedor, valeu pela publicação

Postar um comentário